0

Você está afiado na bibliografia técnica?

Elyzia Rodrigues | 23.7.15 | | | |
Na semana passada postei sobre alguns livros que são obrigatórios para quem trabalha com Arquitetura, seja estudante ou mesmo profissional já em atividade.

Hoje vamos dar continuidade á lista, dessa vez a gente vai se focar em livros que nos auxiliam com informações técnicas.

Quem nunca ouviu falar do “Arte de Projetar em Arquitetura” do alemão Ernest Neufert, ou simplesmente "Neufert"?

Ele está pra Arquitetura como Freud para Psicologia, em algum momento da sua vida você teve que se debruçar sobre antes de começar a projetar para consultar sobre normas técnicas, materiais de construção e muitas dimensões tendo como referência a escala humana e o uso dessas informações em diversas edificações.

O Neufert é uma fonte de consulta ainda válida por muito tempo, embora a sua primeira edição já tenha mais de meio século, pois ninguém se dispôs a escrever algo mais atualizado. Ou seja, arquiteto que é arquiteto tem pelo menos um cópia, pois é um clássico!

Como não ficar perdido com o vocabulário dos pedreiros, marceneiros, serralheiros, eletricistas, encanadores e pintores?

Para acompanhar obras é preciso estar afiado com esse vocabulário e o livro “Manual do Construtor” do engenheiro Roberto Chaves, é  ideal.

Livros como “Manual de Construção de Escadas” e “Tesouras de Telhado” de Caio de Mello Franco são dicas de ouro. Anotem!

Não ter noção de projetos estruturais é correr o risco de não ter argumentos para conversar com o engenheiro estrutural e dar a ele a "liberdade" de interferir no seu projeto, e de uma forma que você pode não gostar. 


“Concreto Armado Eu te Amo – para Arquitetos” de Manoel Henrique Campos Botelho, é um livro bastante didático e fácil de ler.

Projetar sem levar em consideração o conforto ambiental não é projetar!

Então, livros como “Ventilação e Cobertas – A Arquitetura Tropical na Prática” de Gildo Monteiro, e “Ecotécnicas em Arquitetura – Como Projetar nos Trópicos Úmidos do Brasil” de John Hertz são tão clássicos como o Neufert.



Prontos pra começar a ler? Já leram todos?
Tem alguma sugestão importante pra nós?
Compartilhe!

Talvez esses livros também possam interessar:

Casa Segura - Uma arquitetura para a maturidade
Pintura Imobiliária
Da casa passiva á norma Passivhaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário