2

Arquiteto transforma comunidade através da argila

Elyzia Rodrigues | 16.6.15 | | | | |
Sempre me pergunto se a melhor forma de solucionar os problemas habitacionais passa por entregar uma moradia pronta á comunidade.

Tenho muitas dúvidas á respeito disso...

Acho que o processo construtivo pode passar para muito além da construção da moradia em si, pode-se construir uma habilidade, novas percepções a respeito de si mesmo, da própria história e cultura, do lugar e do mundo.

 Foto: Erik -Jan Ouwerkerk - TED Blog

Neste vídeo do TED Global, o premiado arquiteto africano Diébédo Francis Kéré nos mostra como a arquitetura pode ser inspiradora para a construção não somente de edificações que sejam confortáveis ao uso, mas também para a construção de uma nova comunidade.

Clique aqui ou veja abaixo:





Nascido na aldeia de Gando em Burkina Faso na África Ocidental, estudou arquitetura em Berlim, onde hoje tem seu escritório.

Unindo as características climáticas do local, os materiais locais á disposição, técnicas vernaculares, adequação de tecnologias mais modernas aprendidas com sua experiência na Europa e a participação de toda a comunidade, homens e mulheres, ele conseguiu colocar de pé o projeto de uma escola primária na aldeia natal em 2001.

Atualmente a escola vai sendo expandida com a construção de uma biblioteca, sempre seguindo o padrão de participação da comunidade, materiais e técnicas locais aliado á modernização de outros processos de construção para garantir soluções que atendam ao conforto necessário para cada atividade que se desenvolve em cada uma das edificações.

É ou não é inspirador? Compartilhe com a gente o que você achou!

Na página ainda tem outras postagem que podem interessar:
Revolução através do Design - Para se inspirar
Setas de Sevilla - Arquitetura que inspira

Fonte:
Archdaily Brasil
TED Global



2 comentários:

  1. Pessoas como essa nao apenas mudam uma comunidade, mas elas mudam o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Sim, muitas vezes deixamos de fazer as coisas por acreditar se de menor importância, mas quando se trata de melhorar a vida dos outros, um pouco pode signnificar muito.
    Um grande abraço pra você!

    ResponderExcluir