0

Como aproveitar áreas externas nos dias frios

Elyzia Rodrigues | 21.3.17 | | | | | |
O outono chegou e daqui para frente as temperaturas vão ficar mais baixas...
Período em que todos desejam ficar mais tempo dentro de casa.

Foto: Pinterest

Que tal criarmos uma forma diferente de aproveitar as áreas externas?
Imagine apreciar as noites de lua cheia, tomando um bom vinho com sua família e/ou amigos em volta de uma lareira externa.

Já falamos sobre tipos de lareiras, mas hoje o assunto são as lareiras externas.

Embora de um modo geral o Brasil seja um país com poucos dias frios, lugares de maior altitude, com muita vegetação e presença de água costumam ser mais frios mesmo fora desse período, então são em lugares assim que as lareiras externas podem ser mais aproveitadas ao longo do ano.

Foto: Lar Doce Lar

Em países do hemisfério norte esses espaços são chamados de fire pits ou fire place e é muito comum vê-los em filmes.

A montagem de uma lareira na área externa pode ser bem simples, porém, o arquiteto pode ajudá-lo a pensar qual a lareira cabe melhor no espaço que tem disponível e a melhor maneira de coordenar modelo com como gostaria de usá-lo.

Pode-se aproveitar um pequeno cantinho do jardim, ou criar uma lareira de pedra aproveitando alguma depressão do terreno ou mesmo uma parte da área da piscina que é subutilizada em dias mais frios.

Foto: Casa & Jardim
Arquitetura: Paula Galbi

Você prefere criar um clima mais intimista ou um espaço para muitas pessoas?
Será somente para aquecer quem estiver em volta ou também terá a função de assar pizza e aquecer fondue?

A lareira será o centro do ambiente ou apenas coadjuvante?

Como visto no post sobre lareirasparte I e parte II desta página existem diferentes tipos de lareiras no mercado, elas podem ser convencionais feitas de tijolos refratários ou pedra, pré-fabricadas ou metálicas, esses modelos exigem a instalação de chaminés e do uso de lenha.

Foto: Pinterest

Esses modelos de lareira precisam de um espaço para o depósito de lenha e não há como controlar a temperatura produzida através de termostato. Também precisam de telas de proteção contra fagulhas.

Também temos as lareiras á gás, as elétricas ou as ecológicas, modelos que não necessitam de lenha na produção do calor, não produzem calor nem cheiro, com instalação e manutenção muito mais simples e rápida.

A lareira á gás necessita de instalação, elétrica e gás, ela funciona como um fogão com acendimento automático com dispositivo de segurança e controle das chamas. Quando instaladas em nichos estes devem ser em tijolos refratários.

Foto: Bacana de Viver

As lareiras elétricas funcionam através do aquecimento de uma resistência ou ventoinha, as chamas são imagens virtuais em 3D e as lareiras ecológicas através da utilização do álcool tradicional.

A grande vantagem desses modelos é que podem ser instaladas em nicho de alvenaria, com tijolos comuns, em nichos de gesso ou no interior de móveis fixos ou com rodízios. São modelos que possuem termostato e não precisam de tela de proteção contra fagulhas.

Foto: Pinterest

Todos os modelos de lareiras podem ser usados internamente externamente.

Uma observação importante é que por se tratar de área externa, o mobiliário, as luminárias e adornos devem ser pensados com cuidado pois estarão sujeitos ás oscilações climáticas todo o tempo.

Foto: Casa & Jardim
Arquitetura: Alexandre Furcolin

Mas se tiver dúvidas veja a postagem sobre mobiliários externos aqui.

Nas próximas noites frias de céu estrelado, com ou sem lua cheia, munido de uma manta bem felpuda e uma taça de vinho... Conta pra gente como foi a sua experiência!

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Fonte:
Doce Obra
Casa Très Chic
Casa & Jardim


Nenhum comentário:

Postar um comentário