0

Quer uma reforma rápida? Use piso vinílico

Elyzia Rodrigues | 24.11.15 | | | | |
Quer mudar o piso da sua casa, mas não quer encarar o quebra-quebra, poeira e dor de cabeça, comuns a esse tipo de serviço? Precisa de uma instalação rápida e um produto barato? 

Foto: Elegancy

Sendo assim, hoje vamos falar do piso vinílico

O piso vinílico é um piso feito de PVC, resinas vinílicas e minerais, é um material semiflexível, apresenta uma grande diversidade de cores, texturas e padrões.

 
Foto: Tarket

O piso vinílico é bastante resistente e durável, a maioria dos fabricantes oferece até 15 anos de garantia ao produto. Ele não empena e nem dilata, é um ótimo isolante acústico, pois absorve os impactos dos passos, ideal para criar conforto térmico, pois não esquenta nem esfria. Tem maior resistência á umidade do que pisos laminados de madeira ou carpete de madeira, por exemplo. É antialérgico e fácil de limpar.

Foto: Casa Center

É muito utilizado em áreas comerciais, hospitais, escolas, academias e ambientes corporativos. Pode ser aplicado tanto em pisos como em paredes, existem linhas de produtos para áreas secas e também molhadas, mas não são recomendados para áreas externas, pois não é resistente á intempéries.

O piso vinílico pode ser fornecido de três formas diferentes: em placas, em réguas e em manta, sendo que a escolha vai depender do ambiente a ser instalado, é vendido por metro quadrado.

Foto: Uol

As mantas vinílicas são mais largas e compridas, ideais para serem usadas em áreas mais amplas, como andares corridos, pois facilita a aplicação, garantindo um piso totalmente uniforme e com poucas emendas. 

As placas e réguas vinílicas usam-se em ambientes menores, para garantir mais uniformidade ao piso aplica-se solda quente nas emendas.

Foto: Pisos BH

São geralmente colados ao piso com adesivos fornecidos pelo fabricante, há também alguns fabricantes que fornecem o encaixe tipo macho-fêmea para os formatos em régua.

A grande vantagem do piso vinílico é ter uma instalação muito simples, além disso, na maioria dos casos, ele pode ser aplicado sobre um revestimento existente dispensando a remoção, desde que se tome alguns cuidados.

Foto: Construindo minha Casa Clean

A instalação do piso vinílico é fácil, rápida e limpa, mas exige que o contrapiso esteja sem nenhuma imperfeição. Ele precisa estar limpo, liso, firme, seco e nivelado. É preciso avaliar as condições de umidade do local.

O instalador normalmente avalia estas ou outras condições do contrapiso e indica uma eventual correção caso necessário.

Antes de instalar, aplica-se sobre o contrapiso uma massa niveladora feita de uma mistura de cimento e cola PVA.

Você mesmo pode aplicar as réguas e placas de piso vinílico, usando as suas habilidades de bricolagem, mas é importante saber que a ABNT recomenda que as mantas vinílicas sejam instaladas por mão de obra especializada, pois as emendas exigem equipamento profissional.

Se for aplicar o piso vinílico sobre cerâmica, porcelanato basta aplicar a massa niveladora, para que as imperfeições e juntas do piso (rejunte) não apareçam no revestimento flexível.


Foto: Eckofloor

Porém, se a cerâmica ou o porcelanato forem do tipo brilhante, antes da massa niveladora será usado um primer para melhorar a aderência à base. 

O desnível do piso após a aplicação do piso vinílico é mínima, em torno de 6mm, o que elimina a necessidade de corta na base das portas.

Foto: Pisotérmico

No caso de uma base de cimento queimado muito lisa, a etapa inicial do serviço é picotar o piso para criar sulcos e só em seguida aplicar a massa niveladora aderir.

Se o piso existente for de madeira ou laminado, eles terão que ser retirados, já que, como são naturais, troca umidade com o ambiente e ao aplicarmos o piso vinílico esta troca é impedida causando o seu empenamento ou até mesmo o seu apodrecimento.

Se for carpete, também será preciso retirar antes.

Foto: Arquitrecos

Nos casos de aplicação sobre outro piso não será possível preservar o piso original. 

Quando você o retirar, a cola usada na instalação provavelmente terá prejudicado o piso que estava embaixo. 

No caso de um aluguel, em que você tem que devolver a casa com o piso que estava – é melhor optar por réguas vinílicas de encaixe.

A limpeza do dia a dia é feita com vassoura de pelo ou rodo com pano úmido, para a faxina pesada, pode-se usar detergente neutro ou cera incolor indicada para esse tipo de material.

Evite saponáceos, solventes e produtos abrasivos. Não mergulhe o piso em água, molhando, seque em seguida.

Seu custo benefício é bastante vantajoso, já que seu preço varia entre R$70,00* e R$170,00/m²*.
*Estes valores são referentes á data da postagem

Animados para fazer aquela reforma rápida mudando o revestimento da sua casa?
Contem pra gente como foi!


Leia também:
Pastilhas de vidro - Quadradinhos adoráveis
Você sabe diferenciar piso,carpete e laminado de madeira?




Fonte:
Solum Pisos
Bimbom
Clique Arquitetura


Nenhum comentário:

Postar um comentário