1

Jean Michel Basquiat - Obras da Coleção Mugabri

Elyzia Rodrigues | 24.7.18 | | | | | |
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe a retrospectiva do norte-americano, Jean-Michel Basquiat, que poderá ser vista entre 16 de julho e 24 de setembro em Belo Horizonte.

Foto: Comunidade Cultura e Arte

Basquiat nasceu no Brooklyn, em uma família de classe média e não na pobreza como muitos pensam. Seu pai era haitiano e sua mãe era filha de porto-riquenhos.

Sua mãe, de quem ele era muito próximo, gostava de arte e o levava aos museus com frequência, o que o influenciou a desenhar desde os 3 anos.

Frequentou a City of School, uma escola voltada para crianças que não se adaptavam ao sistema tradicional de educação e que usava as ruas e a cidade como “sala de aula” para experiências de aprendizado.

 Foto: SleekMag

Aos 17 anos, ele que era um jovem rebelde, saiu de casa e ficou sem moradia fixa. Quando conheceu em um restaurante Andy Warhol – ele comprou alguns de seus cartões- postais - este ocupou o lugar da figura paterna e de grande conselheiro. Na exposição é possível conhecer obras feitas a 4 mãos pela dupla. Basquiat achava Warhol um pouco preguiçoso como artista.

Ele trabalhava em múltiplas telas ao mesmo tempo e era capaz de pintar 20 delas em três semanas. Fazia isso enquanto lia livros, assistia à televisão e ouvia música; tudo ao mesmo tempo. Quando chegava a uma cidade para abrir uma exposição, em Roma ou Los Angeles por exemplo, produzia as obras lá mesmo, nunca as levava de Nova York com ele.


Foto: Art
Mona Lisa. 1983. Técnica diversa. 120x98 cm

Ao todo, serão apresentadas 80 obras do nova-iorquino que morreu aos 27 anos, em 12 de Agosto de1988, vítima de overdose. Todas as peças pertencem ao acervo particular do milionário colecionador israelense Jose Mugrabi, radicado em Nova York.

Ele não só possui o mais importante conjunto de trabalhos de Basquiat, como também é dono da maior coleção de trabalhos de Andy Warhol (1928-1987).
Quer saber mais visite a exposição!
Praça da Liberdade, 450 - Funcionários

DATA:
16 de julho a 24 de setembro
 Segunda, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo - 09h às 21h.


Um comentário: