0

Apartamentos: Com reforma ou sem reforma?

Elyzia Rodrigues | 5.8.14 | | | |
Dando continuidade á nossa postagem anterior...

É importante planejar o quanto do seu orçamento você irá disponibilizar para tornar o seu apartamento a sua cara, por isso a avaliação do tipo de intervenção que deseja fazer.

Muitas vezes a estrutura já é agradável aos seus olhos, caso de apartamentos novos, e só falta um charme particular, outras vezes, em caso de apartamentos mais antigos é difícil não alterar a estrutura existente por haver necessidade de reparos mais complexos nas instalações elétricas e hidráulicas, por exemplo.

Foto: Casa Abril

Enfim, se o seu caso é um apartamento antigo ou caso decida investir em alterações mesmo o apartamento sendo novo, contratar um arquiteto será de fundamental importância na sua empreitada, pois é ele quem será capaz de estudar e planejar as intervenções no imóvel de forma segura, apresentando um projeto com desenhos técnicos e também especificando acabamentos, podendo controlar a qualidade da obra e coordenar todos os profissionais envolvidos.


Fonte: Immo

Se não houver obras civis como alterações da estrutura física, como demolições ou ampliações de parede, alteração de instalações elétrica, hidráulica e gás, instalações de equipamentos entre outras obras civis que não comprometam a segurança das pessoas e do imóvel você não é obrigado a contratar um arquiteto para esse tipo de serviço. 

Porém, ainda assim é aconselhável contratar um arquiteto que possa ajudá-lo a fazer as alterações que deseja de forma mais adequada e econômica. 

Você também tem como alternativa a contratação de um design de ambientes ou design de interiores. 

Foto: Casa de Filó

O design de interiores não tem atribuição profissional para executar obras civis, (alterar a estrutura física do seu imóvel), atribuição esta do arquiteto e do engenheiro, mas pode atendê-lo no que diz respeito á ambientação da sua nova casa, a escolha de um bom sofá, definição de medidas ergonômicas em projetos detalhados de móveis como mesas e aparadores, efeitos cênicos de iluminação, além da escolha acertada de objetos decorativos que completem harmoniosamente com todo o ambiente criado.

Fonte: Vila Mulher

Muitas vezes arquitetos e design de interiores trabalham juntos, pois um complementa o trabalho do outro, mas também há no mercado arquitetos de interiores que trabalham nas duas etapas, cabe a você definir quem conseguirá atendê-lo melhor e dentro do seu orçamento.

Em se tratando de reformas com intervenções civis ou não, vale o que foi dito na postagem da semana passada e caso tenha dúvidas sobre como contratar um arquiteto tem postagem explicando isso também, é só clicar aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário