0

Pastilhas de côco - Sustentabilidade acima de tudo

Elyzia Rodrigues | 7.4.15 | | | | |
O coqueiro ou Cocos nucifera, é um membro da família Arecaceae ou palmeiras, sendo a única espécie classificada no gênero Cocos.

Foto: Dicas de Arquitetura

É uma planta que cresce até 30 metros de altura, com folhas pinadas de 4 a 6 metros de comprimento e pinas de 60 a 90 cm que produz um fruto carnoso, de casca fibrosa, endocarpo duro, semente esbranquiçada e suculenta utilizada na alimentação juntamente com a água que se encontra dentro da semente. 


Foto: Orquidário Orquiviva

O coqueiro é um produto com alto valor econômico pois além de produzir, em condições climáticas e de solo adequadas, até 75 frutos por ano, todas  as suas outras partes podem são utilizadas como matéria-prima in natura ou na produção industrial. 

Embora a utilização total do coqueiro não seja uma estratégia industrial em todo o país, há cidades na região Nordeste, em que ele ainda apresenta grande impacto nos lixões, o coqueiro é sem sombra de dúvidas, um produto altamente sustentável.


Foto: Diário do Nordeste


Alguns exemplos são: 

  • Com o tronco: palmito ração animal madeira pra construção
  • Folhas: cestas, balaios, forros para telhados

  • Com a polpa verde: bio-querosene, óleos naturais, cápsulas de uso farmacêutico 
  • Casca: jóias, decorativos e placas de pastilhas para decoração de paredes e piso, o assunto desta postagem.

  • Com a polpa madura: leite de côco, óleos e compostos aromáticos
  • Com a fibra da casca: enchimento para estofados de veículos, isolante térmicos, mantas e telas para proteção do solo, vasos, jardins verticais e placas



  • Casca: jóias, decorativos e placas de pastilhas para decoração de paredes e piso, o assunto desta postagem.

AS PASTILHAS DE CÔCO

As pastilhas de côco são um  produto muito interessante para ser usado na decoração, conseguem dar ao ambiente beleza, sensação de conforto e aconchego e um toque rústico e contemporâneo ao mesmo tempo.

Esse pastilhado é fabricado a partir da casca dura, endocarpo ou quenga do côco.

Este elemento possui bastante resistência mecânica, resistência a impactos, á decomposição por micro organismos e aos ataques de insetos.


Quando em contato com umidade não deixam marcas.

Foto: Mundo Decorado

A dimensão da placa do pastilhado de côco pode variar entre os fabricantes, as placas podem ser encontradas nas dimensões de 20x20cm, 20x40cm, 10x10cm, ou 5x30cm, 8x30cm e ainda em placas de 42x42cm ou 42x84cm com espessura entre 5 e 7mm.

Sua cor não é totalmente homogênea, pois depende de cada casca utilizada na fabricação, de sua idade e da região de procedência.

Deste modo, quando for comprar o produto, adquira de um mesmo lote de fabricação, pois as diferenças entre um lote e outro podem ser bem acentuadas.

Foto: O Azulegista

Quando fabricado com a parte interna da casca produz peças claras e com a parte externa cores mais escuras.

Sua textura pode ser semelhante ao côco, com aspecto bem rústico ou polida com aspecto liso e brilhante. 

As pastilhas de côco antes de serem polidas são fixadas numa chapa de MDF para ter melhor acabamento. Depois do polimento devem receber camadas de pintura seladora.

Seu uso é interno, pode ser utilizado em áreas molhadas como paredes de banheiros e lavabos ou bancadas de cozinha e banheiro, mas é necessário a aplicação de hidrorepelentes e verniz de poliuretano. 

Áreas secas estão liberadas, espaços residenciais e comerciais, enfim, aonde quiser dar um aspecto de rusticidade.



As pastilhas de côco também podem ser utilizadas no piso, desde que sejam piso de baixo a médio tráfego, e devem ser fabricadas numa espessura maior e devem receber tratamento especial para ganharem mais resistência, os mesmos cuidados aplicados em piso de madeira que lhe garantem beleza e durabilidade, ou seja, envernizados especiais para piso.

Foto: Reforma Fácil

O cuidado com o revestimento pastilhado é o mesmo que se deve ter com um revestimento de madeira: pano úmido e sabão neutro. 

Nos revestimentos polidos cera de carnaúba são ótimos para manutenção da cor e do brilho.

Nunca use produtos abrasivos ou á base de solventes.


Foto: Reforma Fácil


A instalação deste tipo de revestimento necessita mão-de-obra especializada, a loja em que comprar o produto certamente também fará a instalação.

Alguns cuidados devem ser observados antes de iniciar a instalação, por se tratar de um produto natural, o pastilhado de côco deve ser retirado de sua embalagem e colocado na posição horizontal para que se adapte á temperatura e umidade do local.

Sua instalação é feita em junta seca com cola branca para madeira.

Foto: O Azulegista

O investimento para o uso desse revestimento varia entre R$250,00* e R$350,00* e vai depender da região em que compra e do fabricante.

Os principais fabricantes de pastilhas de côco são a Ekobe em Alagoas, a Coconut Art e a Amazonika ambas no Rio Grande do Sul.

*Estes valores são referentes á data desta postagem.

Foto: Reforma Fácil

As potencialidades deste fruto são enormes, se a sua escolha for pela sustentabilidade, além da beleza, este é um produto ideal para você.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário