1

O que você precisa saber antes de construir uma sauna - Parte 2

Elyzia Rodrigues | 24.4.18 | | | | |
Na postagem da semana passa vimos sobre os benefícios que um banho de sauna proporciona para a nossa saúde, sobre a sauna á vapor e porque são mais recomendadas para ser usada no verão ou em locais com temperaturas altas e menor umidade ao longo do ano por suas propriedades hidratantes.

 Foto: Pinterest

Diferente das primeiras, as saunas á seco são as que usam pedras ou outros materiais aquecidos e não liberam vapor.  A temperatura delas atinge até 80 °C e são recomendadas para locais com temperaturas mais baixas e umidade alta ou no inverno.

A sauna seca apareceu há cerca de 9 mil anos, criada por povos nômades que ocuparam a Finlândia na pré-história. A sauna é um símbolo do país e até hoje é o primeiro cômodo que um finlandês ergue quando vai fazer uma casa. Atualmente existem 2,2 milhões de saunas para 5,2 milhões de habitantes. Para os pioneiros finlandeses, a sauna era considerada um lugar sagrado, onde se purificavam o corpo e o espírito.


Foto: Igapó Piscinas

O recinto para a sauna seca é muito parecido com o recinto para sauna a vapor, a altura padrão da cabine é 2,50m, as paredes devem ser rebocadas normalmente e os bancos poderão ser feitos em alvenaria ou em madeira.

A sauna seca pode ser totalmente construído em madeira como se fosse uma cabine, mas também em alvenaria. O isolamento térmico é feito com lã de vidro ou isopor, e depois vem com o revestimento com madeira, o tipo de madeira ideal é o pinho Finlandês, mas também pode ser usado o pinho chileno, cedro, mogno ou cedrinho (Vermelho), sempre madeiras de boa qualidade, macias e previamente secas.

 Foto: Global Tech

É importante lembrar que a madeira deve estar bem lixada para evitar farpas e jamais se deve envernizar ou aplicar qualquer produto para a proteção da madeira.  Para a limpeza do ambiente, use pano úmido em água.

O respiro, orifício de entrada contínua de oxigênio e o suspiro ou a saída de gás carbônico seguem as mesmas orientações da sauna á vapor. O primeiro com dimensões de aproximadamente 10x10cm deve ficar rente ao piso e o suspiro com as mesmas dimensões á 30cm do teto.

Foto: Tecnopool

A instalação de treliça de madeira com regulagem tipo abrir e fechar proporciona o controle da saída de calor do ambiente e oxigena o mesmo.

A sauna deve ser iluminada com no mínimo dois pontos com fiação antichamas de 2,5mm, pode-se usa arandelas de madeira com lâmpadas fluorescentes de 7 watts.


 Foto: Deko Biz

Valendo aqui a mesma observação da sauna á vapor, o interruptor deve ficar do lado de fora do ambiente. E se o gerador de vapor for elétrico prever cabos de energia e disjuntores para ele.

O piso da sauna seca pode ser cimentado comum ou em cerâmica sobre o qual se instala um estrado de madeira.

Instalar um ralo no interior do ambiente de banho para escoamento da água quando o local for lavado.

A porta para sauna seca deve ser de madeira e revestida com lã de vidro

 Foto: Zip7

Não utilize madeira no espaço onde será instalado o equipamento de geração de vapor, pois pode causar um incêndio. Use tijolos refratários nas paredes em volta do equipamento e no piso. Se o aparelho for a gás ele possuirá chaminé, assim o refratário das paredes deverá acompanhar toda sua extensão. A chaminé deve sair de preferência pela parede, formando um ângulo de 45º.

Em sauna seca com gerador de vapor elétrico utilize cerca de proteção ao redor do equipamento, com distância mínima de 10 cm.

Foto: Toto Design


Para sauna seca a lenha ou gás deve-se construir uma parede com tijolos refratários vazados ao redor e na mesma altura do equipamento também a 10 cm de distância.

É preciso atenção para os detalhes construtivos do ambiente, pois podem facilitar a perda de calor. Janelas e paredes de vidro, pé-direito muito alto, paredes ou porta sem isolamento térmico. Nesses casos será preciso um equipamento mais potente que possa cobrir esta perda de calor e isso não fica econômico o final.

 Foto: Pinterest

Para sua maior segurança o ideal é contratar uma empresa especializada em construções de ambiente de sauna seca. Há no mercado inúmeros fornecedores de qualidade.

Antes de definir a sauna ideal para você, experimente as duas e escolha pela que lhe traga maiores benefícios.

Há outras postagens que podem ser interessantes:
Ofurô de madeira

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Fonte:
Duramax
SóCalor
Cottage



Um comentário: