0

Recicladora de lixo orgânico - Estratégia inteligente

Elyzia Rodrigues | 4.4.17 | | | | | |
O assunto hoje é sério! Como anda o depósito de lixo do seu condomínio? 
Muitas vezes é mal cheiroso, tem muita barata, rato e por vezes até escorpiões?

Foto: UOL
Paisagismo: Benedito Abbud - Rio de Janeiro - RJ

Uma detetização pode amenizar o problema, mas que tal resolver o problema de forma mais sustentável?
Desde o dia 02 de agosto de 2010 foi instituída a Lei 12.305 que regula a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Infelizmente, desta data até hoje pouco dessa política foi realmente posta em prática.

Mas o que nós como cidadãos podemos fazer?

Algumas empresas privadas estão fazendo a sua parte e entre elas está a 5ECOS, uma empresa da cidade de Nova Odessa em São Paulo formada por um grupo de profissionais de diversas áreas que visa desenvolver produtos e serviços voltados para as boas práticas ambientais.

Essa visão deu origem a recicladora de lixo orgânico, equipamento que emprega o processo de compostagem acelerada em ambiente controlado.

Foto: 5ECOS

O equipamento funciona assim:

O lixo orgânico é depositado em seu compartimento e os parâmetros do ambiente são controlados de tal forma que a compostagem aconteça no seu melhor rendimento, ou seja, na decomposição do lixo orgânico de forma acelerada, em 24hs.

O processo atinge a máxima eficiência, sendo capaz de converter o lixo orgânico em um composto de volume muito reduzido (em média 20% do volume original em 24hs) rico em nutrientes, e também, livre de agentes patogênicos.

Foto: Vale Feliz

Ou seja, pode-se ter menos lixo no depósito do condomínio antes mesmo do caminhão de limpeza urbana do bairro passar pela segunda vez na semana!

Não é segredo para ninguém que o descarte inadequado do lixo orgânico no meio ambiente polui o solo e as águas dos lençóis e rios, devido à liberação do chorume, além de poluir o ar através da liberação do gás metano, contribuindo para piorar ainda mais o efeito estufa.

Tomar a iniciativa de reciclar o lixo orgânico impede que ele se transforme em chorume e metano, anula seu potencial poluidor e o transforma em composto.



A reciclagem do lixo orgânico ou não, juntamente com a diminuição do desperdício, são necessidades inadiáveis no mundo atual.

As ações efetivas e conjuntas dos governos, sociedades e empresas precisam acontecer em número cada vez maior.

A utilização da recicladora de lixo orgânico é adequada não somente para condomínios residenciais, mas também para diversos segmentos, tais como: Indústrias, Cozinhas Industriais, Restaurantes Comerciais, Hospitais, Hotéis, Supermercados, Shopping Centers, Aeroportos, Presídios, Hortas comunitárias, Condomínios residenciais e outros.

Foto: SustentArqui

Para fazer uso da recicladora de lixo orgânico é preciso respeitar alguns critérios de reciclagem.
Podem ser reciclados: 

- Frutas, legumes, verduras com ou sem casca; Carne, peixes e aves; Casca de ovos, espinhas e ossos pequenos; Pães, bolos e biscoitos; Sobras de refeições; Guardanapos e coadores de papel.

 

Não podem ser reciclados: 

- Borracha, metal e vidro; cigarros; sacolas plásticas; ossos grandes; baterias e eletrônicos (já existem alguns lugares que recebem esse tipo de material); medicamentos e produtos químicos (algumas farmácias também recolhem medicamentos vencidos); galhos de árvores e casca de côco; qualquer outro material inorgânico. 


A utilização desse sistema traz benefícios diretos para médios e grandes geradores de lixo orgânico, tais como:
- Adequação integral à Lei 12.305 Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Embora ainda não haja uma fiscalização exigindo seu cumprimento, essa realidade pode mudar a qualquer momento e quem estiver na frente vai com certeza ter muito menos dor de cabeça.

- Transformar passivo ambiental em benefício ambiental. O lixo orgânico tem um potencial de reciclagem e reutilização alto, conseguindo gerar lucratividade para quem conseguir fazer uso adequado dessas características. 

- Anular o potencial poluidor do lixo orgânico. Depósito de lixo com pouca ou nenhuma barata! 

- Transformar lixo em composto (condicionador de solo), devolvendo ao solo os nutrientes que saíram do solo. Os jardins do condomínio, praças, hortas poderão ser nutridos com muito mais frequência e sem custos adicionais. 

- Reduzir significativamente o volume do lixo orgânico. Vale lembrar que matéria orgânica não tem valor para os catadores de materiais recicláveis.

- Facilitar o manejo do lixo orgânico e reduzir os custos com manejo e transporte.
Foto: Canal Rural

- Aumentar os índices de reciclagem. Um bem para nós, para a economia e para o planeta. 

- Reduzir custos com manejo e transporte do lixo orgânico.

- Reduzir ou anular a necessidade de sacos plásticos.

- Exclui a necessidade de câmara frigorífica.

- Manuseio mais humanizado para o funcionário responsável pelo descarte do lixo orgânico.

 Foto: Viva Condomínio

- Mitigar as emissões CO2 relacionadas ao lixo orgânico (metano e logística).

- Contribuir para a cultura da sustentabilidade.

- Que tal conversar com o síndico do seu condomínio, ou contar sobre essa novidade no supermercado ou restaurante que frequenta?

- A recicladora de lixo orgânico pode tanto ser comprada como locada.
Quer saber mais sobre as recicladoras de lixo orgânico da 5ECOS, clique aqui.
Para contato da representante comercial em Belo Horizonte, enviar e-mail através do contato da nossa página.

Se você curtiu essa postagem, essas também você poderá gostar:

Energia Elétrica com Sistema de Energia Solar ou Sistema Fotovoltáico
Item sustentável: bloco termodissipador
Aço Corten na Arquitetura

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário