11

Iluminação Natural

Elyzia Rodrigues | 17.2.15 | | | | |
É muito comum vermos edificações terem como única forma de iluminação de seus ambientes a iluminação artificial.

Foto: Casa Abril

Não é porque a quantidade de janelas seja insuficiente, muito pelo contrário, muitas vezes as janelas são enormes e o sol entra diretamente no ambiente causando ofuscamento em quem o utiliza, além de produzir bastante calor.

Para minimizar esses impactos, as janelas estão constantemente fechadas por cortinas, blackouts ou persianas, porém, o uso dessa estratégia faz o consumo de energia aumentar, pois as lâmpadas ficam todo o tempo acessas para iluminar o ambiente e o ar condicionado também para amenizar o calor.

Foto: Rio Renovável

Ora por terem sido construídas sem a orientação de um bom profissional de arquitetura, ora por não terem sido projetadas com o devido cuidado, o fato é que a iluminação natural é item fundamental a ser pensado para quem vai projetar ou construir.

Uma edificação em que a iluminação natural é aproveitada de forma coerente, maximizando seu potencial e minimizando seu impacto pode criar um ambiente extremamente agradável de permanecer.

ILUMINAÇÃO ZENITAL
Uma das formas de se aproveitar a iluminação natural é fazendo uso de vãos na cobertura, o que chamamos iluminação zenital.

Foto: Casa Mineira

Ela pode ser uma grande aliada para iluminar adequadamente ambientes internos, mas é preciso certo critério, pois como já falado, os vãos permitem a entrada de iluminação, mas também de calor.

 Esse tipo de iluminação é ideal para a distribuição de iluminação em ambientes de grandes dimensões e com pé-direito duplo e pode ser um grande aliado na estética do ambiente.

Foto: Eco Desenvolvimento

A área de entrada de luz natural não deve ser superior á 10% da área de piso, pois corremos o risco de aumentarmos a temperatura interna da área. 

A iluminação zenital compreende vãos com fechamento em material translúcido criados na cobertura para gerar entrada de luz através dele. 

Seu uso é muito comum em galpões industriais, mas também podem ser encontradas em shopping center e residências.

Foto: Amig Engenharia

Oferece maior uniformidade de iluminação, em alguns tipos pode ocorrer ventilação natural, através do efeito chaminé.

A desvantagem desse tipo de iluminação se deve a dificuldade de controlar a intensidade da luz que entra por ela, porém, quando feita por um profissional especializado pode ser sanada facilmente.

Foto: Casa e Jardim

Seu uso em áreas de pouca altura e dimensões reduzidas deve ser bem pensado.

Sua manutenção também deve ser constante, por estar diretamente sujeita a intempéries, seu custo é alto, pois necessita de um bom sistema de vedação e as faces translúcidas devem ser bastante resistentes para suportar constante limpeza.

A iluminação zenital pode ser dos seguintes tipos:

Shed – Caracteriza-se por uma abertura única orientada no telhado no sentido Sul, ou seja, a luz solar que entra por ele será indireta. 

Foto: ArchDaily Brasil - Nelson Kon
Hospital Sara Kubitschek - Salvador - BA
Arquiteto: João Figueiras Lima  - 1984

Lanternim – Caracteriza-se por ser um vão com duas faces opostas de entrada de luz, com orientação no sentido Norte-Sul.


Clarabóia – Caracteriza-se por ser um vão em posição mais horizontalizada, sua manutenção é mais complexa e  a questões térmicas devem ter atenção redobrada.

Sua iluminação não é homogênea ao longo do dia.

Foto: Casa e Jardim

Clarabóia tubular – Caracteriza-se por um vão em forma de semiesfera que conduzem a iluminação natural para dentro do edifício através de tubos reflexivos. 

Foto: Solatube - Aqualung

Átrio – Caracteriza-se por ser uma cobertura translúcida muito utilizada em edificações de grande altura para captação de iluminação de áreas de uso comum. 

Foto: Acervo Particular
Shopping Boulevard - Belo Horizonte

A iluminação natural para ser bem aproveitada deve ser sempre indireta e a iluminação zenital nem sempre permite essa característica em todas as horas do dia. 

Foto: Pinterest 
Edifício Oscar Niemeyer - Belo Horizonte - MG
Arquiteto: Oscar Niemeyer - 1954

O brisesoleil, brise ou quebra-luz foi, ao lado do cobogó, um elemento muito utilizado pela arquitetura moderna brasileira para minimizar os impactos do sol nos ambientes internos. 

Foto: Casa Abril

Tal como as bandejas de luz, ele é utilizado para impedir a incidência direta do sol para o interior da edificação, possibilitando assim ausência de ofuscamento e diminuição do calor.
São mais eficientes se usados externamente á fachada, pois diminuem a condução de calor para o interior. 
O brises podem ser fabricados em concreto, metal, madeira. 

Foto: Portal O Globo 
Palácio Gustavo Capanema - Rio de Janeiro - RJ 
Arquitetos: Oscar Neimeyer  Lúcio Costa e Affonso Eduardo Reydi - 1943

Sua posição, se vertical ou horizontal, vai depender da relação de cada uma das fachadas com a posição do sol ao longo do dia.
Considerando a posição solar aqui no Brasil, pode-se dizer o seguinte: 

Imagem: Vitruvius

As fachadas direcionadas á Norte, ou seja, as que recebem o sol ao longo de todo o dia, os brises são instalados horizontalmente. 
As fachadas á Leste, que recebem o sol da manhã, e as fachadas voltadas á Oeste que recebem o sol da tarde, os brises são instalados verticalmente.
As fachadas voltadas para o Sul têm pouca incidência solar e neste caso o uso do brise é somente estético.
Os brises podem ser articulados ou fixos. 
O tipo articulado é mais eficiente, pois é possível movimentá-lo de acordo com a necessidade, ou com a vontade de ter mais ou menos incidência solar.

Foto: AECWeb

Já com os brises fixos isso não acontece, exigindo assim que os estudos sobre o percurso do sol seja feito cuidadosamente para garantir que a distância entre eles permita a entrada de sol exata, nem mais nem menos.

A bandeja ou prateleira de luz é uma técnica utilizada para garantir um maior aproveitamento da luz natural e para redução da incidência solar no interior dos ambientes, pode ser usada juntamente com o brise em alguns casos.

Foto: Abrava

Sua função é refletir a luz para a laje de forro interna da construção aumentando seu alcance de iluminação.

As fachadas em que funciona de forma mais eficiente são as voltadas á Norte. 

Com essa técnica a luz solar que entra é mais homogênea e produz uma iluminação com maior qualidade e que não causa ofuscamento.


Sua função é refletir a luz para a laje de forro interna da construção aumentando seu alcance de iluminação.
As fachadas em que funciona de forma mais eficiente são as voltadas á Norte. 

Com essa técnica a luz solar que entra é mais homogênea e produz uma iluminação com maior qualidade e que não causa ofuscamento.

Foto: Viridis
Biblioteca Pública Oregon - EUA

Para que essa técnica funcione bem a parede e o teto devem ser em cores claras para que reflitam a maior quantidade de luz.

Para usar todo o potencial que a técnica oferece é preciso que seu dimensionamento seja feito corretamente, assim é necessário consultar um especialista no assunto.

Foto: Casa Abril 
Arquiteto: Paulo Bruna 

É importante salientar que a iluminação natural é de extrema importância para a nossa saúde, bem-estar e produtividade, pois ativa as funções fisiológicas influenciando positivamente no nosso ciclo biológico.

Aproveitar a iluminação natural de forma adequada é garantia de economia de energia, porém esta iluminação deve ser cuidadosamente planejada, pois necessita da avaliação do clima local, percurso do sol entre outros critérios de interferência.

Foto: AEAJS

Se você vai construir ou reformar um profissional que tenha essas informações será de fundamental  importância para ajudá-lo a ter todo o potencial desse bem natural que é de graça.

Quer saber mais á respeito, veja essa matéria do site ArchDaily Brasil - Clarabóias de barro - iluminação  natural a partir de materiais reutilizados.

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Há outras postagens que podem ser interessantes para você:

Como escolher o toldo ideal
Ombrelone - Proteção do sol com charme


Fonte:



11 comentários:

  1. Oi Elyzia, parabéns pelo site! Eu gosto muito de passear por aqui, ele é muito organizado e sempre traz uma matéria que me interessa. Agora mesmo, estou pensando no aproveitamento da luz natural na minha casa, para a economia de energia e também para nosso bem estar. A um tempo atrás eu coloquei um forro de madeira na minha sala de jantar, ficou lindo, mas senti que escureceu o ambiente. Ainda quero abrir um vão neste forro, saindo para o telhado, de forma a receber a luz do dia.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lilian! Obrigada! É muito bom saber que o meu trabalho está não só ajudando as pessoas a entender e apreciar a arquitetura como também sendo uma "aventura agradável" pela internet...

    ResponderExcluir
  3. Olá Elyza, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em Campo Grande, MS e estou cursando o 3° semestre e estudando Conforto Ambiental. Já tivemos essa matéria sobre posição solar e construir a fachada, ou mesmo ambientes,de acordo com a posição do sol. Achei muito interessante essas dicas suas sobre iluminação zenital e natural. Publica outras dicas interessantes que eu com certeza irei pegar algumas, hehe... Bjão e sucesso.

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM, IMPORTANTE ARTIGO.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu post! Estou fazendo um projeto pra faculdade e os conceitos ficaram mega claros. Obrigado por compartilhar o conteúdo! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno!
      Que bom que gostou! Caso tenha algum tema para sugerir entre em contato.
      Espero que seu trabalho tenha recebido nota máxima! 😉
      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Qual seria o custo para ser adaptado uma prateleira de luz em um ambiente?? Média de preço ?

    ResponderExcluir
  7. ELYZIA, seu texto foi bem explicado e me ajudou a clarear alguns conceitos. Obrigada. você percebeu que dois parágrafos se repetem? E senti falta de algumas virgulas. Apenas um comentário para ajudar a aumentar a qualidade dos textos futuros. Mas a iniciativa foi ótima, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. You are a very persuasive writer. I can see this in your article. You have a way of writing compelling information that sparks much interest. build an escort strategy

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, alguém sabe onde posso encontrar Clarabóia Tubolar? Os sites que encontrei não são do Brasil. Eu estou em SP. Obrigado!

    ResponderExcluir