4

Deck Retrátil - Segurança e aproveitamento de áreas pequenas

Elyzia Rodrigues | 13.6.17 | | | | | |
Se você tem piscina em casa, ou se pretende construir uma piscina na sua casa é muito importante priorizar a segurança, principalmente se tem filhos pequenos.
 
 Foto: Imgrum

Piscina e criança são duas coisas que devem ficar juntas em constante vigilância, porém algumas vezes essa vigilância pode falhar... O coração aperta só de pensar nessa possibilidade, não é?
 
Mas como resolver isso?
 
Há no mercado alguns modelos de capas de proteção que resolvem parcialmente o problema, pois elas podem se soltar dos ganchos, além de acumular muita água em sua superfície se não estiver bem esticada. Nem todo mundo gosta de usá-las, pois esteticamente elas desvalorizam muito a ambientação da área de lazer.

Foto: GP Toldos

Outra forma de restringir o acesso das crianças á piscina são as grades de proteção, que podem ser integradas á estética da área de lazer, mas essa solução ainda não dispensa a vigilância constante dos adultos.

Foto: Ristow

Uma solução mais adequada embora tenha um custo maior é o deck retrátil.
 
O deck retrátil é bastante vantajoso para espaços pequenos, pois você pode ampliar a área de lazer quando a piscina não estiver sendo usada. O deck retrátil que cobre a área permite a colocação de cadeiras e mesas, além de permitir a movimentação de pessoas sobre ele.

Foto: Aguaçu

Além disso, o deck retrátil funciona como uma capa de proteção evitando que a entrada de sujeira na piscina e diminuindo a evaporação da água.
 
O funcionamento do deck retrátil é bastante parecido com um portão eletrônico de correr também utilizando uma barra dentada com uma engrenagem, chamada cremalheira, que se movimenta sobre um trilho de alumínio chumbado no piso.

As peças do deck retrátil devem ficar um pouco suspensas, garantido uma passagem para a água e ventilação, evitando assim umidade e apodrecimento do material.
 
 Foto: Quadra Imóveis

O deck retrátil é normalmente eletrônico, funcionando com controle remoto ou painel digital, porém também existem as versões mais simples e baratas, nesse caso o deslizamento do deck é feito de forma manual por uma pessoa.
 
As peças do sistema de deck retrátil devem ser instaladas com alinhamento perfeito exigindo assim uma mão de obra especializada e bem capacitada para o serviço.
 
Para utilizar o deck retrátil a área em volta da piscina deve ser livre de obstáculos e ter dimensão equivalente á dimensão da piscina pois é para onde o deck deverá deslizar quando a piscina estiver descoberta.
 
 Foto: Casa Abril

O deck poderá ser dividido em duas partes caso não exista área suficiente para que ele corra como uma peça única, e também poderá ser articulado.
 
A escolha entre deck retrátil em peça única ou não e articulado vai depender de cada projeto.
 
Caberá ao arquiteto a proposta de uma ambientação da área de lazer que integre as duas situações: com a piscina á mostra e com a piscina camuflada pelo deck. Paisagismo, mobiliário, revestimentos e acabamentos devem ser pensados de forma integral.

Foto: Dicas de Arquitetura

É importante não deslizar o deck retrátil com pessoas sobre ele, com o objetivo de preservar a cremalheira e evitar quedas acidentais na água.
 
A madeira utilizada deve receber tratamento periódico para garantir a durabilidade e as fendas dos trilhos devem estar sempre limpas de qualquer material que possa emperrar o seu livre deslizamento.
 
As piscinas menores e de formatos mais simples são mais adequadas para receber o deck retrátil, no caso de piscinas maiores ou em formatos mais complexos, com muitas curvas, por exemplo, pode ficar impossibilitado o uso do recurso. 

 Foto: Pinterest

Piscina protegida, crianças em segurança, área pequena com mais possibilidades de uso e estética garantida na área de lazer!
O deck retrátil é ou não é uma ótima solução?
 
Essas postagens também podem ser interessantes para você:
Piscina de concreto, vinil ou fibra?
Como escolher móveis para piscina?
 
Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

4 comentários:

  1. Nossa, adorei esse post, ta fantástico, já vai para minha galeria de compartilhamento como os amigos.

    ResponderExcluir
  2. Prezada arquiteta Elyzia tenho uma piscina de 7mx2m e pretendo fazer um dek retrátil ,mas tenho dúvidas no dimensionamento dos materiais extruturais, ( ferro ,alumínio ,madeira) .Gostaria de um projeto ,a Sra. poderia elaborar,caso possa em quanto ficaria e quais informações ou fotos devo lhe fornecer . marciog_reis@yahoo.com.br
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  3. Elyzia, boa noite!
    Tenho uma área de lazer e pretendo fazer instalações de dois deks, um fixo para ampliar uma área e outro retrátil sobre uma piscina retangular (6x3m). Preciso de algumas orientações, se necessário um projeto, e indicações de empresas que façam este serviço em belo horizonte. Você poderia entrar em contato para conversarmos a respeito? marcio.1980@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir