0

Características essenciais das tintas

Elyzia Rodrigues | 15.3.16 | | | | |
O mercado oferece uma infinidade de tipos de tintas para aplicar e revestir superfícies em ambientes internos e externos. As possibilidades e variações são tantas que podem deixar muitas dúvidas, pois ainda temos que verificar o custo-benefício do produto. Deste modo, é essencial entender o que um produto pode ou não oferecer.


Vamos falar um pouco sobre tintas...

A tinta é um produto que compramos pronto ou quase pronto para aplicação. Durante sua fabricação já são previstas uma série de características que são dadas pelo tipo, quantidade e qualidade das resinas e pigmentos que entram em sua composição. São esses elementos que vão determinar as superfícies em que ela poderá ser aplicada e em que circunstâncias.

As características essenciais das tintas são:

UNIFORMIDADE - A tinta tem que ser capaz de isolar completamente a superfície que está revestindo das ações danosas do ambiente em que ela se encontra, então não pode apresentar trincas ou rachaduras depois de aplicada, ela deve ser resistente para suportar essas ações.

 Foto: Oficina da Casa

INÉRCIA QUÍMICA - Outra característica importante é ser quimicamente inerte, ou seja, as resinas e pigmentos que constituem a tinta devem reagir o mínimo possível com os elementos do meio ambiente, principalmente a água que pode aparecer sob a forma de vapor, umidade, chuva, neblina ou maresia.

ADERÊNCIA - Se a capacidade de aderência da tinta fica a desejar isso quer dizer que a tinta vai sair no primeiro atrito ou esforço mecânico que fizermos, para que a aderência seja satisfatória a superfície deve possuir microrrugosidades ou microrranhuras suficientes para que a tinta seja absorvida. É essa característica que garante a durabilidade da tinta.

Foto: Maõs á Obra

ESPESSURA - É uma característica que pode variar muito, mas é fundamental que a tinta seja capaz de ocultar o aspecto original da superfície em que está sendo aplicada com duas a três demãos. A espessura influi na sua capacidade de cobertura. Tintas muito ralas possuem uma espessura menor, logo um menor rendimento, a isso se dá o nome de poder de cobertura, quanto maior o poder de cobertura mais econômica a tinta é. 

 
IMPERMEABILIDADE - É imprescindível que as tintas sejam impermeáveis á água em suas diferentes formas. Uma mesma superfície pode estar exposta ao ambiente de diferentes maneiras, caso de paredes externas e internas, ou de paredes de quartos e cozinha, por exemplo. Em cada situação será usado um tipo diferente de tinta, mas em todos os casos ela será impermeável.


BRILHO - O brilho da tinta diz respeito a capacidade de refletir a luz branca que incide sobre a superfície pintada.  O brilho pode ser variável de tinta para tinta e sua escolha será feita de acordo com as sensações que cada espaço deve transmitir, se mais sofisticados, mais alegre, mais vivo, etc. O brilho das tintas depende da quantidade de resinas e/ou pigmentos utilizados em sua composição.

 Foto: Tu Organizas

Na próxima semana vamos continuar falando sobre tintas.
Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário