0

Por que a beleza importa?

Elyzia Rodrigues | 14.11.17 | | | | | | |
Você se importa com a beleza na arte, música e arquitetura? Está procurando conforto ou consolo nesse mundo? Quer aprender sobre a natureza humana, a sexualidade e o desejo? Quer entender por que a tradição importa? Quer simplesmente quer saber como nutrir melhor suas amizades?

 Foto: Jornal Estadão
 Escultura: Davi - Michelangelo - 1504


Aproveitando que amanhã é feriado, a dica de hoje é sobre um documentário, que apesar de mais antigo, ele foi produzido pela BBC de Londres em 2009, traz ótimas reflexões sobre a importância da beleza na arte e na vida.

O documentário entitulado "Por que a beleza importa?" apresenta as ideias de Roger Scruton, um dos mais importantes filósofos e escritor da atualidade. As ideias apresentadas no documentário são baseadas no livro (que ainda não li) de sua autoria "Beleza" da editora É Realizações.
 
 
 Foto: Liberty Law
 
A abordagem do documentário é mais filosófica do que histórica ou psicológica nos conduzindo por questionamentos como: A beleza é subjetiva? Existem critérios válidos para julgar uma obra de arte? Há algum fundamento racional para o gosto? Qual a relação entre tradição, técnica e gosto? Pode o belo ser imoral?

Scruton também questiona: “Por que estudarmos a herança de nossa arte e cultura numa época em que o julgamento de sua beleza não possui nenhum fundamento racional?”.
 
 
 Foto: Ramos da Cultura
Pintura: Nascimento de Vênus - Botticelli - 1486
 
 
Para assistir ao vídeo clique aqui

O livro "Beleza" e outros livros do autor podem ser encontrados em todas as livrarias e a maioria deles, senão todos, são traduzidos para o português.
 

 


Bom feriado!
Que ele seja repleto de beleza, seja na música, arquitetura, arte ou poesia!

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.


Tem mais postagens que você pode se interessar:
Por que construímos quase sempre em linhas retas ou formas quadradas?
Setas de Sevilla - Arquitetura que inspira




Nenhum comentário:

Postar um comentário