2

Acompanhamento técnico na reforma do seu apartamento

Elyzia Rodrigues | 19.8.14 | | | | |
Já vimos nas postagens anteriores (Comprei meu apartamento... E agora? e Apartamentos: Com ou sem reformaque para reformas em apartamentos você terá que contratar um arquiteto ou engenheiro para desenvolver um projeto que possa garantir a segurança do imóvel e das pessoas, mas fica uma dúvida, quem vai acompanhar diariamente e coordenar a obra e os profissionais envolvidos?

Foto: Acervo particular
Arquitetas: Bruna Fontan e Elyzia Rodrigues - 2009

Muitas pessoas acreditam que um projeto pronto e um bom empreiteiro ou mestre de obras são suficientes para o bom andamento da execução de uma reforma, isso é mais ou menos verdade...

A mão de obra hoje em dia não é mais como antigamente, é muito fácil encontrar um “faz tudo” com uma boa lábia e que não cobra tão caro, mas que não sabe executar um projeto com qualidade... 

Assim, todo cuidado é pouco! Pesquise!

Não abra mão de profissionais habilitados e competentes, planeje o custo que isso terá e se organize para tê-los, só assim você conseguirá garantir que sua obra corra sem grandes problemas.

Se sua obra for mais simples, a reforma de um banheiro, por exemplo...

Foto: Investtimoveis


O mestre de obras que contratou é comprovadamente bom de serviço, ou seja, ele é capaz de fornecer um bom acabamento, executa as instalações hidráulicas e elétricas com qualidade, executa bem a instalação do gesso e pintura, consegue fazer tudo  de acordo com o projeto e o aval do arquiteto que o projetou?

Se, sim, sua obra pode ter um bom andamento, caso contrário você poderá ter problemas.

Dependendo da complexidade da sua obra, se ela envolver a reforma de vários cômodos, assentamento de diferentes revestimentos, intervenções em instalações elétricas, hidráulicas, uso de materiais especiais como papel de parede ou painéis de madeira que  necessitam de uma base bem nivelada, é muitíssimo recomendável a contratação de um profissional que pode ser o arquiteto que desenvolveu o projeto ou uma empresa especializada para fazer esse acompanhamento diário e coordenar todos os profissionais envolvidos.

Foto: Acervo particular
Arquitetas: Bruna Fontan e Elyzia Rodrigues - 2009


Esse acompanhamento técnico garante um projeto melhor executado, uma melhor interação entre as etapas da obra e quando aparecerem problemas in loco estes serão solucionados com mais eficiência, o que muitas vezes significa o mínimo de falhas e custos adicionais.


Foto: Luis Gomes - Casa Abril 
Projeto: Arq. Ricardo Miura e Arq.Carla Yasuda

De qualquer forma, enquanto proprietário você deve ir á obra constantemente. 
Afinal, toda reforma é um investimentoo valor investido tem que garantir um retorno adequado, ou seja, a sua satisfação. 

2 comentários:

  1. Para que sua reforma seja um sucesso é só utilizar material de construção de qualidade!

    ResponderExcluir
  2. Sim, com certeza! Material de construção de qualidade,mão de obra especializada e o bom gerenciamento de um arquiteto do projeto á execução garante não só sucesso, mas economia de recursos, estética refinada e cliente feliz no final!!

    ResponderExcluir