4

Ofurô de madeira

Elyzia Rodrigues | 31.5.16 | | | | |
Assim que cruzamos a porta de entrada de nossas casas o que mais queremos é sermos acolhidos, protegidos e curados da agitação e desconforto do mundo externo. 

Sendo a água um elemento natural de cura e o calor uma reação que libera endorfinas provocando relaxamento... Que tal intensificar essa sensação de conforto e cuidado instalando um ofurô em sua casa?

Foto: Ofurô

“Mas minha casa é tão pequena...”
Calma, há ofurôs que podem ser feitos sob medidas!

Ofurô ou furô (banheira em japonês) é um tipo de banheira tradicional originada no Japão e caracterizada pelo seu formato mais profundo e curto permitindo a imersão com o corpo em posição fetal, pois há profundidade suficiente para a água cobrir os ombros de uma pessoa sentada.

Foto: Will Arte

São banheiras fabricadas em madeira sendo o cedro-rosa a mais utilizada no Brasil, porém existem também modelos em acrílico, fibra de vidro e outros plásticos apropriados.

A água do ofurô é aquecida por ebulidor elétrico ou aquecedor á gás deixando a temperatura da água em aproximadamente 40 °C.

Ele pode ser encontrado em dimensões individual, dupla, para uso coletivo e ainda em tamanho infantil e ser instalado externa ou internamente.

Foto: Cuiket

O objetivo não é lavar o corpo, pois quem entra num ofurô deve lavar-se e enxaguar-se previamente.

Diferentemente das banheiras de hidromassagem, o ofurô é uma banheira com instalação, manutenção e transporte mais baratos.

A instalação de um ofurô é muito simples, ele chega pronta no local a ser instalado, por essa razão, em caso de apartamento, é importante verificar se a peça encomendada consegue passar pelas portas, elevadores ou se será necessário içá-la pela janela.

Para instalá-lo será necessário um ponto de entrada de água para fazer o abastecimento de água quente e fria e um ponto de saída de água (ralo). Este ponto não precisa ficar necessariamente embaixo da peça, apenas próximo o suficiente para receber a água do tubo do dreno do ofurô.

Foto: A&C

Em caso de optar pelos itens opcionais do ofurô como aquecedor, hidromassagem, iluminação subaquática será preciso instalação elétrica.

Importante, como as peças do ofurô são encaixadas em macho-fêmea, quando o enchemos pela primeira vez ocorre um pequeno vazamento antes que essas peças de madeira absorvam parte dessa água e inchem travando o encaixe.


Foto: Ofurô

Nunca deixe o ofurô mais de dois dias sem água, pois isso pode danificar a estrutura de madeira, além disso, é a água que mantém sua estanqueidade.

É recomendável trocar a água do ofurô pelo menos a cada dois meses.

 Foto: Decorando Casas


Os ofurôs devem ser limpos a cada troca de água, faça uma limpeza interna e externa com sabão neutro e água corrente, usando um pano, uma escova macia ou o lado macio de uma bucha. É necessário lixar o ofurô com certa periodicidade para não acumular microrganismos presos entre as peças de madeira.

Recomenda-se a cada 6 meses renovar o verniz tipo stain dos ofurôs externos e também aplicar pintura anti-ferrugem nas partes metálicas.

Embora a tampa seja um item opcional na maioria dos fornecedores, manter o ofurô tampado quando não estiver sendo utilizado evita a evaporação da água e a mantêm limpa.
Se o ofurô está instalado em áreas externas a recomendação é quase obrigatória.



Foto: Ligada nas Dicas

Não é recomendado tratar a água do ofurô como a de uma piscina, pois, excesso de cloro e água muito ácida danificam a madeira.

Lembre-se o ofurô deve ser usado após o banho, assim a água fica limpa por muito mais tempo, caso contrário cremes, loções e a própria oleosidade do corpo podem deixar a água oleosa ou com espumas.

É importante lembrar que se for instalar um ofurô no seu apartamento será necessário se certificar que a estrutura é capaz de suportar o peso do ofurô cheio, caso contrário terá problemas. Além disso, obras em apartamentos devem ser acompanhadas de um responsável técnico, em caso de dúvidas veja outras postagens da página sobre o assunto.

Óleos essenciais, luz de velas, flores, uma toalha ou roupão bem felpudo... Pronta para relaxar?
 Já tem um ofurô em casa? Conta pra gente como é!

Aproveite esses dias frios e se aqueça nas leitura dessas postagens:
Para aquecer a casa: Lareiras - Parte I
Para aquecer a casa: Lareira - Parte II

Fonte:
Sol & Ar Mundo Água
Ofurô
Construindo e Reformando
2 Quartos

4 comentários:

  1. Cara Elyzia. Parabéns pela DICA dos ofurôs. Executei há alguns anos uma ofurô, que já está bastante desbotada internamente. Estou repassando suas recomendações para meu cliente e peço que indique qual seria o verniz mais indicado.Obrigado,
    Luiz Alexandre Bukowitz - arquiteto e construtor - Petrópolis -R.J.
    Labkw@globo.com - (21) 99706 6955

    ResponderExcluir
  2. Cara Elyzia. Parabéns pela DICA dos ofurôs. Executei há alguns anos uma ofurô, que já está bastante desbotada internamente. Estou repassando suas recomendações para meu cliente e peço que indique qual seria o verniz mais indicado.Obrigado,
    Luiz Alexandre Bukowitz - arquiteto e construtor - Petrópolis -R.J.
    Labkw@globo.com - (21) 99706 6955

    ResponderExcluir
  3. adorei gostaria de saber o preço....e para colocar no quintal para 6 pessoas com luzes

    ResponderExcluir
  4. Muito legal Elyzia! Posso usar o ofurô por dois meses com a mesma água se tiver todos os cuidados q vc citou?

    ResponderExcluir