0

Como escolher o toldo ideal?

Elyzia Rodrigues | 20.9.16 | | | | |
Os dias quentes já estão chegando e com eles a maior intensidade de luz solar que entra pelos ambientes.

Foto: Habitíssimo

Em postagens anteriores já falamos á respeito da iluminação natural, das telhas translúcidas e do pergolado, porém todas essas estruturas são fixas e há alguns momentos em que queremos ter um controle maior sobre a quantidade de iluminação natural que entra ou não nos ambientes a nosso bel prazer.

O toldo pode ser uma excelente opção para cobertura, pois vai permanecer aberto ou fechado de acordo com a demanda de cada momento, por ser suspenso vai garantir que o espaço que cobre continue livre, diferente de algumas estruturas em pergolado, por exemplo.

Além disso, ele pode ser usado verticalmente como fechamento lateral do ambiente, pois os dias quentes trazem com eles pancadas de chuva, e ninguém quer ficar dentro de caso só por causa disso, não é?

Antes de escolher um toldo, procure informações com um arquiteto, ou com quem possui um toldo em casa e busque profissionais e empresas conhecidas e que trabalhem com garantia, assim você fica seguro para investir no melhor modelo para você.

Foto: Orceclick

Há no mercado modelos de toldo com maior ou menor flexibilidade, quanto ao tamanho da área de cobertura, quanto á existência ou não de barra de sustentação, quanto ao funcionamento motorizado ou manual, além do material do tecido de cobertura.

O toldo é indicado para uso tanto em áreas comerciais como para residenciais.

O preço de instalação de um toldo vai variar dependendo do tamanho da área a ser protegida, do modelo e do material escolhidos.

Foto: Liwi Decor

A escolha ideal do tecido ou lona do toldo vai depender da quantidade de iluminação natural que queremos bloquear e o tempo que irá passar em condições adversas.  É recomendado escolher sempre uma lona que tenha um bom fator de proteção contra os raios UVA.

As lonas de PVC e as acrílicas são mais baratas, são fáceis de limpar, pois não são aderentes e bastante resistentes ás intempéries.

Foto: Guaira News

As lonas de vinil plástico com trama de nylon são indicadas para quem quer a área de cobertura do toldo receba toda a luminosidade externa. Sua resistência é de aproximadamente 8 anos, mas pode durar mais se não ficar aberto 24 horas por dia.

O policarbonato é uma opção indicada para quem deseja que a iluminação natural penetre no ambiente e que a chuva seja totalmente barrada.

 Foto: Kyowa Toldos

É um material flexível, a desvantagem desse tipo de cobertura é que ela pode esquentar e aquecer o ambiente, mas o mercado disponibiliza coberturas de policarbonato refletivas, que são atérmicas.

Mas não se esqueça, só adquira o produto depois de se certificar que recebeu proteção contra os raios UV. 

O preço é mais alto em relação aos outros materiais, em compensação pode durar até 20 anos.

Foto: Decorando Casas

A tela de fibra de vidro revestida com PVC para fechamento vertical pode ter a abertura da trama maior ou menor, na hora da compra verifique a melhor para o seu caso.

Existem toldos de diferentes cores e elas influenciam no resultado da quantidade de luz que entra em cada ambiente, o branco, por exemplo, ofusca a visão mais do que uma tela escura.

Embora as estruturas de ferro dos toldos sejam bem mais baratas, a estrutura de alumínio e aço levam vantagem, pois garantem melhor resultado e durabilidade.


Para proteger melhor a estrutura de ferro é necessário o uso de pintura eletrostática, anodização e outros tratamentos.

Os toldos retráteis, geralmente são de lona alumínio ou policarbonato, oferecem mais praticidade.

Os toldos de tecido possuem perfis de estrutura articulados e se encolhem em direção à fachada. Já os materiais fabricados em chapas possuem sistema de abertura e fechamento deslizante.

 Foto: As Arquitetas

Os toldos enroláveis só podem ser de tecido e permitem que o vão seja completa ou parcialmente aberto graças a um sistema de molas.

A motorização do toldo é hoje uma solução inteligente e cômoda para os usuários, porque garante aumento de até 25% da vida útil do toldo, além de dar a opção de programação e variação de posicionamento das peças, porém seu preço pode ser até 50% maior.

Cada modelo de toldo vai exigir uma medida máxima e mínima.

Foto: Criativa Coberturas

Os toldos de rolo com braço articulado devem ter no máximo 12,0 m de largura por 3,5 m de projeção; mesmo toldo em leque máximo pode ter 5 m de largura por 7 m de projeção.

Os toldos precisam de cuidados específicos:
  • Nunca recolha o toldo molhado e lave-o regularmente.
  • Use somente sabão neutro e água; nunca utilize produtos químicos, pois isso resseca precocemente o tecido.
  • Não lave com jatos fortes de água, pois estes podem perfurar o tecido do toldo. 


Foto: As Arquitetas

Com todas essas informações fica muito mais fácil escolher o toldo em função do espaço que tem disponível, o modelo que deseja e o custo de cada uma das possibilidades. Não é mesmo?

Depois de tudo pronto, mostre aqui como ficou!

Essas postagens podem ser interessantes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário