0

O que é Light Steel Frame?

Elyzia Rodrigues | 28.6.16 | | | | |
Qualquer pessoa, quando pensa em construir, a primeira ideia que vem a mente é a construção em alvenaria, além disso, o grosso da mão de obra também só tem experiência nesse tipo de sistema. 

Foto: Smart Housing


Porém, por não ter se desenvolvido tecnologicamente ao longo dos anos, esse sistema construtivo ainda continua com sérios problemas como o grande consumo de água, a grande quantidade de lixo produzido, desperdícios de materiais, a falta de precisão nos detalhes e, o pior de tudo, a falta de controle com prazos e custos. Os valores finais de custo e prazo de construção de uma casa podem dobrar, por melhor que seja a mão de obra contratada.

Sendo assim, se você realmente vai investir na construção da sua casa e quer ter um controle mais eficiente no prazo e principalmente nos custos, você terá que considerar soluções alternativas.

Mas quais são as alternativas? Conhece o sistema Light Steel Frame?


 Foto: Blog Renato Rayol
Arquitetura: Renato Rayol - Manaus - 2013

O Light Steel Frame (LSF) ou estrutura de aço leve é um sistema de construção a seco comumente usado em países como EUA, Japão, Canadá, no continente Europeu, além de Argentina e Chile. No Brasil é mais encontrada em construções industriais principalmente.

O conceito estrutural consiste em dividir as cargas em um maior número de elementos estruturais, sendo que cada um é projetado para receber uma pequena parcela de carga.

Por isso é um sistema constituído por uma estrutura de perfis de aço galvanizado de pequeno peso e espessura que formam um esqueleto estrutural autoportante, composto de painéis, vigas, tesouras de telhado e outros elementos, projetados para suportar as cargas da edificação. 


Cobrindo este esqueleto estrutural são fixadas placas de vedação internas e externas, isolamentos termo acústicos e barreiras, gerando uma construção com aspecto final semelhante ao da construção convencional, porém de qualidade superior.

O sistema construtivo Light Steel Frame embora ainda não seja conhecido da maioria das pessoas e por sofrer preconceito em razão desse desconhecimento, é uma sistema que apresenta uma série de vantagens que fazem dele uma excelente opção.

Foto: Chez Moiz
Arquitetura: Construtora Monreal - Curitiba

O sistema Ligth Steel Frame exige mão de obra especializada, por ser um sistema de construção á seco garante a sua obra algumas características:

1-Construção Sustentável: baixa utilização de água, economia de energia, utilização de material reciclável e baixo volume de resíduos gerados;
2-Menor tempo de construção: prazo de obra em torno de 30 a 35% menor do que prazo da obra em alvenaria convencional;
3-Versatilidade: permite executar variados partidos arquitetônicos;
4-Obra Limpa: canteiro se mantém mais organizado e com baixíssimo desperdício de material;
5-Maior controle sobre os custos;
6-Precisão construtiva: obra com esquadro e prumo impecáveis, obedecendo rigorosamente ás medidas de projeto arquitetônico;
7-Melhor controle do canteiro de obras com mão de obra altamente qualificada e em menor volume.

Foto: AW Distribuição

A construção em Light Steel Frame possui peso próprio muito menor que a construção convencional de alvenaria. Isso reduz consideravelmente as cargas na fundação, gerando economia nesta etapa da obra, que pode chegar a 75%.

A fundação mais comum utilizada é a do tipo Radier, uma laje em concreto armado leve, executada sobre isolamento hidrófugo. Para terrenos com topografia mais acidentada, o cálculo estrutural indicará o tipo mais adequado de fundação, porém é certo que as dimensões serão reduzidas em função da leveza da edificação.

O revestimento externo do sistema Ligth Steel Frame pode ser feito de duas maneiras, uma delas é fazer a vedação com placas cimentícias parafusadas diretamente nos perfis da estrutura, as juntas entre as placas devem ser fechadas com massa elastomérica e tela. Essas placas são instaladas sobre uma barreira de vapor que impede a entrada de água, mas deixa a parede respirar, evitando condensação de água em seu interior.

Foto: Fastcon

A outra maneira é fazer um revestimento usando um agregado de elementos (OSB, barreira de vapor, EPS, tela em fibra de vidro e argamassa elastomérica), que possui alto desempenho térmico e acústico e acabamento final monolítico, liso e sem trincas.

Já o revestimento interno é feito com placas de gesso acartonado parafusadas sobre os perfis das paredes ou em forros estruturados e recebem tratamento nas juntas, gerando aspecto final liso e sem emendas.

Foto: Fastcon

As placas de gesso acartonado possuem composição adequada para cada tipo de área a ser aplicada, placa tipo Standard (ST) para áreas secas e placa tipo Resistente à Umidade (RU) para áreas úmidas, como banheiros e cozinhas. Para saber mais sobre isso clique aqui.

Uma das maiores vantagens propiciadas pela construção em Light Steel Frame é o seu desempenho térmico e acústico, que propicia conforto e qualidade no ambiente. Essa característica é conseguida em função do desempenho superior das mantas de lã de vidro ou de poliéster instaladas no interior das paredes e no forro de toda a edificação. Estas mantas são fabricadas em material poroso, dotado de grande capacidade de absorção, que reduz grandemente a transição de som e calor entre ambientes.

Foto: Fastcon

As instalações elétricas e hidráulicas no sistema Light Steel Frame são projetadas e executadas seguindo os mesmos princípios e materiais utilizados na construção convencional, com a diferença que devido ao vazio interno de paredes e forros e a presença de furos nos montantes, é possível uma execução rápida e sem quebra-quebra.

A grande vantagem oferecida pelo sistema é a facilidade de execução dessas instalações, pois, devido ao vazio interno de paredes e forros e a presença de furos nos montantes, é possível uma execução rápida e sem quebra-quebra.

Foto: Sigivilares

Optar para que a obra de sua casa seja executada utilizando o sistema Light Steel Frame resulta em uma edificação com aspecto similar aos sistemas tradicionais, porém com acabamento final superior, maior conforto térmico e acústico, um canteiro de obras limpo e prazo de execução reduzido.

O sistema Ligth Steel Frame integra tecnologia, resistência, sustentabilidade, durabilidade e agilidade, sendo por isso uma excelente opção para execução de residências que vem cada vez mais conquistando o mercado brasileiro.

Veja também: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário