2

Livro: Da casa passiva á norma Passivhaus

Elyzia Rodrigues | 3.2.15 | | |

Passivhaus é um conceito construtivo que busca definir um padrão de construção eficiente para determinada região, segundo os  seguintes critérios:

  • Eficiência energética: o edifício construído deve conseguir economizar até 75% da energia quando comparado á edificações convencionais;
  • Eficiência térmica: a temperatura interna da edificação deve ser uniforme com boa qualidade de umidade relativa.
  • Acessibilidade econômica: o acréscimo de custos de construção dessas edificações não ultrapassa 5% em relação ás edificações convencionais. Além disso, o custo operacional e de manutenção também é baixo.
  •  Sustentabilidade: redução na emissão de CO² na atmosfera devido á eficiência energética, redução da dependência de combustíveis fósseis e uso de fonte de energia renovável. 


Em tempos de crise hídrica e energética, vale mais do que sempre se preocupar com o tipo de edificações estamos construindo.

Enfim, hoje é mais que urgente recuperar esse conceito de construção. 

Se quiser saber mais á respeito, a  Editora GG Brasil lançou no ano passado um livro que trata do assunto.

No livro “Da Casa Passiva á Norma PassivHaus – A Arquitetura Passiva em Climas Quentes”, o autor explica todos os requisitos que norteiam o uso da norma PassivHaus em edificações a ser construídas em territórios de clima quente. 

A abordagem é feita de forma prática e direta apresentando os conceitos, tecnologias e diretrizes fundamentais para aplicação desta norma nas construções. 

O livro é dividido em três partes: 
1- Arquitetura passiva, 
3- Exemplos práticos demostrando sua viabilidade aplicada em edificações já construídas, inclusive com exemplo no Rio de Janeiro.




Da Casa Passiva à Norma PassivHaus
A Arquitetura Passiva em Climas Quentes
Micheel Wassouf

Editora GGBrasil  – 2014





2 comentários:

  1. E uma pena que detalhes tao importantes como estes citados por voce nao sao ainda um padrao na industria da construcao civil no brazil.

    ResponderExcluir
  2. Helvécio, ainda não são, mas o intuito é fazer com que seja levando essas inforamções ao conhecimento de todos.
    Um grande abraço pra você!

    ResponderExcluir