3

Piscina de concreto, vinil ou fibra de vidro?

Dica da arquiteta | 2.8.16 | | | | |
Sabe qual a melhor época para concretizar o sonho de ser ter uma piscina em sua casa?
Agora!
Sim, a construção de uma piscina requer projeto, planejamento e prazo e é nessa época do ano que você pode economizar até 15% nos custos para realização deste sonho, pois no inverno ninguém pensa em piscina, logo a demanda por fornecedores é menor.

Foto: Pinterest

Existem diferentes tipos de piscinas no mercado com diferentes orçamentos, prazos para instalação, dificuldade ou não de manutenção, com diferentes formas e materiais de revestimentos.

As piscinas podem ser de concreto, vinil, fibra, assim como podem ser projetas com borda infinita, de forma retangular, circular, em forma de raia olímpica. Tendo revestimento em pastilhas, placas cimentícias, argamassa monolítica ou qualquer outro revestimento adequado para essa função.


Foto: Mundo das Tribos

São inúmeras as possibilidades e é por essa razão que é fundamental a presença de um profissional de arquitetura para adequar a piscina dos seus sonhos dentro da sua possibilidade de investimento no terreno que será instalado, além da relação adequada entre áreas de sol e sombra, drenagem, inclinação da borda, paisagismo mais adequado e segurança dos usuários.

TIPOS DE PISCINA
 
CONCRETO

As piscinas de concreto possibilitam grande flexibilidade quanto ás formas, dimensões e tipos de revestimento que podemos utilizar, são as piscinas com a vida mais longa, mas também as que necessitam maior prazo para construção, pelo menos 45 a 60 dias.

 Foto: Pereira Pereira

As piscinas são feitas através de paredes de blocos de concreto, cintas de amarração, fundo de concreto e ferro. Passado o período de cura da estrutura as paredes e fundo são impermeabilizados com mantas rígidas e semi-flexíveis e por último o revestimento mais adequado ao orçamento de cada projeto.

O cálculo da estrutura deve ser muito bem feito, assim como a execução da base e revestimento, pois qualquer etapa que for mal executada acarretará reparos caros e por vezes complicados.
Nesse caso, uma empresa especializada é item obrigatório.



VINIL

O que diferencia a piscina de vinil da piscina de concreto é que a primeira não precisará de revestimento e nem da etapa de impermeabilização, já que a manta de PVC com espessura de 6 a 8 mm se ocupa das duas funções, por um produto impermeabilizante e de acabamento.

 Foto: Sodramar

A construção é bem mais rápida e barata do que a de uma piscina de concreto revestida com outros materiais, por exemplo.

A piscina de vinil é fácil de limpar, pois por ser uma manta contínua dispensa o uso de rejuntes, espaços onde geralmente se acumulam sujeira e fungos nas piscinas de cerâmicas ou pastilhas.

Foto: Casa Jardim Piscinas

Ela também permite a construção de piscina personalizada em diferentes formas, tamanhos e no mercado há diversas opções de padrões e cores, e também há possibilidade de imprimir logos, marcas ou desenhos exclusivos.

A piscina de vinil requer de alguns cuidados especiais já que este revestimento é mais sensível do que os outros revestimentos usuais das piscinas de alvenaria.

A instalação do vinil necessita de mão de obra especializada.

Foto: Fiber

A maioria dos problemas ocorre devido ao uso indevido de produtos químicos e objetos pontiagudos dentro da piscina.

Uso excessivo de cloro pode fazer com que a cor se desbote e a superfície do vinil se resseque, por isso é fundamental seguir as instruções do fornecedor.

Caso haja algum tipo de problema, porém, a troca do vinil é rápida e barata.


  Foto: Pinterest

Assim que instalado o vinil da piscina deve ser enchida com rapidez, pois a demora pode ocasionar rugas, recomenda-se o uso de caminhões pipa para que isso não aconteça.

Não é aconselhável esvaziar a piscina sem antes as orientações do fornecedor. O esvaziamento inadequado pode causar danos ao vinil e à estrutura de concreto, como rachaduras e trincas.

O tempo de execução é de 15 a 20 dias.


FIBRA DE VIDRO

A piscina de fibra de vidro chegou ao Brasil nos anos 50. A fibra de vidro é um material altamente resistente a variações de temperatura e pressão, é o mesmo produto utilizado em barcos, hélices de helicópteros e estrutura interna de aviões.

Foto: Pinterest

É um material já impermeabilizado e sua instalação é feita sobre uma base de cimento executada no fundo da área escavada com a forma e as dimensões do modelo de piscina escolhido.

A desvantagem desse tipo de piscina é que os modelos e dimensões são pré- definidos pelo fabricante, há alguns fornecedores que fazem modelo e tamanho sob encomenda, porém o custo e o prazo são maiores.

Foto: Casa & Construção

Além disso, a logística de transporte pode ser um grande complicador, como em terrenos de acesso difícil e coberturas em edifícios de grande altura. Essas questões devem estar claras antes de se adquirir o produto.

O tempo de execução é de 10 a 15 dias.

Independente da escolha do tipo de piscina, a mão de obra especializada é fundamental, tanto do arquiteto como de uma boa empresa para a instalação.

Foto: Fiber Pool

É o trabalho conjunto desses profissionais que fará o projeto que melhor integre a piscina dos seus sonhos com as possibilidades que o terreno oferece e as condições de investimento, levando em consideração o sistema hidráulico, o sistema de filtragem e tratamento a ser utilizado, além de soluções adequadas de toda a área do entorno da piscina, paisagismo e mobiliário.

Na postagem da próxima semana veremos mais sobre revestimentos para piscinas de concreto.
Aguardem!

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

As postagens abaixo também podem ser interessantes para você:
Iluminação Natural
Pergolado, sombra e água fresca

Fonte:
Casa & Imóveis
Faz Fácil
Help Arquitetos


3 comentários:

  1. Ótimo texto o planejamento e tudo na hora da construção da piscina.
    Escolher uma empresa qualificada para executar o serviço também.
    O http://www.pontodaspiscinas.eng.br é uma empresa que vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto o planejamento e tudo na hora da construção da piscina.
    Escolher uma empresa qualificada para executar o serviço também.
    O http://www.pontodaspiscinas.eng.br é uma empresa que vale a pena conferir.

    ResponderExcluir