2

Ar condicionado: Qual o ideal pra você?

Elyzia Rodrigues | 26.8.14 | | | | | |
Vai aproveitar a obra do apartamento e instalar um aparelho de ar condicionado?
Então vamos lá...

Existem no mercado vários tipos de equipamentos de ar condicionado, o de parede ou janela, o portátil, o split, o multi-split, o cassete-split, o dutado e o piso-teto. 


Eles podem ser de ar frio ou de ar frio e quente.


Os dois últimos são mais usados em grandes áreas comerciais ou institucionais, então vamos nos ligar em outros neste momento.



Os equipamentos de ar condicionado possuem diferenças quanto ao consumo de energia, ao tipo de gás refrigerante utilizado, á filtragem contra poeira e bactérias, á regulação de energia e, é claro, ao preço.

Os equipamentos em modelos considerados ecológicos utilizam os gases refrigerantes naturais R410A e R407C que minimizam o consumo  de energia em até 40% e os tornam mais silenciosos.


Se ouvir algo como ar condicionado inverter, isso quer dizer que ele possui um componente que regula o fluxo de energia durante o  funcionamento do equipamento, pois altera a velocidade do compressor de acordo com a necessidade de menos refrigeração aquecimento no ambiente gerando assim menor consumo de energia elétrica.

Nos equipamentos de ar condicionado convencionais o compressor é desligado ao longo do funcionamento do sistema e religado em seguida acarretando  maior consumo.


Estes equipamentos são mais caros, por volta de 20%, assim como sua instalação, mas considerando a vida útil de um equipamento como esse vale a pena, pois em pouco tempo você consegue ter retorno do valor investido.


Para a escolha do melhor equipamento de ar condicionado você precisa definir algumas diretrizes, a escolha começa pelo tipo de clima da sua cidade, quente, frio, quente e frio...

Depois você precisa definir a quantidade de unidades que vai instalar no apartamento, em todos os quartos, ou somente na sala.

É importante saber que todo equipamento de ar condicionado tem uma medida de capacidade de refrigeração e ou aquecimento dada em BTU (British Thermal Unit) e que para cada 1,0m² utilizamos em média 600 btus.





EQUIPAMENTO DE PAREDE OU JANELA

Se seu apartamento já tem aquele vão próprio para acomodação deste tipo de ar condicionado a instalação é bem simples.

Caso não tenha verifique no manual de uso do imóvel como deve proceder. Sua instalação muitas vezes é feita ao lado da janela quando há espaço.

Um ar condicionado de 7000btus pode atender á uma área de até 11,0 a 12,0m² e sua capacidade de refrigeração varia entre 7000 e 30000btus, porém a reclamação mais comum sobre ele é o excesso de barulho.

Foto: Interiorismos


SPLIT E MULTI-SPLIT

Este equipamento de ar condicionado já é mais silencioso, porém a sua instalação não é tão simples, necessita de mão-de-obra especializada.

 O split possui duas unidades, uma interna e outra externa e uma tubulação que liga uma á outra, o multi-split possui de 2 a 8 unidades internas para uma unidade externa.

No caso de você escolher a instalação de equipamentos em mais de um cômodo o multi-split pode ser um equipamento ideal.



A capacidade de refrigeração e ou aquecimento do split variam entre 7000 e 60000btus e do multi-split entre 9000 e 180000btus.

No caso de apartamentos você deve criar uma varanda técnica para a unidade condensadora que é a unidade externa do equipamento.

Foto: André Nazareth – Casa Abril

Caso tenha que fazer instalação na fachada do condomínio verifique o manual de uso do imóvel para saber exatamente como proceder.

CASSETE-SPLIT

Este tipo de ar condicionado também possui unidades interna e externa, é instalado embutido no forro ou no teto com isso ele praticamente desaparece na ambientação do ambiente, é indicado para lugares maiores, pois sua capacidade de refrigeração varia entre 18000 a 60000btus. 

Sua instalação também demanda mão de obra especializada.

Foto: Casa Abril

EQUIPAMENTO PORTÁTIL

Se a instalação do equipamento de ar condicionado de janela ou o split são inviáveis pra você, o equipamento portátil, como o próprio nome diz, pode  ser carregado por todo o apartamento, porém ele possui dimensões relativamente grandes e se o seu apartamento é pequeno ele pode se  transformar num incômodo trambolho...

Foto: Deco Estilo

A instalação é bem simples, as peças vêm com o equipamento e você mesmo pode fazer a instalação na janela.

A capacidade de refrigeração e ou aquecimento deste ar condicionado variam entre 9000 e 13000btus.

A limpeza do equipamento independente do seu tipo (de parede ou janela, split,  cassete, ou portátil) deve ocorrer entre 6 a 12 meses por ano dependendo da freqüência de uso.



Dependendo de onde o equipamento de ar condicionado for instalado o ideal é que seja protegido por uma grade de proteção contra vandalismo e arrombamentos. 


Fonte:
Ar condicionado - Loja Especializada
Web Ar Condicionado
LG
Carrier
Elgin


2 comentários:

  1. Muito boa essas dicas de aprendizado o importante e saber onde ira ficar o aparelho de ar condicionado e qual potencia deve ser utilizada em sala ou quarto não esquecendo do modelo também, arquitetura e estética são coisas muito importantes.
    Descubra como economizar energia elétrica sem ter que desligar seu aparelho de ar condicionado Obrigado #Dica da arquitetura# Definição e estética ainda é tudo.
    http://www.goianiaarcondicionado.com/oque-e-ar-condicionado-inverter-e-vrf/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela dica também!

    ResponderExcluir