0

Bibliografia básica para ler nas férias

Elyzia Rodrigues | 16.7.15 | | |
Não é porque está de férias, ou mesmo porque se formou que a leitura e o estudo não farão mais parte da sua vida...

Nem todas as pessoas conseguem ou conseguiram realmente parar e ler a bibliografia básica de arquitetura, mas toda hora é hora!

Alguns livros a gente não consegue passar da "fase 1", ou seja, ver imagens e ler as legendas, mesmo porque eles são robustos demais para serem carregados para qualquer lugar.

História da Cidade e História da Arquitetura Moderna, ambos de Leonardo Benevolo são dois desses livrões.

Há muitas imagens e legendas que provavelmente todo mundo já viu...
Mas e o texto? Agora é hora de ler, reler e absorver a cada vez de forma mais madura.

Entre eles também estão:

Saber ver a Arquitetura de Bruno Zevi e Arquitetura Contempôranea no Brasil de Yves Bruand, esse pra nós muitíssimo importante para que a gente saiba que nem só de Oscar Niemyer vive a Arquitetura Brasileira.


Esses são livros com mais texto que imagens e pra ler é preciso mais tempo para absorver todos os conceitos e informações.

Então... É pra ler nas férias!

O Urbanismo de Françoise Choay e A Arquitetura da Cidade de Aldo Rossi, livros esses que deveriam ser considerados livros sagrados para os planejadores das nossas cidades... Porém o que a gente vê é que eles parecem nem conhecer a existência dos mesmos... Mas isso é outra história!


Mas se já leu todos os anteriores... 

Que tal alguns livros de teor mais crítico, livros que exigem um pouco mais de informações históricas e treino na projetação?

História Crítica da Arquitetura Moderna de Kenneth Frampton e Complexidade e Contradição em Arquitetura de Robert Venturi.

Livros mais críticos servem para amadurecer o processo de criação de soluções em nossos projetos, nos capacita com uma argumentação mais consistente quando justificamos tais soluções.

Agora é só escolher!

Na próxima semana darei mais dicas de livros pra vocês!

Tem outras postagens sobre livro na página:
Da casa passiva á norma Passivhaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário