11

Tinta látex PVA ou látex acrílica?

Elyzia Rodrigues | 22.3.16 | | | | |
Já chegou numa loja de tintas e ficou sem saber o que responder quando o vendedor pergunta:
- Tinta acrílica ou PVA?
Aí você olha pra ele sem sequer conseguir imaginar uma possível resposta?
Não se preocupe... Você não vai mais passar por isso!
 
Foto: Tudo de Pedra
 
Antes de qualquer coisa é preciso entender que existe um tipo de tinta para cada tipo de superfície. A escolha da tinta adequada é essencial para uma pintura bem acabada e durável.
 
Como já foi dito na postagem da semana passada, as características das tintas são dadas pelo tipo, quantidade e qualidade das resinas e pigmentos que entram em sua composição. São esses elementos que vão determinar as superfícies em que ela poderá ser aplicada e em que circunstâncias.
 
 
A maioria das tintas usadas na construção civil é á base de látex PVA (acetato de polivinila) e látex acrílica (acrilato e metilmeta-acrilato).
 
As tintas látex são tintas feitas com vários tipos de resina termoplásticas tendo a água como base solúvel.
 
LATÉX PVA
 
As tintas látex PVA são mais utilizadas nos ambientes internos. Possuem bom rendimento, qualidade e bom preço.
 
 Foto: Suvinil
 
As principais propriedades desse tipo de tinta são:
 
Facilidade de aplicação permitindo um bom alastramento na superfície e secagem rápida, boa resistência ao intemperismo e ao calor, facilidade de limpeza, com uso de água e sabão neutro, resistência ao mofo, boa retenção de cor, durabilidade, permitem a repintura, desde que a superfície seja bem limpa antes da aplicação. Seu odor é mínimo.
 
  Foto: Eu Decoro
 
Sua aplicação deve ser feita entre duas e três demãos.
 
É ideal para quem não tem muita experiência com pintura.
 
Não é uma tinta adequada para áreas molhadas ou que possam receber chuvas constantes, e nem para recobrimentos de acabamento em alto brilho, como um corrimão, por exemplo.
 
Como é mais porosa, deve ser limpa com pano macio, pois buchas ou materiais muito ásperos vão levantar brilho da película após o atrito.
 
TINTA LÁTEX ACRÍLICA
 
A tinta acrílica tem aspecto muito parecido com a tinta látex PVA, também é solúvel em água, porém sua formulação é feita com resinas acrílicas e metilmetacrílicas, o que proporciona um produto de alta impermeabilidade e durabilidade.
 
 
Foto: Leroy Merlin
 
 
As principais propriedades das tintas acrílicas são:
 
Apresenta ótima retenção de cor, boa resistência á agentes químicos, podendo ser usadas em superfícies de cimento e argamassa, é impermeável á água, é especialmente resistente aos efeitos do tempo sendo eficaz para pinturas externas e em áreas molhadas da casa, como na cozinha e lavabo, podem ser lavadas, acompanham as dilatações e contrações do substrato a que estão aplicadas, odor pouco pronunciado.
 
 Foto: Suvinil
 
Sua aplicação deve ser feita entre duas e três demãos.
 
É fornecida nas versões fosca, semibrilho e acetinada, preste atenção ao comprar para garantir o tipo de acabamento final que desejado.
 
O acabamento fosco não tem brilho e ajuda a disfarçar defeitos e irregularidades nas paredes e tetos, proporciona assim uma aparência uniforme em grandes áreas, mas pode acumular mais sujeira, manchas e tem maior tendência à proliferação de algas e fungos, dependendo das condições do ambiente, além disso tende a ficar lustroso com mais facilidade que as tintas mais brilhantes.
 
 Foto: Loco Deco
 
Já o acabamento acetinado possui brilho intermediário entre o fosco e o semibrilho. Sua intensidade de brilho também tem a capacidade de disfarçar imperfeições da parede e, normalmente, é uma versão que garante aquele “toque de seda” muitas vezes descrito na própria embalagem da tinta. É um acabamento que permite boa resistência à lavabilidade, mofo e algas.
 
O acabamento semibrilho é o que proporciona maior brilho e reflexos intensos. Indicado para superfícies sem imperfeições ficando bem em portas, batentes e janelas. Antes, só existiam as versões à base de solvente, mas hoje em dia já são fabricadas tintas brilhantes à base de água.
Seu custo é superior ao da tinta látex PVA, porém, sua resistência e durabilidade justificam o investimento.
 
 Foto: Decorando on line
 
Por essas propriedades, as tintas acrílicas são sempre as recomendadas para pintura de hospitais enfermarias, ambulatórios e indústrias farmacêuticas, de alimentos e outros ambientes que exijam alto nível de assepsia e sanitização.
 
Em se tratando de rendimento, algumas marcas possuem praticamente o mesmo rendimento entre os dois tipos de tinta, sendo em média 200 à 350 m² por demão.
 
A aplicação é a mesma para ambos, mudando apenas a quantidade de água utilizada na diluição. Em média no Látex PVA, a diluição é de 50% de água enquanto para a tinta látex acrílica de 10 a 30%.
 
Agora não restam mais dúvidas!
 
Ainda falaremos mais sobre outros tipos de tintas em postagens futuras.
 
Vocês também podem ler mais sobre tintas nas postagens abaixo:
Características essenciais das tintas
Como pintar azulejos

Fonte:
Techne

11 comentários:

  1. Muito bem elucidado as INFORMAÇÕES das tints.
    Parabéns . Thanks

    ResponderExcluir
  2. Bem explicado e detalhado! Parabens pela forma clara e compreensiva de apresentação.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, e obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma dúvida. Estava lendo sobre tinta à base de resina PVA (acetato de vinila). Eu encontro desse tipo em lojas comuns também? E você sabe me informar a diferença dela para com as outras? Ou ela é a igual? Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post, me ajudou bastante com os tipos de tintas e onde pode ser aplicada(ambiente).
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!! Estava confuso e você ajudou e muito. Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Ótima explicação!!! Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se pode misturar as duas tintas(PVA + acrílica)

    ResponderExcluir
  9. As stated in last week's piece, the properties of paints are determined by the kind, quantity, and quality of the resins and pigments digital marketing consultant used in their formulation. These factors will dictate which surfaces it may be applied to and under what conditions.

    ResponderExcluir