0

Sua casa tem iluminação de emergência?

Elyzia Rodrigues | 30.8.16 | | | | |
 Foto: Iluminace

O que é uma casa segura para você?

É uma casa com sistema de monitoramento, portão eletrônico e sistema de alarmes contra invasão?

Sim, isso garante a segurança do imóvel, esse tipo de estratégia faz com que sua casa não sofra invasões de pessoas mal intencionadas.

Mas não quero falar sobre isso, quero falar da segurança dos moradores quanto aos parâmetros definidos pela Arquitetura.

Você sabia que a Instrução Técnica 01 do Corpo de Bombeiros estabelece que uma residência unifamiliar para ser considerada segura contra incêndio, deve possuir saídas de emergência bem dimensionadas, iluminação de emergência, alarme de incêndio, extintores e sinalização de emergência? 

 Foto: CFTV

Bom, as saídas de emergência da sua casa podem ser bem dimensionadas, pois outras legislações também fazem essa exigência, porém, as demais medidas não são comuns na maioria das casas.

Mesmo que não aconteça nunca um incêndio em sua casa... Assim esperamos e será!

Não seria mais prudente já instalar ao menos lâmpadas de iluminação de emergência?
Imagine que a luz acabe...

Foto: Sygon

Você continuará tendo como único recurso acender uma vela, ou várias velas caso sua casa seja grande?

Essa estratégia além de pouco segura do ponto de vista da segurança contra incêndio (muitos incêndios começam com velas acesas esquecidas), não garante a circulação segura de crianças, idosos ou qualquer pessoa com alguma necessidade especial permanente ou eventual, na verdade, não garante a segurança de ninguém na falta de luz.

Em situações assim, é comum bater com o dedo na quina da parede, agarrar as roupas na maçaneta das portas, trombar em móveis... Ou seja, é uma situação com grande potencial de acidentes. 

Foto: Luz Aqui

E isso não só pode como deve ser evitado!

Ao pensar no projeto de sua casa considere a iluminação de emergência nos quartos das crianças e dos idosos, luminárias balizadoras nas circulações, escadas e rampas.

O arquiteto já tira partido da iluminação geral criando efeitos de luz e sombra bastante interessantes nas escadas, por exemplo, com sua solicitação de iluminação de emergência ele pode integrar os dois sistemas.

O ideal é que o sistema de iluminação de emergência seja previsto na elaboração do projeto elétrico para evitar quebra-quebra futuros.

Foto: FLC

A iluminação de emergência pode ser feita através de luminárias independentes ou através de várias luminárias conectadas a uma central de alarme e caberá ao engenheiro elétrico junto ao arquiteto definir qual a solução mais adequada para cada projeto.

Com a iluminação de emergência instalado em sua casa, todas as vezes que houver uma queda de energia, você e sua família estarão seguras para circular livremente pela casa sem correr o risco de algum acidente. 

 
Outras postagens que vão interessar: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário