4

O que é um projeto arquitetônico?

Elyzia Rodrigues | 13.8.15 | | | | |
Embora muitos pensem que o projeto de arquitetura são apenas desenhos, estes desenhos são apenas uma pequena parte de toda a atividade de elaboração de um projeto, existe uma enorme atividade que é bastante subjetiva que acontece antes do projeto em si, vou tentar clarear como acontece.

Foto: Tom Mackzie - Fachada
Projeto: Villa Savoye - Le Corbusier

Imagine que tenha comprado um terreno e quer construir uma casa, mas não consegue visualizar como tudo o que você e sua família querem, o que podem gastar se encaixam... Resolve uma coisa que interfere com a outra... Está perdido e não sabe bem por onde começar... Você então percebe que precisa de ajuda, então resolve contratar um arquiteto.

Arquiteto contratado é hora de conversar com ele sobre seus sonhos, desejos, anseios, necessidades e sobre o valor disponível para investir. Sim, concretizar um sonho é um investimento.

Essa conversa é totalmente emocional, é o momento de “abrir o coração”, ser sincero sobre coisas que gosta de fazer, sobre coisas que aborrecem, sobre coisas que precisa, sobre como é sua vida hoje e como a imagina na sua futura casa. Se a casa será pra você e sua família, é importante que todos participem dessa conversa.


Foto: Archweb - Desenhos Arquitetônicos
Projeto: Villa Savoye - Le Corbusier

É durante essa conversa sobre sonhos, necessidades e dinheiro que o arquiteto vai compilando informações sobre você e sua família, sobre como “desenhar” a sonhada casa.

Todo terreno possui uma Lei de Uso e Ocupação, ou outro documento pertinente que dita, entre outras coisas, quanto da área do terreno pode ser ocupada e como a edificação deve ser construída. Ao elaborar um projeto de arquitetura essas diretrizes também devem ser consideradas. 

Tipo de solo e topografia do terreno, posição do sol, predominância de ventos, vegetação existente a ser conservada ou retirada, são alguns dos aspectos que fazem parte da elaboração do projeto.

É com essas informações que o arquiteto vai poder criar a funcionalidade, a forma e com as dimensões que são ideais para você e sua família.

Espero que esteja ficando mais claro...

A elaboração do projeto de arquitetura precisa ainda andar de mãos dadas com o projeto estrutural, explico melhor, as estruturas são vigas e pilares que fazem a sustentação da casa e elas podem ser aparentes ou ocultas, isso é definido pelo arquiteto em conjunto com o engenheiro estrutural a partir das informações que você passou pra ele durante a conversa inicial.

Foto: Ukssays - Vista interna
Projeto: Villa Savoye - Le Corbusier

Instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, instalações de ar condicionado, de segurança e alarme, sistemas de automação e de som, iluminação externa, de irrigação, em caso de áreas com grandes jardins, e também, sistema de captação de energia solar e de águas pluviais são aspectos importantes na concepção do seu projeto de arquitetura

O arquiteto fará a você muitas perguntas sobre esses assuntos, não se preocupe se não souber responder de imediato, ele saberá ajudá-lo a responder. Todas essas perguntas são necessárias para construir uma visão geral de tudo o que você quer, precisa e pode gastar.

Com as perguntas respondidas, informações conciliadas, o projeto ganha forma, ganha a sua “cara”.
É somente nesse momento que começam a aparecer os desenhos, ou desenhos arquitetônicos.

Conseguiu entender como um arquiteto elabora um projeto arquitetônico? Ou ainda tem dúvidas sobre o assunto?

Compartilhe com a gente!

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Lucas!
      Tudo bem?
      Que ótimo saber da sua empresa.
      Assim temos referência de possíveis indicações.
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Bom dia Elyzia, tudo bem?
    Sou fabricante dos guarda sois da Umbrosa, os PARAFLEX.
    Gostaria de lhe mandar por email uma presentação dos itens que fabrico e encamonhar por correio amostra dos tecidos e aluminos pintados, além de um CD com mais de 1.000 fotos de guarda sois e ombrelones já instalados.
    Minha intenção é ajudar com dados técnicos e quem sabe incluir em seus projetos.
    Aguardo seu retorno e seu email para envio de arquivos.
    Meu email é comercial@umbrosa.com.br
    \meu site www.umbrosa.com.br
    Meu watts é 41 99924-5372
    Luiz Gabardo.
    Gerente comercial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz!
      Tudo em com você?
      Muito obrigada pelo contato.
      É sempre bem vindo catálogos e amostras dos fornecedores além de ser muito importante
      para o meu trabalho na página ter acesso as respectivas especificações dos materiais sobre
      os quais escrevo.
      Espero em breve ter a chance de especificar seu produto.
      Um grande abraço

      Excluir