23

Como escolher um ralo perfeito

Dica da arquiteta | 2.6.15 | | | |
O ralo é um elemento da construção usado em pisos de banheiros, lavabos, cozinhas, áreas de serviço, terraços, varandas e piscinas, porém, é normalmente esquecido, a não ser que você tenha contratado um projeto bem detalhado de arquitetura da área em questão.

Ou então quando ele dá problema de odores ou entupimento. 

Foto: Houzz

O ralo é formado por uma caixa receptora e uma tampa ou grelha.

Os ralos servem para conectar os ramais de descarga, também chamados águas servidas ou usadas, aos ramais de esgoto, além disso, servem para drenar as águas do piso, como no caso de piscinas.

Os ralos podem ser sifonados ou secos.

Quando é sifonado sua caixa receptora é sifonada, ou seja, a tubulação que conduz as águas servidas (águas que foram usadas) até ela fica mergulhada em água o que impede que os gases que são produzidos em seu interior retornem por essa tubulação, com isso se evita o mau cheiro no ambiente.

Foto: Tigre
Ralo linear seco conectado ao ralo quadrado sifonado

Quando o ralo é seco as águas servidas que descem por sua caixa receptora escoam completamente e o caminho da tubulação, por não estar mergulhado em água fica livre, deixando espaço para os gases retornarem, deste modo, os ralos secos são mais propensos a liberar odores no ambiente. 

Para resolver esse problema de retorno de odores, o melhor é jogar um pouco de água na tubulação.

Foto: Astra

É importante dizer que os odores nos ralos sifonados também podem ocorrer, principalmente se não são higienizados adequadamente.

Existem ralos de vários formatos, dimensões e materiais.

Quanto ao formato podem ser redondos, quadrados, retangulares, lineares e de diferentes dimensões, as mais comuns são 10x10cm, 15x15cm ou 20x20cm, suas tampas podem ser cegas, ou com grelhas em diferentes desenhos.


Eles podem ser fabricados em polipropileno, ABS, plástico, alumínio, aço inox, ferro fundido e até bronze.

Foto: Ralos em polipropileno, ABS, plástico e alumínio

Foto: Ralos de aço inox

Foto: Ralos em bronze

A durabilidade do ralo e também sua resistência irá depender do material que escolher, normalmente, ralos em aço inox são mais resistentes e duráveis. Os de ferro fundido para áreas externas também atenderá bem.

Foto: Leroy Merlin

Existe hoje no mercado um ralo chamado "ralo clickque abre e fecha com a pressão do pé, também é possível encontrar no mercado ralos em cuja tampa pode ser assentado o mesmo material do piso, são os ralos camufláveis.

Foto: Click Inox


O custo de cada ralo vai depender do material, do tipo e da dimensão do mesmo. Na hora de escolher pense o que é mais adequado para você.

A instalação dos ralos deve ser feitas de modo a não deixá-los nas áreas de maior tráfego, por mais resistentes que sejam, eles não aguentam o batidão constante de pessoas transitando sobre eles, mas também precisa estar numa posição onde toda a água consiga chegar até ele sem obstáculos.

Foto: Mercado Livre

O piso escolhido pode influenciar na escolha do ralo, pois se tiver um piso de grandes dimensões (45x45cm ou 60x60cm) numa área muito pequena, o caimento até os ralos de 15x15cm, por exemplo, serão dificultados e muitas vezes terá áreas que não conseguirão escoar de forma eficiente.
Foto: DNA

Em casos assim, os ralos lineares proporcionam uma instalação mais fácil e um funcionamento mais eficiente, pois ficam no canto da parede exigindo assim que todo o piso seja assentado com caimento num único sentido.

Se sua casa ainda estiver em construção e quiser optar pelos ralos lineares, estes poderão ser sifonados pois a laje de piso em questão pode ser feita já prevendo sua futura instalação, porém, em caso de reformas a opção será mesmo pelo ralo linear seco.

Foto: AECWeb

A limpeza dos ralos deve ser proporcional ao uso, muito uso demanda limpezas mais constantes.

Se começar a perceber mau cheiro, e ás vezes até antes disso, o aparecimento de pequenas mosquinhas, é hora de caprichar na limpeza, recolher fios de cabelo acumulados, remover gorduras e restos de sabonete.

Uma boa receita caseira é:

Antes de tudo, escolha uma boa luva, tipo "limpeza pesada".


Lavar os ralos com água bem quente utilizando cloro ou água sanitária.

Abrir o ralo e lavar com detergente, esfregue com uma escovinha (pode ser até escova de dentes velha).
Enxague bem e depois jogue água bem quente, depois cloro ou água sanitária.
Deixe agir. durante uns 10 minutos.
Depois pode voltar a usar normalmente.

Leia também:
O que é granilite?
Fonte: 

23 comentários:

  1. Nossa, nao sabia todos estes detalhes na hora de escolher um ralo.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Elyzia!
    Estou procurando grelhas em bronze, como alguns da foto, porém só encontro em sites de importação de produtos chineses. Tu saberias me indicar alguma loja no Brasil que comercialize esse tipo de grelha? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Eu particularmente nunca especifiquei esses ralos em bronze para nenhum cliente. Eu também só conheço lojas de produtos importados. Fico te devendo essa... :(

      Excluir
    2. Eu comprei dois ralos de bronze, de altíssima qualidade e bom gosto, na Arte Cobre e Cia. - artecobre@com.br - . Produto brasileiro que nada fica a dever a qualquer outro importado. Sugeri àquela empresa desenvolver o mesmo ralo nas versões camuflada e "click-up". Infelizmente, a impressão que a pessoa que me atendeu deixou foi que, não se trata de organização fabril/comercial receptiva de convergência de invenções da tecnologia descontínua, também chamada de inovações radicais ou inovações disruptivas (aquelas que não agregam apenas um valor incremental a uma invenção já existente), as quais criam uma nova invenção que atende às necessidades que antes não eram supridas aos consumidores, gerando um novo valor e um novo mercado de consumo.

      Excluir
  3. Boa noite!

    Ótima matéria, entrei aqui para esclarecer uma dúvida de um cliente sobre as caixas sifonadas, e vi a menção do ralo click.

    Sou vendedora no Mercado Livre, mas não vou postar meu link aqui sem autorização. Se eu pudesse divulgar, agradeceria! =)

    Parabéns de novo e ótima semana!

    Att,
    Aline

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sei que ter ralo no box é fundamental e óbvio, mas aquele outro que fica dentro do banheiro é obrigatório que ele fique aberto ou posso colocar meu revestimento em cima e deixá-lo tapado para sempre? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Virgínia! A função do ralo é escoar a água suja do banho o mais rápido
      possível sob nossos pés. Se você quer ter um ralo quase "invisível" você tem que optar pelo modelo de ralo camuflado. Este tipo de ralo permite o assentamento do revestimento do piso em sua estrutura e assim consegue escondê-lo sem impedir que ele cumpra sua função.

      Excluir
  5. Olá Elyzia! Obrigada pelas dicas!
    Estou reformando meu banheiro e pensei em colocar o ralo camuflado. Minha dúvida é se o escoamento dele é tão eficiente e também se o cheiro não retorna, uma vez que ele não tem o sistema abre/fecha... (existe alguma desvantagem comparando com o ralo comum abre/fecha?)
    Outra dúvida seria o ralo do box. Como é reforma e eu moro em apartamento, meu ralo está posicionado à 32cm da parede (eixo), não seria possível eu usar um ralo linear sem precisar furar a laje e incomodar o vizinho de baixo, né? Ou haveria solução pra isso? Não queria ter que fazer um xis na nova pedra do piso...
    Muitíssimo obrigada!!
    Julie

    ResponderExcluir
  6. Oi, Julie!

    O ralo camuflado tem um escoamento praticamente igual ao ralo comum, a base de apoio do revestimento é toda furada e os furos são equivalentes aos furos dos demais ralos. Pode usar sem medo. O cheiro não volta e se isso acontecer é falta de água na tubulação.
    Sobre o ralo do box...

    Ralo linear só é possível em reformas em que se é possível quebrar a laje. No seu caso vai mexer na estrutura do prédio, não aconselho.
    A alternativa para não ter um xis no piso é assentá-lo tomando o ralo como referência. O corte fica apenas na ponta de uma das peças de porcelanato, por exemplo e as outras peças ficam inteiras no encontro do ralo e o corte que será reto é feito nas demais extremidades.
    Um bom pedreiro de acabamento com certeza vai fazer assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas orientações! Agora decidirei com mais segurança.
      Um abraço,
      Julie

      Excluir
  7. Bom Dia

    Tenho um lavabo de 1,20x1,20m, vou colocar uma pia no centro, onde seria a melhor opção para colocar o ralo do lado direito ou esquerdo? e qual o melhor tipo de ralo já que estou construindo ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Douglas!
      Bom dia!
      O ideal é que o ralo fique fora da passagem, no caso do seu lavabo o colocaria abaixo da pia.
      O modelo pode ser mais simples, já que em lavabos não tem chuveiros, um ralo pequeno atenderia bem.
      Lembrando que independente da posição do ralo o piso deve ser instalado levando o caimento da água até ele.
      Espero ter respondido.
      Obrigada pela confiança!

      Excluir
  8. Olá, onde consigo encontrar os ralos com aqueles desenhos variados e até em bronze(fotos acima)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana!

      Tudo bem?
      Esses ralos de bronze podem encontrados no Mercado Livre. Há diferentes fornecedores, é só escolher o melhor custo-benefício para você.
      Segue link: https://lista.mercadolivre.com.br/ralo-bronze
      Obrigada pela confiança!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Lacrais saem do ralo do meu banehiro. Como evitar?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,meu nome é Valbéria, construi minha casa em cima da casa da minha mãe, e agora estou na parte dos encanamentos, gostaria de saber qual ralo é adequado para que eu coloque na minha área de serviço, pois fiz ela bem espaçosa e não quero ter problemas com água da chuva entende? Me dar uma solução pois aqui onde eu moro tá muito difícil de encontrar um ralo adequado para esse ambiente, onde possa aguentar a queda de água no período de inverno.
    Grata!

    ResponderExcluir
  12. Olá. Existe ralo que impede refluxo de água quando existe entupimento da prumada do prédio? Tem como fechar um ralo quando se sai de casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ralo eu não sei mas sei que existe válvula de retenção e caixa de retenção que impedem que a água do esgoto retorne para o ralo. Procure no YouTube que vc vai entender melhor.

      Excluir
  13. Olá Elyzia! Minha dúvida e referente ao ralo linear para escoamento da água da chuva. Para colocar esses ralos precisa fazer uma vala de cimento ou podem ser conectados por canos de 100?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. USA digitizing
    Selecting the ideal drain may seem like a small decision, but it plays a vital role in maintaining a clean and efficient space. To choose the perfect drain, it's crucial to consider factors like your specific needs, the location, and the materials used. Whether it's for your kitchen, bathroom, or outdoor area, a well-thought-out choice ensures effective drainage, contributing to a hassle-free and hygienic environment.

    ResponderExcluir