4

Você sabe diferenciar piso, carpete e laminado de madeira?

Elyzia Rodrigues | 18.8.15 | | | | |
A arquitetura não é percebida somente pelos olhos, mas por todos os sentidos, e muitas vezes isso vai interferir na escolha de determinados  materiais de acabamento.

Hoje em dia existe uma enorme variedade de piso no mercado, são diferentes materiais, texturas, cores e preços

Foto: Casa e Decor

A escolha muitas vezes leva em consideração facilidade de manutenção e limpeza, pois com a vida corrida que levamos pisos de  manutenção difícil são facilmente descartados da lista de alternativas.

Nem sempre os pisos cerâmicos ou porcelanatos são as escolhas mais adequadas, mesmo que o padrão de acabamento seja tal qual um piso de madeira, por exemplo. 

Então quais são os pisos de madeira que temos hoje no mercado que consiga conciliar bom praticidade, resistência, durabilidade e preço?

PISOS DE MADEIRA

Há anos atrás, tacos, assoalhos e parquets eram muito apreciados em construções brasileiras. A diferença entre eles encontra-se na espessura e largura das ripas (tábuas) de madeira que compõem o piso e também na sua forma de aplicação.

Foto: Viver Hogar

Em comum, eles possuem o fato de serem de madeira natural maciça, em toda sua composição. Existem pisos de cumaru, peroba, ipê, amêndola, tauari, carvalho, entre muitos outros. As diferenças de resistência e dureza variam de acordo com cada espécie, mas não vamos entrar em detalhes aqui.

Suas espessuras variam, geralmente, entre 1,0cm e 2,5 cm, dependendo do tipo de acabamento. É possível ainda realizar diversos desenhos ou paginações com os diferentes formatos de piso
Muitos exemplares de construções com esse tipo de piso resistem até os dias de hoje.

Foto: Casa & Jardim

Algumas vantagens dos pisos de madeira são durabilidade, possibilidade de raspagens que deixam o piso quase novo após anos de uso, conforto térmico e acústico, sensação de aconchego, entre outras.

As desvantagens são o alto custo desse tipo de material e o tempo de aplicação, principalmente em caso de reforma.

CARPETE DE MADEIRA

É um piso constiuído de uma folha de madeira natural, bastante fina, colada e prensada a uma base de madeira processada (compensado,  aglomerado, MDF ou similares). É bem mais fino do que o piso de madeira maciça, com espessura entre 5,0mm a 7,0mm.

Foto: Carpete de Madeira

O carpete de madeira é usualmente instalado com bastante facilidade ao contrapiso e funciona como um piso flutuante, ele não é colado ou parafusado ao piso, é colocado sobre uma manta de separação e preso um ao outro por meio de encaixes do tipo macho e fêmea. Nas bordas é aplicado um rodapé que arremata o revestimento, evitando que ele saia do lugar.

Enquanto a rapidez de aplicação e preço são suas grandes vantagens, as desvantagens estão relacionadas à baixa durabilidade, um ruído “oco” ao se caminhar sobre ele e baixíssima resistência à água.

PISO LAMINADO

O piso laminado é muito similar ao carpete de madeira, sua aplicação e a base são bastante similares. A grande diferença entre eles  está no acabamento final.

Foto: Lina Decorações

O piso laminado é fabricado a partir de micro partículas de madeira prensada de alta densidade revestida com papel decorativo com estampas de madeira, enquanto no carpete de madeira o acabamento é em folha de madeira, esta característica é o que gera confusão entre os dois produtos.


Foto: Pedreirão

Este papel decorativo é protegido por uma folha de resina melamínica, que cria uma camada bastante resistente ao desgaste.

Semelhante ao carpete de madeira, a vantagem desse tipo de piso é a rapidez de aplicação e preço, a alta tecnologia de fabricação desses produtos gera um resultado bastante satisfatório em termos de encaixe e aparência final. A durabilidade é maior do que a dos carpetes de madeira, por causa do acabamento do laminado (um processo chamado overlay, mais durável que o verniz do carpete de madeira), porém menor do que a do piso de madeira. As questões de ruído “oco” persistem, porém com algumas melhoras.

O processo de fabricação do laminado de madeira se divide em dois tipos:
  • Baixa Pressão (BP) - Neste processo o papel decorativo (melamínico) é prensado sobre o painel de MDF ou aglomerado, sem a utilização de cola. O papel melamíco de baixa pressão é estocado em ambiente climatizado, de forma a manter as propriedades da resina. Após a impregnação do papel com resina dá-se a montagem e o conjunto é levado a uma prensa plana na qual sofre os efeitos de temperatura e pressão, fundindo o papel ao painel, originando o revestimento BP.

  • Alta Pressão (AP) - Os papéis utilizados para Alta Pressão são os mesmos que para BP, o que difere é que sob Alta Pressão o papel decorativo é prensado com temperatura e pressão superior, tendo entre ele e o painel várias folhas de papel Kraft, e é impregnado com resinas que dão maior resistência à umidade.




Já se sente mais seguro para escolher o piso de madeira mais adequado ao seu projeto?

Compartilhe o que achou!







4 comentários: