3

Aço Corten na arquitetura

Elyzia Rodrigues | 17.5.16 | | | | | |
Os aços patináveis, mais conhecidos como aço Corten são aços que contêm pequenas adições de elementos de liga, como cobre, fósforo, níquel e cromo, que em determinadas condições ambientais contribuem para a formação de uma pátina que protege esses aços da ação corrosiva na atmosfera oxidante de muitos ambientes urbanos.

 Foto: Pinterest
 
Além de conferir considerável resistência á corrosão atmosférica, esses elementos de liga também contribuem para a melhoria de propriedades mecânicas.
 
Esses aços foram desenvolvidos inicialmente nos Estados Unidos por volta de 1932 e receberam a denominação de COR-TEN como abreviação de resistência á corrosão (CORrosion resistance) e resistência à tração (TENsile strength).

Foto: BHTEC
Instituto BHTEC - Belo Horizonte - 2012
Arquitetos: Alexandre Brasil, André Luiz Prado,Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel

Embora esses aços inicialmente sofram corrosão de modo semelhante ao que ocorre nos aços carbono comuns, com o passar do tempo no caso dos aços patináveis a taxa de corrosão torna-se decrescente, e, após alguns anos, praticamente não ocorre corrosão.
 
A camada de óxido protetora apresenta uma textura fina e é altamente aderente ao substrato metálico agindo como uma barreira à entrada de oxigênio e umidade, evitando assim o prosseguimento da corrosão. A camada de óxido de ferro protetora dos aço patinável possui coloração avermelhada característica.
 
 Foto: Gattai 
 
Os tipos principais de aços patináveis disponíveis no mercado são os aços “COR-TEN A” (que recebeu a designação ASTM A 242) de uso arquitetônico, “COR-TEN B” (ASTM A 588) de uso estrutural e ASTM A 606 para chapas finas.
 
Esses materiais não são recomendados para utilização em ambientes industriais em que a fumaça é altamente concentrada ou para aplicações em que devem ficarão enterrados ou submersos, pois nesses ambientes a camada de óxido protetora não se forma, ocorrendo corrosão semelhante à dos aços carbono comuns.

Foto: Blog Larissa Rodrigues

A título de informação técnica, o aço Corten é produzido em bobinas com chapas de 2, 3 e 6 metros, a partir de 2,0mm de espessura, é um Aço Laminado a quente. É também produzido em Chapas Grossas de 6 a 12 metros, nas espessuras de 1/4"- 6,35mm a 4" - 100mm quatro Polegadas. 

Podem ser fornecidos na cor natural, patinado para uso externo e patinado estabilizado para uso interno, com dimensões dos painéis 2x1200x2500 e 2x1200x3000 mm ou sob consulta. Na hora de comprar verifique com o revendedor o produto que melhor se adequa a seu projeto.

 Foto: Corten Industrial

O aço Corten é ideal para ser usado na arquitetura, pois possui características que são bastante vantajosas, tais como:
- Alta resistência à corrosão;
- Baixa necessidade de manutenção;
- Instalação fácil e rápida ;
- Alta resistência mecânica: a relação resistência-peso permite a utilização de seções mais leves, o que reduz os custos da obra;
- Durabilidade superior aos produtos feitos em aço carbono comum;
- Seu aspecto estético diferenciado;
- Material 100% reciclável.

 Foto: Flick Raul Lisboa
Museu de Mineralogia Djalma Guimaráes - Rainha da Sucata - BH
Arq. Éolo Maia e Jô Vasconcelos

O aço Corten pode ser encontrado em painéis, estruturas, placas, persianas, painéis vazados, revestimentos de fachadas, equipamentos urbanos, esculturas e de inúmeras outras maneiras.
 
 Foto: UOL
Casa Planalto - São Paulo - 2013
Arq. Flávio Castro, Claudia Reis e Jennifer Andrade
 
É um material fácil de combinar com outros materiais e em diferentes regiões climáticas, até mesmo em regiões litorâneas, é ao mesmo tempo rústico e contemporâneo e sempre causa um impacto nos ambientes.




Fonte:
Infomet
Metalica

3 comentários:

  1. Admiravel seu bom gosto
    Att
    Fabiano Ferreira
    Trabalhamos com aço cortem e adoramos o resultado deste material lindo.

    ResponderExcluir
  2. This is really cool architecture, If you are looking for someone to do my homework for me then contact me.

    ResponderExcluir
  3. This is really cool architecture

    ResponderExcluir