0

Item sustentável: bloco termodissipador

Dica da arquiteta | 2.2.16 | | | | |
Como atender a crescente demanda mundial por habitações projetando e construindo edificações com qualidade e conforto, e ainda usando processos construtivos sustentáveis? Como aprimorar as características técnicas dos materiais tradicionais?

Foto: Archdaily - Camilo Sur

Aproveitando as vantagens da argila como matéria prima abundante da região de Cúrcuta, município ao Norte de Santander, na Colômbia, os arquitetos Johanna Navarro, Miguel Niño do escritório Sumart Diseño y Arquitectura SAS, com a assessoria técnica da Ladrillera Norsan LTDA conseguiram uma resposta para essas questões.

Um de seus projetos de maior êxito é o Bloco Termodisipador (BT), o projeto foi ganhador do Prêmio Lápiz de Acero Verde 2015, organizado pela revista Proyecto Diseño.

Foto: Archdaily - Camilo Sur
Ladrillera Norsan 

O bloco de argila tradicional foi o ponto de partida para desenvolver um novo modelo de utilidade que proporcionasse novas soluções a quatro deficiências na construção colombiana nos últimos tempos:
  • Reduzir o desconforto térmico para minimizar a utilização de mecanismos reguladores de temperatura.
  • A insuficiência de novas soluções construtivas energeticamente sustentáveis que estivessem ao alcance de qualquer pessoa.
  • A redução de materiais de instalação, acabamentos e tempo de obra.
  • Promover o incentivo à uma indústria de cerâmica através do projeto, aproveitando a mão de obra, matérias primas locais e sistemas industriais tradicionais. 

  

O BT - Bloco Termodissipador é uma peça cerâmica para a construção de fechamentos e fachadas arquitetônicas, que adota o mesmo processo de fabricação do bloco de argila cozida tradicional, mas com a inovação no desenho de sua seção transversal, utilizada no processo de moldagem de extrusão.
- A forma do bloco de argila cozida tradicional que se usa para o fechamento de fachadas é caracterizada por ser de forma  retangular, permitindo que a totalidade da parede esteja exposta à radiação solar por longos períodos. A parte absorvida da radiação se transforma em energia térmica que é acumulada no interior do bloco, que por sua vez cedem parte do calor para o interior (FIGURA 1). É por isso que o Bloco Termodissipador adota o mesmo processo de fabricação por extrusão, mas diferenciando desta a sua forma irregular (FIGURA 2), que protege parcialmente a parede da radiação solar e transmissão de fluxos de calor. Os espaços vazios que conformam o triângulo irregular permitem que a ventilação passe através deles, dissipando rapidamente a temperatura do bloco, reduzindo a quantidade de calor emitido ao interior (FIGURA 3).

- A superfície do tijolo de argila tradicional é plana, e as paredes construídas com eles são posicionadas perpendicularmente ao solo, transformando a fachada em uma superfície refrativa que direciona a radiação solar para o solo (FIGURA 1). A superfície do bloco é feita a partir de um triângulo irregular, onde o lado mais longo possui angulação de 114°, um ângulo que enfrenta a radiação solar na quantidade máxima de luz solar (24 °). Este ângulo permite que os raios UV sejam redirecionados para cima e não para o solo. (FIGURA 2).


Nos tijolos tradicionais, o calor é transferido em uma direção, devido às superfícies horizontais que fazem os furos nos tijolos, agindo como pontes térmicas que conduzem o calor a uma velocidade maior. (FIGURA 1). As superfícies horizontais do Bloco Termodissipador são interrompidos por uma série de furos menores, fazendo com que o caminho para o calor seja maior, e reduzindo sua velocidade e quantidade para o interior. (FIGURA 2 e 3).


- O processo de acabamento de paredes com o bloco de argila tradicional se desenvolve em diversas fases: reboco, pintura ou revestimento, antes de obter seu acabamento final na fachada. O Bloco Termodissipador, além de cumprir a função de vedação apresenta em sua face irregular um acabamento natural caracterizado por diferentes tons de argila, permitindo deixar a parede de tijolos aparentes nas fachadas, o que se traduz em economia de custos de materiais, mãos de obra, duração de uma obra e manutenção externa para sanar desgastes causados pelas intempéries (FIGURA 4).


- Nas paredes de fechamento com o bloco de argila tradicional, a composição formal é sempre bidimensional e depende de um acabamento final. A forma irregular do Bloco Termodissipador permite inúmeras formas de instalação e disposição de instalação que se traduzem em diferentes composições tridimensionais. O Bloco Termodissipador dá liberdade na linguagem arquitetônica e transmite uma autêntica consciência regional (FIGURA 5).


  - É comum nas fachadas de vedação realizadas com o tijolo tradicional surgir lacunas entre as juntas sendo necessário o uso de argamassa para melhorar o acabamento final, o que muitas vezes implica em desperdício de argamassa em sua execução. Diferente disso, no Bloco Termodissipador existem espaços para assentamento de argamassa (FIGURA 3), o que permite que sua quantidade seja quase a mesma para cada bloco, evitando o desperdício. Além disso, é possível ocultar as juntas dos tijolos, brincar com diferentes composições e acabamentos garantindo estética à fachada e contribuindo com o embelezamento da paisagem urbana (FIGURA 6).



 - A superfície do tijolo tradicional é plana e recebe com maior facilidade o ruído proveniente do exterior, facilitando o percurso dele através de toda a parede, refletindo parte ao interior e ao exterior. A forma irregular do BT atua como dissipador de ruído, rompendo a onda contínua e dissipando a quantidade de ruído refletido para o interior e exterior da edificação (FIGURA 7).


 - A menor face do triângulo irregular possui uma inclinação que não permite que acumule água da chuva em qualquer posição do bloco (FIGURA 5 e 6). Se a água é depositada no interior dos canais dissipadores, ela ajudará a resfriar o bloco e em consequência, o interior da edificação através da "refrigeração por evapo-transpiração".

- As dimensões do lado retangular do BT são iguais aos dos tijolos tradicionais, o que permite integrá-los em composições de fechamentos.

- O processo de instalação do BT é exatamente igual ao tijolo tradicional, apesar de utilizar um separador de juntas para corrigir a postura do bloco e limitar a quantidade de argamassa em sua parte retangular para que o triângulo irregular fique completamente limpo, com este dilatador é possível obter uma uniformidade das separações entre blocos. (FIGURA 8).


Este projeto está relacionado com o setor da indústria cerâmica denominado Gres - fabricação de tijolos e blocos de argila cozida, elaborados com a técnica de elaboração por extrusão, classificados segundo as normas técnicas Colombianas.

Inovar é preciso!
Quem se aventura a criar uma alternativa para os materiais tradicionais que nós usamos nas nossas construções? 
Já pensou em alguma coisa inovadora? Conta pra gente!


Foto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário