0

Plantas ideais para ambientes internos

Elyzia Rodrigues | 12.4.16 | | | | |
As plantas são sempre bem vindas sejam usadas interna ou externamente.  O importante é que elas não só enfeitam e dão vida aos ambientes, como também são responsáveis pela limpeza do ar do ambiente.

Ah, mas as plantas que compro sempre morrem...

Calma! Antes de qualquer coisa é preciso ter em mente que todas as plantas precisam de luz, ventilação, água e adubo e que cada espécie vai ter diferentes necessidades quanto a quantidade desses elementos.

Foto: Casa Vogue
Paisagista: André Paolielo

O espaço em que a planta vai ficar precisa ter condições minimamente parecidas com aquelas do seu habitat natural, ou seja, recebendo luminosidade, ventilação, água e adubo na quantidade ideal.
Sendo assim, seja em seu ambiente profissional ou residencial deve se lembrar disso.

O uso de plantas num ambiente pode se dar de diferentes maneiras, se esse aspecto foi pensado desde a concepção do projeto de arquitetura, a solução pode ser a criação de um jardim de inverno, mas em outros casos pode-se criar um muro ou parede verde, mas não é a impossibilidade dessas soluções que o impedirá de distribuir vasos em pontos estrategicamente pensados no ambiente.

Foto: Diário do Nordeste
Spa Gran Marquise

Alguns itens devem ser observados no que diz respeito ás plantas. Elas não conseguem permanecer bonitas e viçosas por muito tempo quando estão em ambientes com ar condicionado, com isso é preciso substituir parte das espécies de tempos em tempos, assim é ideal ter um viveiro ou área externa com luminosidade e ventilação adequadas para que elas se recuperarem, ou contratar uma empresa especializada em paisagismo que se responsabilize por esse cuidado. Os jardins internos precisam de uma boa drenagem para não propagar umidade para o mobiliário, tapetes e outros objetos decorativos.

Foto: Click Interiores


Sabendo disso vamos ás espécies:

Os cactus como o mandacaru e a zamioculca são as melhores opções quando se pretende preencher espaços próximos à janela, na varanda ou parte de um ambiente que recebe a luz direta do sol durante muitas horas do dia.


Foto: Zamioculca e Mandacaru
 
Já em ambientes com pouca luz ou em circulações a escolha dever ser por plantas típicas de mata, aquelas que em seu habitat natural ficam numa área coberta pela vegetação. É o caso do filodendro, que precisam de umidade e manutenção cuidadosa, como drenagem do solo, para que não apodreça.

Várias plantas como o filodendro roxo e a palmeira ráfia têm a capacidade de absorver gases tóxicos liberados pelo líquido corretivo, por agentes desengraxantes, produtos de limpeza a seco, cola líquida para plásticos e papéis de parede e os elementos plásticos do mobiliário de escritórios como mesas e poltronas sintéticas.

Foto: Jade, Babosa de Pau,
Filodendro, Palmeira Chamaedorea

A areca bambu, por sua vez, cumpre a função de absorver gases de tintas em ambientes recém-pintados. O clorofito é uma planta com poder de retirar do ar o monóxido de carbono presente em locais fechados, nos quais há lareira ou fumaça de cigarro.

O pau d’água é ideal para decorar escritórios, ela é resistente ao ar condicionado e não precisa ficar diretamente exposto ao sol, deve ser regada quando superfície da terra estiver seca.



Foto: Pau d'água

Há outras espécies de plantas para locais semi-sombreados (internos ou externos), são elas: Barba-de-serpente, Jibóia, Samambaia, Aspargo, Antúrio, Columéia, Véu-de-noiva, Ripsális, Flor-batom, Liríope, Vriésia, Flor-de-maio, Rabo-de-burro, Rabo-de-gato, Singônio, Babosa-de-pau, Chifre-de-veado, Guzmania, Falenópsis, Asplênio.

 Foto: Marina Sá Design
Espada-de-são-Jorge


Com uma lista dessas não há razão para não ter plantas em casa ou no trabalho! Porém, se ainda sente dificuldade em relação á elas dê preferência á espécies mais resistentes e que necessitem de pouco cuidado.

Fonte: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário