0

Tudo o que você precisa saber sobre o drywall

Elyzia Rodrigues | 5.11.14 | | | | | | | |
O  gesso é um material resultante do aquecimento da gipsita ou pedra de gesso mineral composto por sulfato de cálcio hidratato de coloração translúcida a branca (mais pura) ou com coloração marrom, amarela, cinza ou rosa (de acordo com o grau de impureza).

Contruindo.org

Este mineral é abundante em todo o mundo, os Estados Unidos são seu maior produtor e consumidor. No Brasil a produção está concentrada principalmente nos estados da Bahia, Pará e Pernambuco. Há pelo menos 9000 anos o gesso está presente na nossa vida cotidiana, seja usado em construções, decoração, na medicina ou na alimentação.

O gesso aplicado como material de vedação entre os blocos das pirâmides há pelo menos 5000 anos, por exemplo. Os gregos utilizaram o gesso especialmente como janela de seus templos, quando este tinha uma qualidade de transparência e os romanos para confecção de milhares de cópias ou moldes de estátuas. 

Vamos nos focar aqui no gesso utilizado na construção.

Foto: Pixabay

GESSO FUNDIDO
O sistema construtivo é parecido com o sistema de alvenaria, porém, utiliza-se bloco de gesso no lugar de bloco de cerâmica ou de concreto e a massa de gesso no lugar da argamassa.

O gesso fundido pode ser encontrado sob a forma de blocos, placas para forro, molduras, frisos ou massa para revestimento.

FORRO
Caso a área a ser forrada tenha pequenas dimensões este forro de gesso ainda é vantajoso por causa do seu  baixo custo e o risco menor de dilatação.

Foto: Clasf

Fornecido em placas de 60x60cm sua instalação horizontal é feita através de encaixe tipo macho-fêmea e instalação  vertical através de fios galvanizados atirantados na laje.
  
REVESTIMENTO DE GESSO
A aplicação da massa de gesso pode ser feita diretamente na laje de concreto ou parede de bloco de concreto ou de cerâmica, mas também pode ser aplicada sobre o reboco.

O custo da escolha desta massa de gesso é inferior ao custo da massa corrida convencional, além de minimizar a quantidade de massa corrida necessária no processo de pintura.

MOLDURA, FRISO E SANCA
Usados como elementos decorativos e detalhes em projetos de iluminação e decoração.

Foto: B2B Decorações

GESSO ACARTONADO
O sistema construtivo com gesso fundido está sendo cada vez menos utilizado, pois o sistema drywall de construção á seco, embora ainda mais caro, é mais vantajoso que aquele, pois:
  • Consegue ser executado com maior rapidez;
  • Proporciona uma obra mais limpa e em conseqüência com menos transtornos;
  • Tem maior resistência mecânica o que evita o aparecimento de trincas;
  • Proporciona melhor conforto térmico e acústico.
  • Possibilita ganho de área útil por ter uma espessura mais fina.

O sistema drywall contempla a construção de paredes e forros construídos com chapas de gesso (que resiste aos esforços de compressão) revestidas por duas folhas de papel cartão (que resiste aos esforços de tração) feitas de forma especial para receber pintura e reboco sem sofrer danos.

Foto: MHA - Daniela Senador


Estas chapas de gesso são fixadas em estruturas metálicas que permitem configurar o forro e as paredes de acordo com as exigências de cada ambiente.

No Brasil seu uso ainda não é tão comum, mesmo considerando as suas vantagens, mas ainda sim, vem ganhando cada vez mais notoriedade na construção civil.

Ainda há muito desconhecimento á respeito das reais vantagens de investimento nesse tipo de material.

Então vamos lá... Vamos tentar saná-las.

As chapas de gesso são encontradas em diferentes modelos para diferentes funções. 

Suas dimensões podem variar entre os diversos fabricantes.

Este sistema simplifica o trabalho do pedreiro, pois ele passa a exercer a função de montador, o acabamento final fica mais fácil, as emendas ficam homogêneas, deste modo o  trabalho se torna mais rápido gerando ganho de produtividade e em conseqüência ganho de tempo.

Foto: Equipe da Obra

Além disso, é possível instalar no interior das paredes e forros as tubulações elétricas, hidráulicas, de comunicação e lógica.

Para melhorar o conforto acústico e térmico dos ambientes esses elementos construtivos podem ser preenchidos com isolantes acústicos ou térmicos.


Foto: Casa Abril - Samuel Rodrigues

Chapa ST - Chapa de coloração cinza é indicada para áreas internas e secas. Usada na construção de paredes, forro, revestimento de shafts e mobiliários integrados á parede.

Espessura: 6,4mm / 9,5mm / 12,5mm / 15mm
Largura: 600mm a 1200mm
Comprimento: 1800mm a 3600mm
Bordas rebaixadas ou quadradas.

Chapa RU - Chapa de coloração verde, são fabricadas com o acréscimo de elementos hidrofugantes, é indicada para execução de paredes em áreas molhadas internas como área de serviço, copa e banheiro,  inclusive na área do chuveiro.

Foto: Tecnhé


Embora seja mais resistente á água, sua absorção é no máximo 5%, o contato direto com a água através de infiltrações poderá danificá-la.

Espessura: 9,5mm / 12,5mm / 15mm
Largura: 1200mm
Comprimento: 1800mm a 3600mm
Bordas rebaixadas ou quadradas. 

Chapa RF - Chapa de coloração cor de rosa, são indicadas para construção de paredes e forro em áreas internas que necessitem de resistência ao fogo.

Espessura: 12,5mm / 15mm
Largura: 1200mm
Comprimento: 1800mm a 3600mm
Bordas rebaixadas ou quadradas.

Foto: Knauf

Chapa acústica – chapas de coloração branca, com furação redonda, quadrada ou em filete, são indicadas para áreas internas fechadas e que necessitem de um maior conforto acústico.

Espessura: 12,5mm
Largura: 1200mm
Comprimento: 1800mm a 2000mm
Bordas quadradas.  


Foto: Edil Portale

Chapa flexível - Chapa de coloração cinza com espessura mais fina que permite a construção de paredes, forro e revestimento na forma curva com raios entre 300 a 1000mm.

Espessura: 6,5mm
Largura: 1200mm
Comprimento: 1800mm a 3600mm
Bordas rebaixadas ou quadradas.

Foto: Divisórias.co

Um importante item na construção através do sistema de drywall é verificar qual será o peso que as paredes e o forro deverão sustentar depois de prontos.

Uma chapa de gesso suporta até 10 Kg, desde que em uma pequena área, é necessária a utilização de parafusos e buchas específicos para esse sistema de construção.

A fixação de quadros, espelhos, bancadas, prateleiras, televisores, equipamentos ou outros objetos nas paredes ou  no forro deverá ser previamente pensada, pois a estrutura interna deverá receber um reforço para distribuição do peso.



Caso a parede de gesso já esteja pronta e houver necessidade de fixação de um objeto depois, deve-se fazer um corte na chapa, promover o reforço interno da estrutura na área determinada e fechar novamente refazendo o acabamento.

As chapas de gesso acartonadas para construir forros serão mais resistentes quanto mais resistentes forem os métodos de instalação utilizados.

FORRO ESTRUTURADO
Para áreas maiores será necessário o uso de uma malha de estrutura galvanizada formada por peças
verticais presas na laje e peças horizontais aonde serão parafusadas as chapas de gesso.

Foto: Bandgesso

Esta malha irá garantir a estabilidade e resistência do forro.

FORRO ARAMADO

Em áreas menores as chapas de gesso podem ser fixadas nas peças horizontais galvanizadas e a amarração vertical pode ser feita por arames galvanizados, neste caso quanto maior a bitola dos arames mais resistente ficará.


Caso haja a fixação no forro de algum objeto com mais de 3 Kg, como lustre pendente, trilhos com refletores ou projetores a fixação destes objetos deverá ser feita na laje.

Outro item importante que vale á pena mencionar é o seguinte, o gesso deve ser separado dos demais rejeitos da construção civil, pois quando misturado com eles torna-se inviável a sua reciclagem.

A responsabilidade desta atividade é de todos, do construtor, do gesseiro ou montador de drywall.

Se quiser contribuir para minimizar os impactos ambientais de sua obra exija isso deles. O planeta agradece!

Para saber mais á respeito leia: Gazeta do Povo

Quer ser o primeiro a receber as novidades da página? 
Cadastre seu e-mail no botão  Acompanhe que enviamos pra você!

Fonte:










Nenhum comentário:

Postar um comentário