0

5 documentários sobre arquitetos brasileiros

Elyzia Rodrigues | 17.11.15 | | | | |
Foto: Vilanova Artigas
Prédio Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - USP

O Canal Brasil reúne, em os dias 04/11 e 07/12, cinco nomes fundamentais da arquitetura brasileira, em documentários de distintos cineastas, que remontam as trajetórias de vida e trabalho de Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Affonso Eduardo Reidy, irmãos Roberto – Marcelo, Milton e Maurício – e, em destaque, a película inédita sobre a obra de Vilanova Artigas.


A série teve início no último dia 4 de novembro com a transmissão do documentário Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz, seguido do documentário Oscar Niemeyer – A Vida É um Sopro e todas as quartas-feiras deste mês, com reprise na segunda-feira seguinte exibirá um filme sobre outros destes grandes nomes da arquitetura brasileira. 

Embora dois deles já tenham sido exibidos, ainda dá pra ver os outros três que serão apresentados na mostra 5X Arquitetura.

O Risco – Lucio Costa e a Utopia Moderna (2007) (77’) Direção: Geraldo Motta Filho – As palavras de familiares e colegas de profissão, com destaque para a interação do urbanista com Oscar Niemeyer e Le Corbusier, traçam o perfil de Lucio Costa, homem fundamental no processo de formação da arquitetura moderna brasileira e autor do plano-piloto do Distrito Federal. Dirigido por Geraldo Motta Filho, o documentário fotografado por Mário Carneiro e Pedro Ionescu recebeu, dentre outros troféus, o Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado, em 2003, e no Cine Ceará, no ano seguinte.

Quarta, dia 18/11, às 19h15 e segunda, dia 23/11, às 13h30

Foto: Wikipedia
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - RJ
Affonso Eduardo Reidy


Reidy: A Construção da Utopia (2009) (78’) Direção: Ana Maria Magalhães – Ana Maria Magalhães assina seu primeiro documentário em longa-metragem e mergulha fundo nos textos e pensamentos do arquiteto Affonso Eduardo Reidy, nascido na França e radicado no Brasil. 
A cineasta mostra como o ex-diretor do Departamento de Urbanismo do Rio de Janeiro valorizava a simplicidade e a “sinceridade” das formas, sem enfeites ou ostentações. São seus os projetos do Pedregulho, em Benfica, e do Conjunto Marquês de São Vicente, mais conhecido como Minhocão da Gávea, ambos no Rio de Janeiro. Fora esses, o urbanista também idealizou alguns dos principais marcos da cidade, dentre eles o Museu de Arte Moderna (MAM/RJ), primeira construção em concreto aparente do país, e o Aterro e Parque do Flamengo, para o qual convocou o paisagismo de Roberto Burle Marx.

Quarta, dia 25/11, às 19h15 e segunda, dia 30/11, às 13h30.

Os Irmãos Roberto (2012) (74’) Direção: Ivana Mendes – Ícones do movimento modernista brasileiro na arquitetura, os Irmãos Roberto recebem nesta obra sua merecida retrospectiva. O nome assumido pelo trio carioca, formado por Marcelo (1908-1964), Milton (1914-1953) e Maurício (1921-1996), foi uma homenagem ao pai, Roberto Otto Baptista, a quem eram muito ligados. 
O documentário baseia-se em depoimentos de diversos contemporâneos a eles, bem como em uma cuidadosa investigação iconográfica. Os Irmãos Roberto sempre tiveram preocupação com a ventilação, o controle da luz do sol e a vista das unidades desenhadas. Sua contribuição foi também significativa na formulação de projetos de moradia da classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza estética e o bem-estar dos ocupantes.

Quarta, dia 02/12, às 19h15 e segunda, dia 07/12, às 13h30.


Foto: O Globo
Edifício Residencial - Rio de Janeiro - RJ
Irmãos Roberto

Mesmo que não consiga ver esses filmes na telona, todos estão dsiponívies no YouTube.


Fonte:
Romullo Baratto. "Canal Brasil exibe cinco documentários sobre grandes arquitetos brasileiros " 09 Nov 2015. ArchDaily Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário