0

Você conhece o Dingbat Cobogó?

Elyzia Rodrigues | 29.9.15 | | | |
Já postei aqui na página uma postagem contando á respeito do cobogó... Se ainda não viu, clique aqui.

Foto: Architizer

Considerado um produto 100% brasileiro, foi criado em 1929 em Pernambuco na cidade de Recife, com o intuito de criar um recurso arquitetônico que fosse capaz de minimizar as altas temperaturas da região nordeste.



Seu uso é bastante comum em construções mais populares decorando muros e fachadas ou dividindo espaços, fazendo assim parte da identidade do modo de habitar do brasileiro.

Mas eu sou suspeita para falar sobre cobogó, pois eu adoro, mas não sou só eu...

Com a intenção de popularizar o acesso do desenho gráfico dos cobogós e preservar sua memória, o designer gráfico Guilherme Luigi sintetizou, a partir da pesquisa realizada pelo fotógrafo e designer Josivan Rodrigues, imagens de 36 cobogós em símbolos para a criação do Dingbat Cobogó

Foto: Follow the Colours

Dingbats são fontes que utilizam símbolos e/ou ícones ao invés de letras e números. O projeto se focou na descoberta da construção geométrica por trás de cada cobogó e seu comportamento quando agrupado formando os famosos "panos" tão presentes na paisagem urbana brasileira. 

As imagens, em versão negativa e positiva, já estão disponíveis para download gratuitamente, a fonte pode ser utilizada em qualquer programa com editor de texto.

Esta fonte pode ser impressa em diferentes materiais e ser usada em diferentes lugares, como quadros, paredes, tampo de mesas, gelatina de refletor, entre muitas outras coisas que sua criatividade permitir.



Foto: Portal Tagit

Foto: Follow the Colours

Gostou da ideia? Já usou esse recurso em algum projeto?
Compartilhe com a gente!



Fonte:
Dingbat Cobogó
Marco Zero

Nenhum comentário:

Postar um comentário