1

Teca - Beleza, resistência e durabilidade

Elyzia Rodrigues | 27.3.18 | | | | |
A Tectona grandis, conhecida comercialmente como Teca ou Teak, é uma árvore de grande porte, nativa das florestas tropicais principalmente na Índia, Burma, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e Java.

Ela tem sido muito explorada por diversos motivos e um deles é a sua resistência natural e alta adaptabilidade.

 Foto: Habitíssimo
Arquitetura: Irene Torre


Além da sua beleza a madeira Teca possui uma composição e estrutura que favorecem o seu emprego em diversas finalidades: construção naval, laminação e compensados, lenha e carvão vegetal; as duas últimas são específicas para as áreas de ocorrência natural.

Foto: MF Rural

A Teca tem a grande vantagem de conter em seu cerne a tectoquinona, uma substância que atua como um pesticida natural. Esse pesticida faz com que ela seja rejeitada pelos microrganismos que atacam a maioria das madeiras, como cupins, formigas e os fungos que causam a podridão.

Outra substância que constitui a Teca é o caucho uma espécie de látex que atua como um impermeabilizante que mantêm equilibrada a umidade da madeira impedindo que ela absorva ou perca muita água. O caucho também ajuda a lubrificar a superfície da madeira e ainda reduz a abrasão sobre a mesma, garantindo a conservação da peça fabricada.

Foto: Leo Madeiras

A sílica também é mais um dos componentes presentes na madeira Teca e garante dureza e resistência tornando-a mais forte, e logo mais durável e ideal para ser utilizada em aplicações que exigem força da madeira.


Embora muito forte e resistente, a Teca é leve, sua densidade média é 0,65g/cm³, apresenta boa resistência a peso, tração e flexão e por isso pode ser a matéria prima de móveis e compor peças resistentes e com pouco peso, o que facilita o seu manuseio.

 Foto: Pinterest

A madeira teca praticamente não empena e se contrai muito pouco durante a secagem. É resistente aos efeitos agressivos da água do mar e do sol e não divide, racha ou deforma.

A Teca é a madeira mais indicada para confecção de decks de piscina, pois além de resistente ás intempéries, quando em uso desenvolve uma propriedade antiderrapante mesmo quando molhado devido á sílica de sua composição permitindo uma maior tração dos pés á madeira durante a caminhada.


Foto: Piso Térmico


Seu alto teor de óleo significa que ele pode manter seu brilho por muitos anos e sua força não diminui mesmo após anos de exposição.

Mesas, cadeiras, móveis com gavetas, utensílios domésticos, painéis para TV, portas de entrada, piso, além de cubas para lavabos ou banheiros e bancada esculpidas essas são algumas das muitas possibilidades que a Teca pode ser usada em nossas casas.

Foto: Parque TSP

A sua manutenção e limpeza é simples. Nas limpezas do diárias utilize apenas sabão neutro, não use alvejantes e outros produtos abrasivos, pois corre o risco de manchar a madeira. Ao utilizar vassouras ou escova para limpeza faça movimentos orbitais para não danificar os veios da madeira.

Nas limpezas pesadas, use produtos equivalentes ao Sika Teak Cleaner e Sika Teak Brightner, essa limpeza só será necessária se ocorrerem manchas e acúmulos de mofos que podem ocorrer na madeira Teca.



 Foto: Diário Popular

Peças que tiveram o corte com tempo menor que 30 anos na madeira nacional e 80 anos no plantio da madeira importada podem ter a comprometidas a quantidade de sílica e tecnoquinona, o que impacta em sua características.

Ao adquirir a madeira tenha certeza de que ela tenha o selo FSC. Assim você tem certeza que está comprando uma madeira de extração e manejo responsáveis.

 Foto: Pinterest


Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Essa postagem também pode ser interessante para você:
Um segredo que os marceneiros não te contam

Fonte:
Parque TSP
Madeiras Monteiro

*O FSC (Forest Stewardship Council) é uma organização internacional independente, não governamental e sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Através dessa organização podemos ter informações sobre empresas que atuam no mercado dentro dessa filosofia de manejo responsável.


Um comentário:

  1. Elyzia Rodrigues , Estou fazendo a cozinha dos meus sonhos e estou querendo colocar o tampo da minha bancada de trabalho em Teca você aconselha? Ela terá um formato em "L" na area seca onde ficara minha taboa de corte, o cooktop e a churrasqueira elétrica de embutir .. tampo de 2900mm x 700m (area mais comprida) + 1700mm x 700m(area mais curta)... queria sua opião .... ahhh tenho que fazer algum tratamento para impermeabilizar? obrigado ...

    ResponderExcluir