0

Noturno nos Museus - 3ª Edição

Elyzia Rodrigues | 17.7.15 | | | |
Hoje não é dia de postagens... Mas vai, estamos de férias!
Vamos juntar umas atividades pra tudo ficar perfeito?
Um pouco de arte, música e arquitetura


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, apresenta a 3ª edição do projeto Noturno nos Museus de Belo Horizonte.

O evento tem por objetivo valorizar os museuss e espaços culturais como lugares abertos para vivências e trocas de experiências, fortalecendo o acesso do público, de várias faixas etárias, através de uma programação dinâmica e gratuita.

O horário de visitação para o Noturno é ampliado, possibilitando usufruir desses espaços em horário alternativo e de maneira inusitada.

Um dos destaques da edição deste ano do Noturno nos Museus será a presença do escritor e ensaísta Pascal Torres, Curador-chefe do Museu do Louvre, de Paris. Pascal fará a abertura oficial do evento no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) às 19h, com a Palestra Magna “O Museu, reflexo da sociedade contemporânea”.


Na Pampulha, um dos destaques são os site-specifics, instalações de arte que se relacionam com o ambiente no qual estão colocados. 

Algumas destas instalações fazem menção à candidatura do Conjunto Moderno ao título de Patrimônio da Humanidade. É o caso do site-specific “Painel Interativo Pampulha 2016”, que o artista Rogério Fernandes desenvolve no Museu de Arte da Pampulha (MAP).

Na obra, um painel criado com material reciclável convida o público a expressar em palavras, suas impressões e sentimentos sobre o complexo da Pampulha. Em outra instalação, a “Bolhas Flutuantes”, Rogério Fernandes convida o público a reviver sua memória afetiva sobre o Complexo Arquitetônico da Pampulha (flora e fauna, gente), com uma instalação de bolas de plástico ilustradas pelo artista e dispostas no espelho d’água.

Foto: VejaBH

O MAP recebe ainda na mesma noite shows musicais e ações de outros artistas.

A Casa do Baile será um dos palcos para o site-specific “Baila Comigo” do artista Leandro Rallo. Na ação, Leandro convida a todos para participarem de uma apresentação audiovisual na qual serão apresentadas imagens retrôs e músicas autorais.


Na Casa Kubitschek, o destaque fica por conta do site-specific “Sombras no Museu”, do Grupo Girino. 

Uma proposta de ocupação da fachada/arquitetura do Museu, por meio do teatro de sombras e da projeção de silhuetas de bonecos e sombras corporais. 

O site-specific “Tirando o Chapéu” fará a exibição ao público de uma coleção de chapéus, flores de tecido e luvas dos anos 1930, 1940 e 1950, além de modelos atuais.

As peças originais, obtidos da filha da primeira e única chapeleira de BH, nos anos 1930, serão apresentadas em desfile da modelo Jéssica dos Santos.

O Centro de Referência da Moda também exalta a Pampulha em uma de suas ações no Noturno nos Museus. “Moda e Grafitti: um olhar urbano sobre a Pampulha” do grupo Criola, fará um desfile de moda inspirado na obra de Portinari, da Igreja da Pampulha.

Foto: Belotur

O painel externo é abordado pela estilista através de um olhar urbano e contemporâneo, utilizando o grafite e o corpo humano como suportes artísticos, o que transforma o desfile em performance.

Toda a programação pode ser vista no site http://noturnonosmuseus.com.br



Fonte:
Portal PBH
Noturno no Museus

Nenhum comentário:

Postar um comentário