0

Guarda-sóis gigantes da Arábia Saudita

Elyzia Rodrigues | 19.8.16 | | | | |
Localizada em Al Madinah na Arábia Saudita, Al-Masjid al-Nabawi é uma das maiores mesquitas do mundo, e a segunda mais visitada do Islã construída pelo Profeta Mohammed.

Milhões de peregrinos se reúnem nos átrios revestidos em mármore, portanto essas praças abertas tiveram que ser eficientemente climatizadas.

Foto: Dunia Timteng
Al-Masjid al-Nabawi -  Al Madinah - Arábia Saudita
Arquitetura: SEFAR Architecture - 2010


Os designers alemães, SL-Rasch, em colaboração com SEFAR Architecture propuseram uma forma engenhosa de telhado que melhorou o microclima da mesquita sem destruir o seu caráter arquitetônico.

Em novembro de 2010, eles completaram a "plantação" de uma floresta de guarda-sóis dobráveis e gigantes, cada um com cerca de 20 metros de altura.

Eles são os maiores guarda-sóis construídos até hoje.

Foto: Geolocatoin

Os guarda-sóis trabalham em conjunto para constituir um telhado conversível, que cobre uma área total de 143.000 m², que é maior do que a área de chão da mesquita.

Para ter o resultado esperado e fornecer aos peregrinos com sombra ideal e microclima adequados, os protetores solares de alta tecnologia são feitas de um material especial chamado tecido de PTFE, capaz de resistir à radiação UV agressiva.

Além disso, o material tem uma resistência extremamente elevada à tração devido à carga de vento, resistência ao fogo, e valor máximo de flexibilidade, bem como proteção eficaz e transmissão de luz adequada.
Como flores desabrochando, todos eles são programados para abrir e fechar simultaneamente em sequência minuciosamente calibrada para evitar colisões entre as suas partes móveis.
Este procedimento leva três minutos, oferecendo uma cena fascinante para assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário