1

Isolamento acústico com blocos de vidro

Elyzia Rodrigues | 22.3.18 | | | |
Se você vive em um apartamento, em uma casa geminada ou mesmo em um local que possua paredes finais, sabe bem que muitas vezes é difícil não incomodar aqueles que estão por perto com o som de sua TV, rádio ou instrumento musical.


Por esse motivo, é absolutamente natural que um número cada vez maior de pessoas esteja se interessando por isolamento acústico, inclusive a ponto de tentar fazer com elementos que não são tão óbvios assim, como os blocos de vidro

O QUE É O ISOLAMENTO ACÚSTICO?

Dá-se o nome de isolamento acústico (ou sonoro) ao processo de criação e instalação de barreiras e obstáculos que não permitam a propagação do som. A instalação de tais elementos é feita com o intuito de dificultar a viagem das ondas sonoras, não permitindo que as mesmas alcancem outros ambientes - daí a origem do termo “isolamento”.

QUAIS MATERIAIS PODEM SER UTILIZADOS PARA ESSA FINALIDADE?

Diversos tipos de materiais costumam ser utilizados no processo de isolamento acústico, tais como vidro, madeira, tijolo, borracha e até cortiça. O segredo de um bom isolamento não está necessariamente no material, mas sim na forma como o mesmo é utilizado; não basta simplesmente colocar borracha em um local e esperar um bom isolamento acústico.

É preciso utilizar uma combinação de técnicas e materiais, como por exemplo, paredes de vidro duplas ou portas de madeira com placas de aço, para criar obstáculos, que bloqueiem a passagem do som.

POR QUE OS BLOCOS DE VIDRO SÃO BONS ISOLANTES?
O bloco de vidro é um elemento arquitetônico reúne as principais características de um bom isolante acústico, como por exemplo:



SÃO CONSTRUÍDOS COM PAREDES DUPLAS: Os blocos de vidro são excelentes para criar obstáculos complexos, que dificultam a passagem do som, já que possuem camadas grossas de vidro em duas faces de sua estrutura.

POSSUEM ESPAÇO ENTRE AS PAREDES: Outra característica que torna os blocos de vidro excelentes isolantes acústicos é o fato de que um vão separa uma face de vidro da outra; para se ter um bom isolamento, é imprescindível que exista algo separando cada uma das barreiras, já que se elas estivessem em contato direto o som provocaria vibrações indesejadas.

OFERECEM BOA VEDAÇÃO: Os blocos de vidro costumam ser muito bem vedados, de forma a evitar que infiltrações de água ocorram. A vedação, no entanto, também ajuda a impedir a passagem de som; ao se fazer o isolamento acústico de um ambiente, é importante tomar cuidado para que não exista nenhuma fresta por meio da qual o som possa escapar.

COMBINAM MATERIAIS: Conforme mencionado, para se ter um bom isolamento acústico é recomendável que se combine dois tipos de materiais. Para se fixar os blocos de vidro, é preciso utilizar cimento ou algum outro tipo de cola ou argamassa, o que contribui consideravelmente para a qualidade do isolamento.

PRECISA DE AUXÍLIO? CONTATE A PRISMATIC!
Você gostou do que descobriu a respeito dos blocos de vidro e está pensando em fazer o isolamento acústico de seu espaço com os mesmos?



Não deixe de entrar em contato com a Prismatic, uma empresa que tem mais de 50 anos de experiência nesse mercado, possuindo certificado ISO 9001:2008 e testando todos os seus produtos em laboratório, sob diversas condições.


PUBLIEDITORIAL

Um comentário:

  1. Bom dia,gostei muito do seu artigo sobre Blocos de Vidro, eu gostaria de uma informação, não estou conseguindo os blocos nas medidas 19x19x16, posso utilizar a medida padrão para conntenção também é o 19x19x8?

    ResponderExcluir