0

Quando música e arquitetura se fundem

Elyzia Rodrigues | 3.5.16 | | | | |
Para nos inspirar um pouco...
Vamos brindar a entrada do mês de Maio com o projeto do arquiteto croata Nikola Bašić, o Órgão do Mar.

A Croácia é um país de 4,7 milhões de habitantes que só ganhou a independência há cerca de 20 anos e em julho de 2013 passou a fazer parte da União Européia. 

Foto: Roonang


Zadar é uma pequena cidade de 75.000 habitantes do centro histórico da Dalmácia, uma região histórica da Croácia na costa oriental do Mar Adriático, a sua reconstrução após a II Grande Guerra Mundial se deu de forma bastante caótica, por causa disso a orla se transformou num imenso paredão de concreto.
  Foto: Public Space

A partir de 2005 com o processo de revitalização urbana da cidade a área costeira começou a sofrer modificações, foi assim que em abril de 2005 foi inaugurada o Sea Organ ou Morske Orgulje, obra do arquiteto Nikola Bašić.

O Órgão do Mar foi construído entre 2005 e 2008. Inspirado em Alfred Hitchcock, que certa vez declarou que o pôr do sol de Zadar é o mais bonito do mundo, Nikola Bašić criou uma série de sete lances de escada de pedra de 10 metros de largura e 70 metros de comprimento que se estendem até ao mar. 

Foto: Public Space

O Órgão do Mar também inclui um sistema de tubos de polietileno e uma cavidade ressonante que, sob a pressão da água, criam uma música natural que ressoa sobre o espaço público.

Para o arquiteto croata Nikola Bašić, o material prevalece sobre a forma, uma atitude que explica em parte por que seu trabalho quase se funde com a paisagem do Mar Adriático. Nas palavras do arquiteto: "Eu, naturalmente me voltei para a pedra da Dalmácia. O único material que em minha opinião poderia expressar o caráter sagrado do lugar, pois contém em si a essência do Mediterrâneo Croata.”

Foto: Culture 'n' Life Style
 
Em 2008, Bašić adicionou uma segunda instalação no mesmo local. Um círculo de vidro de 22 metros de diâmetro com difusão luzes de várias cores intensidade produzido graças a um sistema fotovoltáico.

Ouça o som aqui.

SOBRE O ARQUITETO

Nascido em 1946 em Murter Island, Nikola Bašić é uma figura importante na cena da arquitetura croata contemporânea. 

Foto: Croatia
 
Em sua própria definição o arquiteto se considera estando "para além de tendências e moda", formado em Sarajevo e vivendo e trabalhando em Zadar, Nikola Bašić abriu seu próprio escritório em 1991. Dando uma enorme importância para o contexto do arquipélago dálmata, ele constrói principalmente em pedra, que é sem dúvida o seu material favorito. Minimalista e escultural, o trabalho de Bašić pode ser resumido pelas próprias palavras do arquiteto: "... o ato de construção pode começar a partir de uma pilha simples de pedras ou pedaços de madeira ..." 
 Foto: Grad Vodice
Capela Nossa Senhora do Carmo - Okit - 1998
Arquitetura: Nikola Bašić
 
Entre seus projetos estão o Campo de Cruzes, um memorial concluído em 2010 na Ilha Kornat. Vencedor do concurso, este projeto homenageia doze bombeiros que morreram em circunstâncias misteriosas em um terrível acidente de 2007.

E a Capela Nossa Senhora do Carmo em Okit, Vodice, construída entre 1993 e 1998. Substituindo duas capelas previamente construídas (a primeira destruída durante a II Grande Guerra Mundial e a segunda durante a guerra da Bósnia), a construção está totalmente integrada ao lugar, além de respeitar a tradição da arquitetura religiosa croata.

Quer se inspirar ainda mais? Então veja as postagens abaixo:
Revolução através do Design - Para se inspirar

Nenhum comentário:

Postar um comentário