7

Como pintar azulejos?

Elyzia Rodrigues | 27.10.15 | | | | | |
Imagine que more num apartamento em que a cozinha ou banheiro, algumas vezes os dois, precisam de uma reforma para melhorar a aparência dos revestimentos, isso muitas vezes é comum em apartamentos antigos. 

Foto: Casa Vogue

Muitas vezes um reforma  para trocar os revestimentos da parede e do piso, louças e metais fica inviável, ou por questões de custo ou porque moramos num imóvel alugado... Calma, isso não significa que você tenha que desistir de melhorar o seu espaço. Como sempre digo, com planejamento podemos fazer tudo.

Sabia que você pode usar tinta para cobrir as cerâmicas do piso e da parede? E que há algumas tintas que também pintam as louças?

Foto: Worx

Sim, hoje existe essa possibilidade e são em muitos casos a melhor alternativa para muita gente pois seu custo é menor, evita quebradeira de paredes e poeira, e no caso de moradias de aluguel alguns proprietários permitem esse tipo de alteração.

Vale dizer que esse tipo de alternativa não é unanimidade entre arquitetos e decoradores, mas ainda sim continua sendo uma alternativa que vale a pena conhecer. 

Mas como tomar essa decisão de forma segura? Sem erros?

Foto: Eu Mudo a Casa

A primeira coisa é saber diferenciar os tipos de tinta para azulejo com suas respectivas características.

São três os tipos de três os tipos de tinta para azulejos existentes no mercado: 

1- Tinta epóxi - com base de epóxi sua diluição é feita através de solvente, estas tintas sairam do uso industrial e agora entram dentro de casa, seu custo é maior, o que se justifica, pois são mais resistentes e duráveis. São ideais para ambientes como banheiro e cozinha, onde a limpeza é constante.

2- Tinta epóxi á base de água - sua diluição é feita através de água, é menos durável e resitente que a tinta epóxi á base de solvente, seu custo também é menor.

3- Tinta acrílica para piso - sua diluição também é feita á base de água, a mais barata entre as três, durabilidade e resistência menores.

Foto: Uol

A diluição precisa ser feita conforme orienta o fabricante de cada tipo de tinta no verso da lata, ou seja, normalmente colocamos 10% de solvente para diluir a tinta epóxi e 10% de água para diluir a tinta acrílica para piso e também a tinta epóxi a base de água.

É importante respeitar a diluição conforme orienta o fabricante, pois essa é a forma correta de se obter uma boa pintura e não estragar a tinta.

As tintas para azulejo podem ser compradas em forma de spray, galão de 3,6 litros e lata de 18 litros. Tem bom rendimento, com um galão de 3,6 litros você consegue pintar uma área de 45,0m² a 50,0m² por demão.

Existem no mercado vários fabricantes de tintas para azulejos, tanto á base de epóxi quanto á base de água. 

O tipo de acabamento (fosco, semi-brilho, brilhante, alto-brilho, acetinado) vai depender de cada fabricante, assim como a paleta de cores disponível.

Foto: Masterplate

A pintura dos azulejos não necessita de mão-de-obra especializada, mas como tudo que se pretende ficar bem feito necessita de alguns cuidados.

Se você é adepto do "Faça você mesmo" só precisa de informações para orientá-lo a fazer um pintura com qualidade.

Antes de cobrir todo um cômodo, o procedimento é o mesmo que para as pinturas convencionais, será necessário um árduo trabalho de limpeza, principalmente em cozinhas e banheiros, pois os azulejos devem ser minuciosamente limpos com esponja e sabão para retirar todo possível limo, gordura ou sujeira impregnada que tenha na superfície. 

Foto: Umcomo

Somente depois dessa lavagem e da secagem total da superfície é que pode ser iniciada a aplicação da tinta para azulejos.

Verifique antes de pintar se os rejuntes estão completamente secos, caso ainda estejam úmidos espere mais tempo até secarem totalmente.

Para diminuir suas dúvidas veja abaixo um passo-a-passo do site Como Pintar orientando como fazer um pintura de azulejos corretamente:

Você vai precisar dos seguintes materiais:
Tinta epóxi; Pincel e rolo de lã baixa; Fita crepe; Máscara de proteção; Luvas e bandeja de pintura; Diluente.




Passo a passo para pintura de azulejo

1º Passo: Elimine furos de pregos ou parafusos com rejunte de azulejo ou massa acrílica.

2º Passo: Faça uma boa limpeza do azulejo com pano úmido ou sabão neutro para remover manchas de gordura, graxa ou óleo.

3º Passo: Prepare a tinta epóxi conforme indica o fabricante, ou melhor dizendo; faça a mistura da tinta seguindo a orientação do verso da lata da tinta epóxi.

4º Passo: Aplique a primeira demão de tinta sobre o azulejo com rolo lã baixa e deixe secar por 24 horas.

Foto: Laís Sêga

5º Passo: Após a tinta secar totalmente aplique uma nova demão de tinta e deixe secar.

Finalização: Finalize a pintura do azulejo com a última demão de tinta.


Animados para encarar você mesmos a revitalização do seu espaço?
Conta pra gente como foi a aventura! 

Esse livro pode ser interessante pra você: Pintura Imobiliária









7 comentários:

  1. Hum boa ideia para dar uma nova cara em meu apartamento

    ResponderExcluir
  2. Rammafoundation is a foundation and company that can repair damage of gutters, we provides best services for our custumers in alberta (canada)foundation repair Edmonton

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber qual nome dessa cor rosa acima? Qual a marca da tinta?.

    ResponderExcluir
  4. Your quest to professional essay writers has reached a conclusion with our scholastic composing organization. Go ahead and reach us whenever it might suit you.

    ResponderExcluir
  5. Yes, today this possibility exists and they are in many cases the best alternative for many people because their cost is lower, it avoids breaking walls and dust, and in the case of rental housing some owners allow this type of alteration. online stores in Kenya

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Since morning I am watching movies suggested by How to watch . Then Suddenly I came to remind that I want to buy home tiles .the information you provided in blog really helps me to complete my purchase.

    ResponderExcluir