0

O que você precisa saber antes de construir uma sauna - Parte 1

Elyzia Rodrigues | 17.4.18 | | | | |
Um banho de sauna proporciona muitos benefícios para a nossa saúde, entre os benefícios estão limpeza da pele, aumento da circulação sanguínea, abertura de vias aéreas e nasais, alívio de dores musculares e reumáticas, fortalecimento do sistema imunológico, além de agir como um processo de relaxamento em condições de tensão e estresse.
 
 Foto: Pinterest
 
A sudorese produzida pelo corpo abre os poros, elimina toxinas e impurezas do corpo, aumenta a circulação e é ideal para estimular os vasos que ajudam no processo de cura das infecções.
 
Não é á toa que todos esses benefícios estimulem ás pessoas a quererem ter uma sauna em casa.
 
Está pensando em aproveitar o período de estiagem de chuvas para construir e reformar?
Vai construir a tão esperada sauna para curtir os próximos dias frios e cuidar da sua saúde?

Foto:Rio Imóveis

A sauna é um ambiente que necessita que determinados itens sejam respeitados para não comprometer a sua utilização.
 
Se você pretende construir ou para melhor entender como é feita leia até o final.
 
São dois os tipos de sauna: sauna a vapor e sauna à seco.
 
Esta semana falaremos sobre saunas á vapor, também chamadas de banho turco são as úmidas, sua temperatura chega até 60°C. São mais recomendadas para ser usada no verão ou em locais com temperaturas altas e menor umidade ao longo do ano por suas propriedades hidratantes.
 
Foto: Viva Decora
Arquitetura: Leonardo Muller
 
Para começar é preciso ter em mente quantas pessoas vão utilizar a sauna, pois isso vai interferir nas dimensões e o sistema energético da mesma. Uma pessoa sentada ocupa uma área aproximada de 0,80m², logo uma sauna de 1,5 x 2,0m pode ser suficiente para 4 pessoas usando-a simultaneamente.
 
A sauna pode ser abastecida por diferentes tipos de energia, a lenha, a gás ou elétrica.
 
A sauna a lenha é indicada para residências, chácaras, sítios e fazendas. Para saunas públicas, clubes e centros esportivos o ideal é a sauna a gás, pois são mais econômicas. Em hotéis e motéis, pelo uso ser individual, o ideal que seja a elétrica.
 
Se você já tomou um banho de sauna sabe que os bancos são construídos como em uma arquibancada, mas pode também fazer uma sauna de um banco apenas.  Mas lembre-se que no banco mais alto a temperatura é maior, e no banco mais baixo a temperatura será menor.
 
Foto: Pinterest
 
Nas saunas a vapor o teto deve ter uma inclinação igual a 10% do prolongamento, essa inclinação é fundamental, pois é ela que direciona as gotículas de vapor que se condensam no teto para a direção oposta aos bancos. O teto deve ser sempre liso, sem rejuntes de azulejos, pois as gotículas se acumulam nele mesmo com a inclinação certa.
 
As paredes da sauna a vapor podem ser revestidas com epoxi, azulejos, mármore ou até mesmo tinta látex, a escolha do revestimento vai levar em consideração outros aspectos como custo. Nas saunas á vapor é importante que se faça um isolamento térmoacústico com vermiculita.
 
Para saunas o piso deve ser sempre antiderrapante. Pisos grelhados emborrachados ou amadeirados, pedras naturais. É importante a instalação de um ralo para escoamento da água. Um ponto de água interno pode ser interessante para proporcionar conforto do usuário.
 
 
 
 
A sauna a vapor deve ter uma entrada contínua de oxigênio e também uma saída para o dióxido de carbono, respectivamente suspiro e respiro de ar. O primeiro deve ser instalado á 30cm do teto e o respiro rente  ao piso, para controle de oxigênio e temperatura dentro do ambiente, eles devem preferencialmente ser instalados em lados opostos.
 
A entrada de vapor da sauna deve ser feita num canto neutro, ou seja, num ponto em que o vapor não entre em contato direto com o usuário, com altura entre 20cm e 30cm.
 
A iluminação do ambiente deve ser feito por luminárias que suportem bem a altas temperaturas e umidade, o interruptor é instalado externamente.
 
Esse tipo de sauna pode ser feita em apartamentos na área do box dos banheiros  ou outros cantos fechados com vidro instalando a máquina do lado de fora da área aquecida.
 
 Foto: Homedit
 
 
É muito importante que a porta deve ser impermeável, térmica, possuir visor transparente sempre abrir para fora do ambiente.
 
Na próxima semana veremos sobre a sauna á seco.
Aguardem!
 
Há outras postagens que podem ser interessantes:
Como escolher móveis para piscina
Piso cimenticio - Durável e resistente
 
Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário