0

O que é um projeto arquitetônico?

Elyzia Rodrigues | 13.8.15 | | | | |
Embora muitos pensem que o projeto de arquitetura são apenas desenhos, estes desenhos são apenas uma pequena parte de toda a atividade de elaboração de um projeto, existe uma enorme atividade que é bastante subjetiva que acontece antes do projeto em si, vou tentar clarear como acontece.

Foto: Tom Mackzie - Fachada
Projeto: Villa Savoye - Le Corbusier

Imagine que tenha comprado um terreno e quer construir uma casa, mas não consegue visualizar como tudo o que você e sua família querem, o que podem gastar se encaixam... Resolve uma coisa que interfere com a outra... Está perdido e não sabe bem por onde começar... Você então percebe que precisa de ajuda, então resolve contratar um arquiteto.

Arquiteto contratado é hora de conversar com ele sobre seus sonhos, desejos, anseios, necessidades e sobre o valor disponível para investir. Sim, concretizar um sonho é um investimento.

Essa conversa é totalmente emocional, é o momento de “abrir o coração”, ser sincero sobre coisas que gosta de fazer, sobre coisas que aborrecem, sobre coisas que precisa, sobre como é sua vida hoje e como a imagina na sua futura casa. Se a casa será pra você e sua família, é importante que todos participem dessa conversa.


Foto: Archweb - Desenhos Arquitetônicos
Projeto: Villa Savoye - Le Corbusier

É durante essa conversa sobre sonhos, necessidades e dinheiro que o arquiteto vai compilando informações sobre você e sua família, sobre como “desenhar” a sonhada casa.

Todo terreno possui uma Lei de Uso e Ocupação, ou outro documento pertinente que dita, entre outras coisas, quanto da área do terreno pode ser ocupada e como a edificação deve ser construída. Ao elaborar um projeto de arquitetura essas diretrizes também devem ser consideradas. 

Tipo de solo e topografia do terreno, posição do sol, predominância de ventos, vegetação existente a ser conservada ou retirada, são alguns dos aspectos que fazem parte da elaboração do projeto.

É com essas informações que o arquiteto vai poder criar a funcionalidade, a forma e com as dimensões que são ideais para você e sua família.

Espero que esteja ficando mais claro...

A elaboração do projeto de arquitetura precisa ainda andar de mãos dadas com o projeto estrutural, explico melhor, as estruturas são vigas e pilares que fazem a sustentação da casa e elas podem ser aparentes ou ocultas, isso é definido pelo arquiteto em conjunto com o engenheiro estrutural a partir das informações que você passou pra ele durante a conversa inicial.

Foto: Ukssays - Vista interna
Projeto: Villa Savoye - Le Corbusier

Instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, instalações de ar condicionado, de segurança e alarme, sistemas de automação e de som, iluminação externa, de irrigação, em caso de áreas com grandes jardins, e também, sistema de captação de energia solar e de águas pluviais são aspectos importantes na concepção do seu projeto de arquitetura

O arquiteto fará a você muitas perguntas sobre esses assuntos, não se preocupe se não souber responder de imediato, ele saberá ajudá-lo a responder. Todas essas perguntas são necessárias para construir uma visão geral de tudo o que você quer, precisa e pode gastar.

Com as perguntas respondidas, informações conciliadas, o projeto ganha forma, ganha a sua “cara”.
É somente nesse momento que começam a aparecer os desenhos, ou desenhos arquitetônicos.

Conseguiu entender como um arquiteto elabora um projeto arquitetônico? Ou ainda tem dúvidas sobre o assunto?

Compartilhe com a gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário