1

Parede com tijolos aparentes

Dica da arquiteta | 26.7.16 | | | | |
É muito comum associarmos tijolos aparentes á projetos mais rústicos, mas também se pode usar esse mesmo material em projetos mais sofisticados.

A parede de tijolos aparentes tanto pode ser construída como apenas revestida. No caso de ser construída, é preciso um cálculo estrutural bem feito, afinal ele precisa ter resistência para suportar grandes cargas.

Foto: Achei minha casa

Em caso de reformas, nem sempre dá para remover o reboco e deixar a alvenaria aparente, pois depende de como ela foi construída e se a aparência dela não está comprometida a ponto de não poder deixá-la aparente.

Mas se revestir já atende a sua vontade de ter uma parede de tijolinhos, há no mercado materiais que ao serem instaladas ficam com a aparência de uma autêntica parede de tijolos aparentes.

Foto: Poligres

O revestimento tijolinho é feito de argila como os tijolos para construção da parede, a diferença é que são peças com uma espessura mais fina própria para revestimento. 

O processo de fabricação se dá através da combinação de argilas com outros materiais cerâmicos tecnicamente selecionados, a queima é feita em altas temperaturas permitindo a produção de peças para revestimento com grande resistência e de alta qualidade. Eles possuem nuances de cores e relevos variados em cada peça o que valoriza o acabamento.



Podem ser aplicados em fachadas externas e paredes internas e em ambientes sujeitos à umidade, como cozinhas e banheiros, para isso é preciso fazer impermeabilização á base de silicone na superfície após o assentamento.

Não é preciso mão-de-obra especializada. O assentamento é rápido, feito com argamassa colante, segue o mesmo processo de aplicação de um revestimento cerâmico. As peças também permitem cortes, inclusive na diagonal, para dar um acabamento perfeito às quinas e com juntas secas.

Foto: Mulher Uol
Casa Cor Rio 2013 - Rio de Janeiro
Arquitetura: Ketlein Amorim


Os tijolinhos são peças que aderem perfeitamente às paredes á paredes de drywall, no caso das peças de argila utiliza-se argamassa colante específica para esse fim.

Em apenas 6 horas após a aplicação uma parede de 19,0m² estará pronta e o resultado é uma parede natural e bonita mesmo quando vista de perto.

Foto: Haus Decoração

Com 1,4cm de espessura média, o produto é leve, fácil de transportar, armazenar e aplicar.

O preço de um revestimento de tijolinhos vai depender de cada fabricante e da forma que é vendido, alguns são vendidos em caixa, em metro quadrado e outros por peças.

Seguem abaixo outras postagens que podem ser interessantes pra você:
Piso cimenticio: Durável, resistente e versátil
Aço Corten na Arquitetura
Ardósia: Durabilidade, versatilidade e preço baixo

Fonte:
Brick Studio
Design Forum
Casa & Jardim

Um comentário:

  1. POSSO DESTACAR 2 APAREDES DE CADA CÔMODO DA CASA(SALA /QUARTOS) COM REVESTIMENTO DE TIJOLOS APARENTE? OU TEM QUE SER NECESSARIAMNTE UMA PAREDE DE CADA CÔMODO? ACHO BONITO... E APROVEITO PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS COM UMIDADE.

    ResponderExcluir