0

Curso de Aprovação de Projeto no Corpo de Bombeiros

Elyzia Rodrigues | 4.7.16 | | | | |
No dia 02 de Julho comemora-se o dia do Bombeiro Brasileiro, e nesse mesmo dia se inicia a Semana de Prevenção contra Incêndios, então aproveitando essas datas a dica de hoje é sobre esse assunto!


Nós arquitetos temos habilitação para assinarmos um Projeto de Prevenção e Combate à Incêndio e Pânico... Nossa formação em Arquitetura nos permite... Mas realmente somos capacitados? Sabemos fazer? Uma coisa é uma coisa... Outra coisa é outra coisa... Não é mesmo?

Para fazermos um projeto de edificação, por exemplo, previamente deveríamos entender as interferências de uma rota de fuga... De exigências da caixa de escada... Porta corta-fogo... Escada enclausurada... Distâncias de segurança entre vão de iluminação e ventilação... Sentido de abertura de portas sobre circulações/rota de fuga/acessibilidade... Um projeto arquitetônico que não prevê as interferências possíveis para adequação ao Projeto de Prevenção e Combate à Incêndio e Pânico pode inviabilizar o empreendimento... E a falta de entendimento não pega muito bem com nossos clientes... E nosso lado profissional ficará abalado... Sem falar na responsabilidade profissional...



Quando se aprova um projeto arquitetônico na prefeitura não há análise de exigências do Corpo de Bombeiros... E depois de aprovado o projeto de arquitetura e se verificado algum problema  referente às Normas do Corpo de Bombeiros... Tem que aprovar o projeto arquitetônico de novo na prefeitura...

Outro ponto importante: quando se regulariza uma edificação e que é exigido Laudo de Combate a Incêndio e Pânico, nós arquitetos podemos oferecer este serviço aos nossos clientes... Mas entre poder oferecer e saber o que se oferece de forma responsável é muito diferente... Correto?

A capacitação nesta área então é importantíssima... Concorda?
Então... Bora para o aperfeiçoamento profissional???
Este investimento é fundamenta!!

Texto Original: Mariele Vilela – Negócio de Arquiteto

Nenhum comentário:

Postar um comentário