0

Como escolher um apartamento

Elyzia Rodrigues | 11.5.15 | | | |
Adquirir um apartamento não é tarefa fácil, em primeiro lugar por ser um bem de consumo caro e em segundo lugar por se tratar de um bem durável e como tal, caso não fique satisfeito com o que comprou, não será tão simples deixar de usar, deixar em um canto ou passar pra frente como se faz com outros bens... Comprar por impulso, jamais!

Foto: Minhas Impressões Digitais - Wordpress

São tantas as opções que na hora de escolher o definitivo muita gente fica confusa e insegura. Se achar muito complicado fazer a escolha mais segura peça ajuda a um arquiteto de sua confiança para ajudá-lo, pois com sua habilidade de avaliação de espaços ele poderá perceber pontos importantes que você não consegue perceber ou não se lembrou de levar em consideração.

Quando se pensa nisso a primeira coisa que se deve saber é quanto se tem para investir, pode até não ser a quantia total, são poucas as pessoas que tem condições de fazer isso, então se deve pensar em quanto do orçamento se pode comprometer, quanto se tem pra dar de entrada, quanto será financiado.

Foto: Casa Abril


É bom lembrar que não se gasta somente com a compra do imóvel em si, mas também com o pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissões de Bens Imóveis), mais as despesas com registros, escrituras e transferências, despesas estas que se pagam á vista.

Com o valor de investimento definido vamos para o próximo passo.

LOCALIZAÇÃO E INFRA-ESTRUTURA

Em que região pretende morar: Perto do trabalho? Perto da família? Próximo ao centro comercial? Próximo ao parque? Com muitas linhas de ônibus? Perto de escolas infantis ou universidades?

Com o tráfego cada vez mais complicado nas cidades a escolha de um apartamento ou casa deve ser direcionada de modo a criar a melhor logística para você e sua família. É importante pensar também em seus empregados de confiança, caso os tenham, que usam transporte coletivo.

Vá até o local em diferentes horas do dia e em diferentes dias da semana, converse com moradores do bairro.


Fonte: ArqBH
 Ed. Barca do Sol - Belo Horizonte - 1978
Arquitetura: Éolo Maia



IMOVÉL NOVO OU USADO? VANTAGENS E DESVANTAGENS

Os imóveis usados são mais comuns em regiões já estabelecidas em que o comércio é mais diversificado e a infra-estrutura melhor, inclusive com transporte coletivo feito em mais de uma linha de ônibus.

O imóvel usado na maioria das vezes é maior do que os apartamentos novos, eles possuem uma estrutura mais robusta com paredes e lajes de piso mais grossas, o que garante um conforto acústico melhor entre as unidades habitacionais, as janelas são maiores, tendo assim uma iluminação e ventilação melhores.

Em muitos casos eles são mais baratos, e mesmo que não sejam, a negociação pode ser feita diretamente com o proprietário.

Foto: Limão na Água

O problema de imóveis antigos é a conservação, muito deles são muito velhos e a última reforma foi feita há muitos anos, mas é possível achar apartamentos usados bem conservados ou reformados recentemente.

Alguns edifícios não possuem vaga de garagem ou possuem só uma vaga, avalie a sua necessidade quanto á isso.

Observe como anda a conservação das áreas comuns do edifício.

Mesmo que escolha a reforma vale uma vistoria nas tubulações elétricas, telefônicas, hidráulicas e sanitárias.

Fonte: ArqBH
Conjunto Estrela D'Alva - Belo Horizonte - 1984
Arquitetura: Joel Campolina 

O imóvel novo, apartamentos em sua maioria, também podem ser encontrados em regiões já estabelecidas que estejam passando por renovação, mas se encontram muitas vezes em áreas de urbanização mais recente, assim sendo o comércio é menor e pouco diversificado e em muitos casos só tem uma linha de ônibus com horário pouco freqüente e que não percorre toda a região, o que pode obrigar que o acesso seja feito sempre de carro.

Foto: Sempre Glamour



Estes imóveis são menores que os antigos e seu preço mais alto, os acabamentos são melhores, o que não é necessariamente uma regra. 

Em muitos empreendimentos você poderá ter uma gama de benefícios como piscina, playground, salão de festas, espaço gourmet, academia entre outras coisas.


Normalmente,  os edifícios mais novos possuem pelo menos duas vagas de garagem ou estacionamento.

Como as negociações de compras e vendas são feitas através de imobiliárias ou construtoras, a negociação se torna um pouco mais complicada, pois é comum os preços serem pré-fixados.

Para imóveis novos a regra de ouro é:
Faça uma séria análise na construtora que executou a obra do edifício, conheça seus proprietários, verifique sua idoneidade, a qualidade de outras obras executadas, a seriedade de arcar com as responsabilidades que lhe cabem em caso de ter que fazer uso da garantia.

Sendo o apartamento usado ou novo, itens como incidência de sol e ventilação também devem ser observados.




 Foto: Divulgação
Residencial Castelo de Windsor - BH
MRV- 2012 


Nenhum comentário:

Postar um comentário