0

O curso de Arquitetura e Urbanismo

Elyzia Rodrigues | 5.9.17 | | | | | | |
Você está cursando o ensino médio e está cheio de dúvidas sobre que curso escolher para ingressar na faculdade? Anda flertando com o curso de Arquitetura?
Então vamos lá!

Foto: Prancheta de Arquiteto 
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - USP - São Paulo/SP
Arquitetura: João Vilanovas Artigas & Carlos Cascaldi - 1969

Vou contar um pouco mais sobre como é o vestibular e como é o curso de Arquitetura para que você possa ter uma visão clara sobre o que é ser um arquiteto ou arquiteta.

Para ingressar numa faculdade de Arquitetura você precisa passar por um processo seletivo na universidade ou faculdade da sua preferência, esse processo pode ser através do vestibular ou através do ENEM, isso pode variar de instituição para instituição.

As provas do processo seletivo são as mesmas dos demais cursos, Português e Redação, Língua Estrangeira (inglês, espanhol), Matemática, Física, Química, História, Geografia, Biologia, entre outras.

Foto: IP Studio

Uma característica do processo seletivo do curso de Arquitetura de algumas faculdades é o Teste de Habilidade Específica.

O objetivo desse teste é avaliar o candidato a vaga quanto ás suas habilidades de percepção visual, de observação da forma, luz e volumes; sua capacidade de composição e organização de formas e volumes, noções de equilíbrio, proporção, modulação e simetria; se tem habilidade com os meios de representação; a lógica de raciocínio, clareza e concisão de solução e o raciocínio espacial, expressão e proporção.

Foto: Istock

A pontuação conseguida indicará se o(a) candidato(a) é realmente apto(a) a prestar o curso de Arquitetura.

Há duas perguntas comuns sobre o curso de Arquitetura são: ”É preciso saber desenhar bem?” e “É preciso ser bom em matemática?"

O desenho é a forma de expressão do arquiteto, assim como a escrita é a expressão de um jornalista, por exemplo, mas é possível desenvolver essa habilidade antes de ingressar na faculdade.
Não há necessidade de ser o melhor desenhista do mundo, mas é preciso se expressar pelo desenho. Se você tem dificuldade, comece desde já a correr atrás do prejuízo.

Foto: Shutterstock

Quanto á ser bom ou não em matemática, não escaparemos dos números e dos cálculos. Calma, nada é tão desesperador! Há algumas faculdades ou universidades que poderão ter disciplinas com um aprofundamento maior ou menor sobre cálculos e outras que serão mais teóricas.

Ainda sim, não fique tão resistente, afinal, a matemática será necessária para você fazer os cálculos de quanto cobrará pelos seus serviços, ou como investir o dinheiro que vai ganhar.
Mas o que estudamos no curso de Arquitetura?
Vamos lá!

Foto: Pinterest

Nem só de matemática e desenho vive o estudante de Arquitetura, as disciplinas envolvem uma série de assuntos de diferentes áreas de estudo.

Além disso, você também deverá ter noções de programas de representação gráfica como Autocad, Revit, SkechUp, 3D Studio entre outros.

Domínio sobre uma segunda língua também faz diferença para que tenha acesso a melhor bibliografia sobre o assunto.

 Foto: Autodesk

O curso de Arquitetura dura 5 anos e as disciplinas básicas da graduação variam de acordo com a grade curricular de cada universidade ou faculdade, as disciplinas comuns a todas elas, ás vezes com nomenclatura diferentes, são:


Desenho Artístico, Desenho Técnico, Introdução à Gestão de Projetos, História da Arte e Arquitetura, Arquitetura Brasileira, Conforto Ambiental, Projeto e Instalações Prediais, Análise e Gestão Ambiental, Gestão de Projetos, Urbanismo e Infraestrutura, Teoria das Estruturas, Planejamento Urbano e Paisagismo.

A medida que for passando por elas conseguirá identificar aquela com a qual mais se identifica e que pode ser a que se dedica depois de formado.

 Foto: A Arquiteta

Mas para isso você terá o tempo do curso para decidir!

Dificilmente um profissional de Arquitetura trabalha sozinho, por ser uma profissão que envolve um largo espectro de informações você sempre precisará da parceria de outros profissionais para a concepção mais adequada do seu projeto.


Foto: BHZ
Restaurante Oiticica - Inhotim - Brumadinho/MG
Arquitetura: Rizoma Arquitetura

Se ainda tem dúvidas, aqui na página tem mais postagens sobre Arquitetura e você poderá descobrir mais sobre como ela funciona.

Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário