0

100 anos de Athos Bulcão

Elyzia Rodrigues | 10.4.18 | | | | |
CCBB Belo Horizonte​ recebe mostra que celebra um século de nascimento do artista Athos Bulcão


Com a intenção de propor um profundo mapeamento e imersão na diversidade dos trabalhos e técnicas do artista, a mostra oferece ao espectador a possibilidade de conhecer o processo de produção do artista, com a exibição de mais de 300 trabalhos, alguns dos quais inéditos, realizados entre os anos 1940 e 2005.

Obras de artistas mais jovens que direta ou indiretamente foram influenciados por Athos também serão apresentadas.

Combinando o viés cronológico com uma aproximação temática, "100 anos de Athos Bulcão" aposta nos vínculos, mais ou menos evidentes, entre diferentes momentos da trajetória do artista e se estrutura a partir de núcleos de obras e estudos que se interpenetram e deixam evidente a diversidade conceitual e material que permeia toda o seu trabalho.

 Foto: Igrejinha da Pampulha - BH

"100 anos de Athos Bulcão" contextualiza a trajetória do artista, a conexão entre suas obras e um adensamento em sua poética. Da sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, do aprendizado sobre utilização das cores, quando foi assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima, o Lelé.

  Foto: Aeroporto JK - Brasília

Além de divulgar e preservar seu legado, é sempre uma alegria homenagear o talento desse homem discreto, preocupado especialmente em harmonizar e compor o trabalho do arquiteto na integração de sua arte, mas que também se engrandece quando envolvido em telas, tintas e pincéis, produzindo um dos mais destacados repertórios da arte brasileira.

 Foto: Igrejinha Nossa Senhora de Fátima - Brasília


100 anos de Athos Bulcão
De 11 de abril a 25 de junho
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte/MG
De quarta a segunda, das 9h às 21h
Entrada franca | Livre para todas as idades


Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.

Há outra postagem que pode ser interessante: 
Por que a beleza importa

Nenhum comentário:

Postar um comentário