0

Conheça as etapas de um projeto de arquitetura - Parte I

Elyzia Rodrigues | 20.8.15 | | | | | |
Já falamos aqui sobre o que são desenhos arquitetônicos, mas você sabe o que é feito em cada uma das etapas de um projeto arquitetônico?

Foto: Golf Village - Casa Abril

Sabe o significado de termos como: levantamento topográfico, estudos preliminares, anteprojeto, projeto executivo ou detalhamento?

Algumas pessoas não entendem claramente o que seja, por isso nem sempre conseguem avaliar corretamente todo o trabalho realizado pelo arquiteto quando elabora um projeto de arquitetura.

Não, projetos arquitetônicos não são resolvidos numa noite, nem mesmo num guardanapo como em filmes de Hollywood...

Vamos dividir esse post em duas parte, uma que considera as etapas iniciais e a outra que são as etapas finais do projeto. 

LEVANTAMENTO DO TOPOGRÁFICO

Imagine que vá construir uma casa e que a primeira pergunta que o arquiteto faz é sobre o levantamento do terreno. O que é isso? Você se pergunta...

O levantamento do terreno ou levantamento topográfico é um documento que consiste em medidas das divisas, distâncias e inclinações.

É necessário contratar um topógrafo para executar esse serviço antes de iniciar qualquer tipo de construção, independente da dimensão ou do quanto ela vai ocupar do terreno.

Foto: Zeniti
As informações contidas neste documento são apresentadas em forma de planta da área e deve estar acompanhada de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), este documento é a base que o arquiteto utiliza para elaborar o projeto.

Uma dica importante:
É comum o terreno ter uma documentação com dimensões que não correspondem às dimensões reais in loco. Se possível faça o levantamento antes da aquisição do terreno ou negocie com o vendedor sobre essa possível diferença.

ESTUDOS PRELIMINARES

O estudo preliminar consiste naquela primeira conversa com o arquiteto, respondendo ás perguntas pertinentes aos seus sonhos, desejos e necessidades.

É nessa etapa que é criado o programa de necessidades, é a etapa mais importante do processo, pois é a partir dessa primeira conversa que o projeto será elaborado.

Na postagem: O que é um projeto arquitetônico , você pode ler com mais detalhes.

ANTEPROJETO OU ESTUDO INICIAL

Após o estudo preliminar ou atividades preliminares, a etapa seguinte é a elaboração do Anteprojeto ou Estudo inicial.
É nessa etapa que acontece os primeiros estudos formais de alinhamento de todas as informações
colhidas até aqui.

O arquiteto vai utilizar além delas, o levantamento topográfico, a Lei de Uso e Ocupação do Solo, o Código de Obras e demais legislações exigidas.
Anteprojeto elaborado, o arquiteto apresenta a proposta do projeto em que ele integrou adequadamente todas as informações e exigências, e é claro, apresentando um projeto com formas bonitas e harmoniosas. 

É importante salientar que é nessa fase que as mudanças de necessidades e anseios, ou outras solicitações podem ser feitas sem custo adicional.
 
Foto: AU PINI
Nessa etapa são gerados os desenhos necessários para que o cliente consiga entender o projeto proposto pelo arquiteto, como: plantas, layout, setorizações, cortes, fachadas, implantação, animações 3D (maquete eletrônica).

Já se sentem mais familiarizados com a as etapas de um projeto?
Gostaram? Compartilhem!

Na próxima semana continuaremos a falar mais sobre o assunto. Aguardem!!

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”

Outras postagens também podem esclarecer suas dúvidas, clique nos links abaixo:
O que é um projeto arquitetônico?
A importância do projeto ou cálculo estrutural
O que é um projeto legal ou projeto de prefeitura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário