4

Casa Pré-Fabricada de Madeira - Vantagens e Desvantagens

Elyzia Rodrigues | 7.11.17 | | | | | |
Muita gente gostaria de morar em casas de madeira afinal elas nos passam toda uma sensação de aconchego e acolhimento, a cor da madeira é quente e remete ao campo e à natureza. É uma ótima aposta para quem gosta de rusticidade e um ambiente caloroso. 
 
 Foto: Casas Vila Rica
 
Nos Estados Unidos, nove entre dez cidadãos americanos moram em casas de madeira, além de questões culturais, essa escolha se dá porque no país há abundância de madeira além de grande variedade de espécies que podem ser utilizadas na construção.
 
No Brasil, a cultura é diferente, as casas de alvenaria são muito valorizadas e aqui a abundância maior é de minerais.
 
Por aqui a maioria das casas de madeira pré-fabricadas é construída em sítios ou condomínios fechados, mas é plenamente possível que elas sejam construídas na cidade. Há pouco incentivo e conhecimento sobre essas opções e, por isso mesmo, elas não são tão populares.
 
 Foto: Pinterest
 
Para escolher a opção ideal você precisa entender quais são as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de construção. Independente do tipo escolhido vale lembrar que um arquiteto e um bom planejamento são fundamentais.
 
As principais características das casas pré-fabricadas de madeira são a rapidez, a praticidade e a eficiência da construção.
 
O sistema de construção das casas pré-fabricadas é feita através de módulos de madeira e as empresas oferecem alguns modelos de casas, com personalização das janelas, portas, pisos, cores e texturas.
 
Foto: Portal G1
 
Porém a modulação é feita sob um terreno previamente idealizado. Caso seu terreno não corresponda á essa idealização será necessário ajustar a casa ao terreno. Dessa forma, a solução poderá ser construir uma casa com uma mistura das melhores soluções entre o sistema de casas pré-fabricadas e o sistema de construção convencional de alvenaria.
 
O custo pago pelo valor/hora da mão de obra contratada é menor do que na construção convencional de alvenaria, pois o sistema de encaixe das peças reduz o tempo de execução. A montagem só leva mais tempo nas etapas de cimentação e instalação dos sistemas hidráulicos, sanitários, elétricos ou outros sistemas que queira contratar.
 
Modificações no projeto inicial ou a manutenção de uma parede são mais simples e mais baratas.
 
 Foto: Habitíssimo
 
O transporte da fábrica até o sue terreno fica sob sua responsabilidade, o que quer dizer que se o seu terreno estiver há uma grande distância da fábrica ou se a logística da entrega exigir outros custos não valerá a pena.
 
É por essa razão que não se pode dizer que a construção de casas pré-fabricadas de madeira tem custo menor que as construções convencionais de alvenaria.
 
O que se pode afirmar é que o sistema garante um controle bastante preciso e eficiente sobre os custos e sobre os desperdícios ao longo de todas as etapas pois as atividades envolvidas são pensadas previamente.
 
 Foto: Casa & Jardim
 
Uma diferença importante e que talvez faça com que tenha que escolher pela construção de alvenaria convencional é a quantidade de dinheiro que tem disponível para investir.
 
A casa convencional de alvenaria, você pode comprar os materiais de acordo com o desenvolvimento da obra, desembolsando uma montante de dinheiro por vez.
 
As empresas de casas pré-fabricadas exigem o pagamento de boa parte do custo da casa na assinatura do contrato, porém não estará sujeito às variações de preços no mercado.
 
Vale lembrar que tal como as casas convencionais de alvenaria, as casas pré-fabricadas também precisam lidar com a burocracia legal para obter licenças e alvarás. A boa notícia é que esse processo pode ser mais rápido para as pré-fabricadas por causa das especificações previamente determinadas.
 
 Foto: Pinterest
 
Outro ponto importante a ser avaliado, verifique se a instituição financeira que pretende escolher, se for essa a sua situação, libera financiamentos para este tipo de construção.
 
Antes de iniciara construção da sua casa pré-fabricada de madeira, o terreno deve estar limpo e o solo devidamente tratado para evitar o aparecimento de cupins. Se o terreno estiver em aclive ou declive será preciso fazer o seu nivelamento e como dito anteriormente o arquiteto de sua confiança deverá ajudá-lo.
 
É um mito quando se diz que a casa pré-fabricada de madeira tem menor durabilidade que uma casa convencional de madeira. Ao contratar a empresa fornecedora, certifique-se que ela trabalha com madeiras certificadas e tratadas. 
 
 
 Foto: Habitíssimo
 
Para garantir sua durabilidade e resistência, as casas pré-fabricadas de madeira devem receber um tratamento especial nas áreas externa e interna. Recomenda-se passar verniz de base aquosa de 4 em 4 anos para a parte externa e 20 em 20 anos para a parte interna. Fazer uso do verniz stain e do verniz com filtro solar a cada 3 anos protege a estrutura da madeira de fungos e outros insetos.
 
As casas pré-fabricadas de madeira também podem ser pintadas com tintas de acordo com as orientações do fornecedor.
 
A madeira, ao contrário da alvenaria, exige uma mão de obra mais especializada, quando é preciso fazer algum tipo de reparo.
 
 Foto: Arrumadíssimo
 
Se seu terreno está localizado em uma área com riscos de desastres naturais, enchentes, furacões e deslizamentos, as casas de madeira podem não oferecer a estabilidade e força necessária para suportá-los, sendo preferível nesses casos, as casas convencionais de alvenaria.
 
É comum que as construções apresentem rangidos típicos da madeira ao pisar em certos pontos, ou abrir portas e janelas. Então avalie também até que ponto isso é um incômodo para você.
 
 Foto: Casa & Jardim
 
O tamanho máximo da madeira encontrada à venda é de seis metros. Isso significa que é difícil fazer a sustentação em ambientes grandes, com os chamados “vãos livres” – espaços em que não há nenhuma coluna ou viga de sustentação exposta. Nesse caso, a contratação de um arquiteto é fundamental para que você possa construir um projeto que atende á seus desejos e necessidades dentro das condições técnicas de cada sistema construtivo.
 
Conta aqui se você ficou animado com a possibilidade de usar esse sistema construtivo na construção da sua casa.
 
Não se esqueça! Se precisar de arquiteta estamos por aqui!
 
Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.
 



4 comentários:

  1. Bem esclarecedor artigo! Muito grata Elyzia Rodrigues! Muitas bênçãos!

    ResponderExcluir
  2. Amei! Obrigada pelas instruções. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Como posso fazer para desenhar a minha própria casa baseada num determinado modelo com as medidas que eu tenho disponiveis.

    ResponderExcluir
  4. Materia muito bem escrita e detalhada!! Me fez entender melhor sobre as casas pré fabricadas, hora de fazer contas...obrigado

    ResponderExcluir