0

Investir no carro ou em qualidade de vida?

Elyzia Rodrigues | 14.7.14 | | | |
Como anda seu tempo livre... Está utilizando ele todo no trânsito?

O problema de mobilidade nas grandes cidades já é um problema que vem interferindo negativamente na qualidade de vida, na produtividade e na capacidade de escolha das pessoas que vivem nos grandes centros.  
Grande parte dessa questão é de responsabilidade do poder público, mas não é uma via de mão única, nós moradores das cidades e usuários do transporte coletivo ou particular temos responsabilidade, as nossas escolhas também interferem, e muito, na acessibilidade das cidades.


 Foto: Mountain Bike BH


Vejo que nem todas as decisões tomadas pelo poder público realmente melhoram a nossa qualidade de vida, muitas delas  parecem ser pensadas e planejadas sem levar em consideração o usuário, ou são pensadas sem considerar a cidade de forma sistêmica.

Sou usuária de transporte público, por escolha, embora eu mesma ache que é loucura da minha parte encarar essa escolha se  considerar a qualidade do transporte que atende ao meu bairro. Levo em torno de 2,5 a 3,0 horas por dia nesse deslocamento (ida e volta).
 Foto: Marcelo Prates - Hoje em dia
Essas horas poderiam ser muito bem aproveitadas se já de imediato o problema fosse resolvido assim:
  • Um quadro maior de horários: quanto mais ônibus menos tempo de espera (20 a 25 minutos são muito tempo);
  • Um itinerário mais objetivo, sem tantas voltas repetitivas.
  • Um ônibus de melhor qualidade: que tal uma boa iluminação (poderíamos ler ou estudar nesse percurso), uma boa manutenção para a segurança do motorista do trocador e dos passageiros (o ônibus não trepidaria tanto e assim não haveria tanto ruído, não choveria dentro dele...).
Essa é uma questão que ainda tem muito para se discutir, não só o poder público, mas este em conjunto com toda a sociedade,  cabe assim a nós querermos participar e sermos mais presente nessas discussões.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário