7

Para aquecer a casa: Lareiras - Parte I

Elyzia Rodrigues | 30.6.15 | | | | |
Meias, botas, cachecóis, jaquetões, o inverno chegou, é hora de ficarmos mais juntinhos, tomar um vinho, um chocolate quente...

A necessidade agora é se aquecer.

Foto: Minha Casa Minha Cara

Mas como podemos aquecer nossa casa? Tapetes e mantas podem não ser suficientes, mas as lareiras podem ser uma ótima alternativa!

Nem todas as pessoas possuem lareira em casa até porque nem todas as regiões do Brasil são brindadas com muito frio nessa época do ano.

Foto: Creu

Mas se você mora numa região onde o friozinho aperta a solução pra se aquecer pode ser uma lareira, então vamos a ela.

Antes de escolher pela lareira é preciso saber qual o tipo ideal para o seu espaço e quanto está disposto a investir do seu tempo e dinheiro.

LAREIRAS TRADICIONAIS

As lareiras tradicionais, ou lareiras á lenha, são ideais para ambientes amplos, seu tamanho será proporcional ao volume do ambiente.

Também é importante observar a existência de janelas e paredes de vidro, corredores, vãos de passagem e pé-direito muito alto na hora de dimensionar o seu tamanho.

Foto: Minha Casa Minha Cara

São lareiras fabricadas no local, necessitam de projeto e mão-de obra especializada para a instalação correta de todos os itens que a compõem, como dutos e chaminé para que seu funcionamento não seja comprometido.

Foto: Home Kit

O tempo de fabricação gira em torno de duas semanas.

As lareiras não devem ser instaladas onde haja grande circulação de ar, mas também não podem ficar em áreas sem nenhuma circulação, pois se aquecem através da captura de oxigênio do ambiente, logo esses ambientes devem permitir a entrada constante de oxigênio de forma equilibrada.

Elas elevam a temperatura do ambiente e também reduzem a umidade relativa garantindo uma agradável sensação de conforto.

As lareiras á lenha não admitem o uso de termostato (dispositivo que controla as variações de temperatura de um sistema), assim a temperatura desse tipo de lareira é bastante variável, se aquece mais quem estiver mais próximo dela.

Foto: Carvoaria Vila Nery

Para escolher esse tipo de lareira deve-se levar em conta a necessidade de um espaço para estocagem de lenha.

Além disso, é preciso garantir a facilidade de fornecimento de lenhas na sua cidade.

As lenhas mais comuns para lareiras são: freixo, carvalho, ácer, bétula ou madeiras resinosas e com baixa umidade.

Lareiras á lenha também vão exigir o uso de alguns acessórios como telas de proteção para impedir que faíscas e sujeiras se espalhem pelo ambiente, além de pás e ganchos para limpeza das cinzas.


Foto: Via Férrea

A manutenção de uma lareira como essa é bastante trabalhosa e seu custo de fabricação são altos.

Se quiser uma lareira mais em conta e de construção mais rápida você pode optar pelas lareiras pré-fabricadas.

LAREIRAS DE CONCRETO REFRATÁRIO

São feitas de concreto refratário, sua montagem é fácil e rápida. As peças devem ser coladas entre si com terra e massa refratária e somente depois revestidas com tijolos.

Foto: São Paulo na Net

Tubulações e chaminés devem ser em material refratário e são orçadas separadamente. Os fornecedores oferecem apoio técnico na montagem, que gira em torno de dois dias.

Foto: Muler Uol

Sua manutenção é menos complicada do que das lareiras convencionais.

LAREIRAS METÁLICAS

As lareiras metálicas são feitas de latão, cobre ou aço carbono metálico, sua instalação também é mais rápida e seu custo menor.


Foto: Lareira Portugal

Exige mão de obra especializada e também necessitam de tubulação e chaminé. Manutenção mais simples.

Todas essas lareiras têm como combustível a lenha e seu uso é mais adequado para ambientes de maior área, sua queima produz cheiro e fumaça se fazendo necessário o uso de chaminé para conduzir a fumaça para longe.

Foto: Feirão das Lareiras

Na próxima postagem vamos falar sobre lareiras que não se utilizam de lenha para aquecer ambientes.

Aguardem!
Gostaram? Então contem o que acharam!

Fonte:

7 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar o conhecimento!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o conhecimento deve ser compartilhado, Thiago! ;)

    ResponderExcluir
  3. Bacana! Lindas lareiras. Adoraria ver algo sobre os 'fire places' ou fire pits. Acho os tambem bastante charmosos. São como lareiras ao ar livre! Parabens pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada melhor do que seguidores dando dicas de postagens! ;)
      Pode deixar que vamos providenciar, André!
      Muito obrigada!

      Excluir
  4. Elyza fale mais das de concreto refratário pré moldado é que pensei pelo custo adquirir uma, mas só vejo postagens ruins dessas lareiras... e de um pós venda ineficiente, mas gostei pelo custo e robustez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Deny! É muito comum o uso de cerâmica refratária, pois ela tem um bom custo-benefício. Ela é feita de blocos de concreto encaixados, então a vedação desse encaixe deve ser muito bem feita pois há o risco de a churrasqueira não aquecer adequadamente durante a queima das carnes.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  5. se possível pode me reponde r pelo email também?

    ResponderExcluir