0

Playground em bares e restaurantes

Elyzia Rodrigues | 27.5.14 | | | | |
Antes da chegada dos filhos muitos casais são frequentadores assíduos de bares, botecos e restaurantes, porém com a chegada deles isso se torna mais difícil, pois a tolerância de uma criança para ficar sentado numa mesa quieta é bastante curta.

Então, para não perder a clientela muitos bares e restaurantes investiram no chamado Playground, o que para quem tem filhos é ótimo, pois podem curtir com os amigos enquanto as crianças também se divertem.


Porém, já dei de cara com alguns bares e restaurantes que passam longe de itens como conforto e segurança, e muitas vezes a falta de cuidado com isso pode fazer com que a noite termine em lágrimas, joelhos ralados ou algo pior...

Quando se pensa em Playground alguns itens importantes precisam ser atendidos para a segurança das crianças e a tranqüilidade dos pais. Não é prudente investir nisso sem levar em conta alguns requisitos.

A primeira delas é definir a dimensão do espaço, crianças de 0 a 3 anos não devem se misturar com crianças de 4 a 6 anos, pois a  diferença de tamanho pode deixar as menores numa situação maior de risco.

Quanto menor a criança menor o brinquedo e maior a necessidade de um monitoramento mais de perto e direto.

Brinquedos para crianças de 0 a 3 anos com piso amortecedor de impacto

Se o acesso ao playground se faz através de escadas é obrigatório instalação de guarda-corpo em altura compatível, evitar superfícies ásperas, objetos pontiagudos, piso com amortecedores de impacto, ou seja, tem que ser um espaço criado para crianças, mas é preciso também que tenha conforto e segurança.

Brinquedos eletrônicos  para diferentes faixa etárias
Shopping Ibirapuera SP


Para a segurança das crianças deve-se ter um monitor ou mais, dependendo do tamanho do espaço determinado ou no mínimo  a clara proibição da entrada de crianças sem o monitoramento dos adultos responsáveis, coisa nada fácil...

Se o acesso ao playground se faz através de escadas é obrigatório instalação de guarda-corpo em altura compatível, evitar superfícies ásperas, objetos pontiagudos, piso com amortecedores de impacto, ou seja, tem que ser um espaço criado para crianças, as é preciso também que tenha conforto e segurança.



Piscina de bolinhas com estrutura revestida
com material absorvente de impactos

A NBR 16.071 – Partes 1 a 7 normatiza sobre os requisitos obrigatórios para playground fornecendo diretrizes sobre uma série de aspectos que devem ser seguidas para definir a escolha do material utilizado na fabricação dos brinquedos, a manutenção, a inspeção de segurança entre outras coisas.

Na maioria dos lugares há outro item que ninguém parece se lembrar, o banheiro, se existe um playground pressupõe-se que faz parte da clientela o casal e seus filhos, ou seja, deve-se ter um espaço família, ou pelo menos uma bancada que possibilite aos responsáveis à troca de fralda das crianças menores de maneira confortável. O ideal é ter também banheiro acessível para crianças, com vasos e pias com a altura compatível com a altura os pequenos.

Enfim, instalar um playground para assegurar a permanência da clientela é uma estratégia que vai muito além da simples instalação de brinquedos, é preciso investir com planejamento, procurar um profissional habilitado, buscar orientações em normas técnicas e de segurança, enfim, fazer valer o seu dinheiro.

Playground externo em madeira com piso amortecedor 
Restaurante Milhão - Florestal - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário