0

Por que arquitetos são fundamentais na gestão de custos

Elyzia Rodrigues | 29.3.16 | | | | |
Falar sobre arquitetura, projeto e construção sem mencionar questões de custo e orçamento não é nada fácil de fazer, principalmente em tempos de retração econômica.
 
Imprevistos são comuns na execução da maioria dos projetos, pois o processo de compatibilização de todos os itens num projeto de arquitetura é bastante complexo e muitas vezes é muito difícil um controle total sobre todos os desafios que se apresentam.


Foto: Guia da Arquitetura
Casa - São Paulo - SP 
Arquitetura: Juliana Assali e Danilo Terra

É por essa razão que hoje as empresas oferecem serviços de execução e gestão de projetos, fazendo um esforço para minimizar o alto custo que a falta de um controle rigoroso pode gerar para o cliente.
 
Mas é preciso salientar um importante aspecto dessa história, um gestor da área financeira ou outro profissional com grande experiência em gestão, porém com pouco ou nenhum conhecimento sobre arquitetura, soluções ou processos construtivos não conseguirá fazer isso sem colocar em risco questões importantes como estética e qualidade final do projeto.


Foto: Uol
Casa Vila Maida - Santo André  - SP
Arquitetura: Maristela Faccioli - 2006

Então surge a pergunta: 
Quem pode fazer uma gestão capaz de não comprometer o investimento e o projeto?
 
O arquiteto é claro! Pois somente ele terá a sensibilidade e o conhecimento técnico para desempenhar essa função de maneira completa, sem colocar em risco o projeto final.
 
O conhecimento técnico dos arquitetos e o seu entendimento integral do projeto são verdadeiramente insubstituíveis, pois onde um consultor financeiro vê números, um arquiteto vê uma série de outras variáveis que têm influência na funcionalidade, necessidades de manutenção, qualidade e conceito do projeto.
 
Foto: Habitíssimo

O custo total de um projeto está escondido em cada uma destas variáveis, quer estejamos falando de custos imediatos ou custos a longo prazo que irão refletir na utilização e na necessidade de manutenções futuras do projeto.
 
Durante a fase de elaboração do projeto uma solução não pode ser trocada por outra sem ponderação, porque há muito mais para ser feito para além de “olhar simplesmente para a etiqueta do preço”.
 
Os arquitetos têm uma visão de 360º de tudo o que é necessário saber para tomar estas decisões sem perder o sentido das consequências que cada opção irá ter. Uma solução que implica uma redução de custo hoje pode colocar em risco a funcionalidade do projeto e representar altos custos amanhã.
 
 
Foto: Instituto Ecoação
Produtora de Vídeo - Japão 
Arquitetura: Hiroki Tominaga

A verdade é que existe uma tendência de se acreditar que gestão de custos é algo apenas relevante no curto prazo, quando é necessária uma visão bem mais abrangente e que vá para além destes tais custos imediatos.
 
Contar com a presença de um arquiteto gestor desde os primeiros estudos permite ter uma consciência permanente do custo associado a cada opção, logo desde a fase de anteprojeto.
 
Esta colaboração tem resultado em projetos mais consistentes sem grandes surpresas ou desvios no orçamento evitando a desagradável situação de revisões de projeto que têm que ser feitas para se adequar ao orçamento do cliente. Tão importante como sonhar é ter a noção da realidade.


Foto: Bioretrô
Casa Conteiner - Curitiba - PR
Arquitetura: Danilo Corbas

Os arquitetos precisam perceber o valor do seu próprio conhecimento e compreender que podem ser fundamentais em outras posições que não só a elaboração do projeto de arquitetura.
 
É certo que nem todos os arquitetos possuem um perfil para ocupar a função de gestor, mas perceber isso fortalece a importância do arquiteto e facilita sua entrada no cenário atual em que os projetos de arquitetura são geridos por engenheiros ou consultores financeiros.
 

 Foto: Angulus Bahia
Casa Hover - Victoria - Austrália - 2013
Arquitetura: Bower Architecture


O melhor cenário seria a especialização dos arquitetos em áreas mais específicas dentro da Arquitetura, no setor Imobiliário e de Construção, adicionado a cada especialização o conhecimento geral e a compreensão transversal do projeto que só os arquitetos podem trazer.
 
A Arquitetura tem muitos nichos em que você pode atuar além de projetos.
Quem aí se aventura ou já se aventurou como gestor?
Conta pra gente como foi.
 
As postagens abaixo podem ser interessantes para você:
Acredite, arquiteto é fundamental
5 razões para ser um arquiteto voluntário

Fonte:
Archdaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário